domingo, 10 de maio de 2009

unidos com Cristo frutificamos

Texto Bíblico

1Jesus disse:

– Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. 2Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e dêem mais uvas ainda. 3Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado. 4Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo.

5– Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. 6Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados. 7Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem. 8E a natureza gloriosa do meu Pai se revela quando vocês produzem muitos frutos e assim mostram que são meus discípulos.

Mensagem

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês! (2Co 13.13).


Unidos com Cristo frutificamos


Que a Paz de Cristo esteja com todos vocês. Amém.

Você alguma vez já se perguntou: porque eu estou aqui? Porque você está hoje nesta igreja? Qual é o objetivo de sua vida? Qual é o objetivo de sua vida cristã?

Pois bem, o Evangelho de hoje nos mostra que estamos aqui para produzir frutos. Mas que frutos são estes? Seria alface, manga, acerola? Ou será uva?

Será que são estes frutos que Deus que a gente produza?

É certo que Deus espera que nós produzamos muitas coisas neste mundo. Mas Deus não quer que nos preocupemos apenas com os frutos que alimentam o corpo.

No texto de hoje, Jesus fala de uma videira. Mas ele a usa como uma bonita metáfora. E a metáfora revela aquilo que Jesus espera de nós.

E na parábola da videira, Jesus lembra que Deus nos quer unir a ele.

No texto do evangelista João, Jesus usa esta figura, que talvez não seja tão conhecida do nosso dia-a-dia. Mas que tive a felicidade de conhecer. De caminhar por baixo de plantações de uvas no Paraguai e no Rio Grande do Sul. E a parreira é uma planta que produz muito, quando bem cuidada. Quando seus galhos estão podados e não há sujeira atrapalhando.

E Jesus diz que nós todos somos parte da mesma videira. A videira verdadeira.

Para ficar ainda mais claro este exemplo que vocês certamente conhecem tão bem, vamos falar de uma árvore.

Imaginem uma árvore com muitos galhos. Uma árvore muito linda, que produz muitos frutos. Nós cortamos alguns galhos desta árvore. Estes galhos tinham muitas flores e estas iam se tornar frutos. Mas nós cortamos estes galhos da árvore e os deixamos no chão. Por um ou dois dias aquelas flores ainda estarão ali, bonitas. Mas logo começam a murchar. E assim é até que os próprios galhos estejam mortos. Mesmo que os galhos tenham sido deixados a meio metro da árvore, eles vão morrer.

Algo semelhante acontece com os filhos de Deus. Conosco. Se estamos unidos à árvore que é Jesus Cristo, continuamos vivos e produzimos frutos. Se nos afastamos de Cristo morremos. Por um tempo pode parecer que podemos vier sem Cristo. Diante do mundo nos apresentamos lindos, verdes, cheios de flores. Porém sozinhos não vamos resistir ao mundo. Vamos ficar sem flores e sem frutos. Vamos morrer e vamos para a condenação eterna.

Queridos irmãos, Deus quer que nós frutifiquemos. Porque nós estamos unidos com a videira verdadeira.

Se Deus nos deu todas as condições para viver até hoje, algum motivo há para isso. Se Deus nos colocou aqui onde estamos, existe um motivo para isto.

Você sabe qual é o movido de Deus?

A resposta é simples: Deus quer que nós frutifiquemos aqui. E para isso ele nos dá as forças e as ocasiões para frutificar.

Por exemplo: nós vivemos cercados de muitas pessoas. E entre elas muitas pessoas que não conhecem Jesus ou que não ligam para a vida cristã, mesmo que pensem ser de Cristo. Pessoas que não creem no Deus verdadeiro. E nós estamos em contato com estas pessoas. Algumas são amigos muito queridos.

Mas que atitude temos frente a estas pessoas?

Quantas vezes já os convidamos para estar conosco na igreja? Quantas vezes já fui cristão na frente deles?

Parece que esquecemos que Jesus quer salvar a todos. Sem distinção. Sem olhar a cor da pele ou o traje. Sem ligar pro dinheiro ou para a falta dele.

Parece que cremos que a salvação é nossa e já tá bom.

Esta atitude impede de produzir frutos. Faz com que não ajudemos no trabalho da Igreja.

O grande comissionamento de nosso Pai: "vão e façam discípulos", parece que foi dado a outros e não a nós. Parece que é função do pastor, ou da diretoria, ou de outro alguém.

Mas este chamado foi confiado a cada um de nós.

Deus quer nos unir a ele, par que possamos produzir frutos. Sozinhos não podemos produzir nada. Longe da videira vamos morrer, mas unidos a Jesus Cristo vamos frutificar.

Alguém poderia dizer: "mas eu não sei fazer nada"!

Mas eu acho que muitos de vocês saibam ler.

Além de ler, outros sabem escrever.

Além disso, ainda podem falar.

E mais, ainda podem caminhar.

Só pra lembrar algumas ferramentas que temos e que podem produzir muitos frutos.

E o que fazer com elas: colocá-las à disposição do Reino de Deus. Por exemplo, posso ensinar a outros que não saibam. Posso ler a Bíblia para alguém que não possa.

Posso contar histórias e falar de Jesus. Poso ajudar na escola Bíblica, posso cantar. Posso contar a todos os outros o grande amor de Deus para conosco. E muito mais.

Deus não espera que nós façamos algo fora do comum.

São coisas simples que Deus espera de nós. Ele espera que nós produzamos frutos ao nosso redor. Até onde os galhos alcançarem. Começando dentro da nossa casa e indo até onde pudermos.

Na parábola Jesus lembra que os galhos que não produzem frutos, no fim, serão cortados e lançados fora. Isso é duro. É lei muito pesada.

Por outro lado ele lembra que os galhos limpos produzirão muito fruto e diz: "Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado. Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo." (Jo 15.3-4).

O Senhor quer nos unir a ele, porque junto dele frutificamos para a vida eterna.

Junto do Senhor somos fortalecidos na fé. Somos perdoados dos nossos pecados e vamos produzir ainda muito fruto.

Os problemas virão, mas temos um Deus maior que as gripes da vida. Ele vem a nós e nos ampara no sofrimento. Nos aponta o caminho a seguir e nos envia a frutificar. Os frutos que produzimos podem trazer muitos ao caminho da Salvação.

Que coisa maravilhosa. Nós, pessoas comuns, fomos escolhidos para sermos instrumentos de salvação. Pois todos aqueles que crerem em Jesus serão salvos. Amém.

E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Amém. (Fp 4.7)

Pastor Jarbas Hoffimann – Nova Iguaçu-RJ

Glórias Somente a Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...