terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

ser do bem

SER DO BEM

Para ler todo o Salmo clique aqui

"Os tolos pensam assim: 'Para mim, Deus não tem importância.' Todos são corruptos e as coisas que eles fazem são nojentas; não há uma só pessoa que faça o bem." (Salmo 14.1)

Será que realmente não existe ninguém que faça o bem? Será que esta não é uma afirmação muito pessimista? Afinal existem muitas pessoas "do bem". Na sociedade, na política... Mas o salmista afirma: "não há uma só pessoa que faça o bem".

É uma hipérbole, usada para enfatizar aquilo que se diz. O próprio salmo afirma que Deus está do lado "daqueles que lhe obedecem" (v. 5). Mas mesmo os que fazem o que Deus espera, não o fazem por mérito próprio. A vontade natural do ser humano é se afastar de Deus. Quando uma pessoa chega a Deus, foi porque não negou o convite amoroso do Senhor. Por natureza ninguém faz o bem diante de Deus. Só é bom para Deus algo que provém da fé e não de desejos de satisfação: de uma consciência atormentada, ou desejo de reconhecimento.

O salmista diz a verdade, pois olhando à volta, vemos as pessoas se acostumando e aceitando a corrupção, a idolatria, os pecados sexuais, a mentira, a fofoca — esta última tem até programas "especializados" na TV, rádio e em revistas. As pessoas, sem Deus, não fazem, nem podem fazer o bem. Estão interessadas apenas em seu próprio bem. E isto as levará à derrota final. Elas podem se tornar as pessoas mais influentes do mundo, mas no momento que Deus chamar, terão que prestar contas de sua fé. Para ser contado entre aqueles que fazem o bem, é simples: viva a fé em Jesus Cristo! Amém.

Meu Senhor quantas vezes tenho sido mal! Tenho andado longe de ti, pensando fazer o bem aos outros, mas fazia as coisas apenas para ser reconhecido. Livra-me do orgulho e da arrogância que querem me dominar. Assim serei o sal da terra e a luz do mundo. Em Cristo. Amém.

Pjh