sábado, 11 de dezembro de 2010

Esperamos com fé o Senhor e Salvador

Fp 4.4-7
3º Domingo no Advento

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês! (2Co 13.13).


Sl 85 / Sf 3.14-20 / Fp 4.4-7 / Lc 7.18-28(29-35)


Queridos irmãos em Jesus.

É Advento! Tempo de preparação e de espera.

Já estamos no terceiro domingo no Advento... Mais alguns dias e será Natal: a chegada do Salvador. Você está preparado pra receber o Salvador?

O bom pastor resgatando a ovelhaQuerido irmão no Senhor...

...é preciso estar preparado.

Jesus disse: “Vigiem e orem para que não sejam tentados. É fácil querer resistir à tentação; o difícil mesmo é conseguir.” (Mt 26.41). João Batista disse, como lembramos semana passada: “Preparem o caminho para o Senhor passar! Abram estradas retas para ele!” (Mt 3.3).

Jesus ainda usou várias parábolas para nos mostrar que é necessário estar preparados. Ele falou das 10 moças que esperavam pelo noivo (Mt 25.1-13). Cinco estavam preparadas, as outras cinco não. As que estavam preparadas entraram na festa. As outras perderam a vez.

Em outra ocasião Jesus advertiu que sua segunda vinda será “como o ladrão” (1Ts 5.2,4; 2Pe 3.10; Ap 3.3; 16.15), que vem quando menos se espera. Aí não haverá mais tempo para se preparar. É preciso aproveitar cada oportunidade. Cada culto. Cada momento para ler a Palavra de Deus e participar da Santa Ceia. São todas oportunidades para se preparar.

Todos nós sabemos que não esperamos mais o Jesus menino. Esperamos o Salvador que virá julgar vivos e mortos. E “O Senhor virá logo”, disse o apóstolo Paulo aos filipenses.

O fato de ele ainda não ter vindo demonstra a sua misericórdia. Para dar mais tempo àqueles que ainda não andam no seu caminho. Porque Deus quer que todos se salvem. Você e eu e todas as outras pessoas. Deus quer todos nós na vida eterna.

Mas ele não vai esperar para sempre.

No dia que só ele sabe, Jesus virá com toda sua glória, para julgar vivos e mortos. Por isso, preparem-se!

Onde você gostaria de passar a eternidade? Junto à glória eterna de Deus ou na desgraça por toda a eternidade?

Se é no céu, então prepare-se!

Mas como?

Filipenses mostra como se preparar:

Tenham alegria...

... Alegria em Jesus Cristo.

Quando sofremos, ficamos tristes. Mas com Cristo sabemos que temos a vitória final. Não é: “talvez eu vencerei!” Não é isso. E sim: Cristo já conquistou a vitória e a dá a todos os fiéis. Isto enche o fiel de alegria, mesmo em momentos de angústia. Porque a vitória não é uma dúvida. Para o fiel é uma certeza.

É por isso que Satanás luta tanto para nos tirar a alegria. Porque ele quer nos tirar a vitória que já é nossa pela fé. Só esperamos o momento de tomar parte na bênção eterna.

Tenham alegria...

Quando vierem os fardos e tentações, lembrem de Jesus, que disse: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso.” (Mt 11.28). Jesus transforma a tristeza em alegria. E só ele pode fazer isto.

Se estas dificuldades parecem intermináveis, lembre das palavras do Salvador: “eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mt 28.20). E se o Senhor está comigo, quem poderá me derrotar?

Ninguém!

Esta certeza nos enche de alegria e paz.

Alegria e paz é tudo que as pessoas buscam hoje, mas não encontram. Nós temos de sobra. Porque temos Jesus Cristo. Não despreze o Salvador que tanto te amou a ponto de morrer por você...

“Sejam amáveis com todos”.

Com o colega de trabalho que te tratou mal e com o chefe que age como se fosse seu dono. Com o vizinho que te tira o sossego e com o médico que não te atendeu direito.

Ser amável não quer dizer ser passivo. Não quer dizer aceitar a maldade e os maus tratos. Quer dizer ter brandura até mesmo quando se vai contestar e condenar.

Sejam amáveis com a esposa, ou com o marido... Com os filhos. Tratem a eles como o presente mais precioso que Deus deu pra vocês nesta terra, porque é isso que são.

Paulo ainda diz: “Não se preocupem com nada”.

Nada pode preocupar demais o cristão, porque toda sua vida está nas mãos do Senhor. Quando tiver dificuldades: “ore”. Fale com Deus e peça o que você precisa, mas peça de forma agradecida, sabendo que Deus sempre fará o melhor por você.

Se vocês procurarem agir assim, “a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês” (Fp 4.7) até o dia da vinda de Jesus Cristo.

E no texto logo a seguir, o apóstolo Paulo, guiado pelo Espírito Santo, nos manda encher a mente com tudo que é bom. Se nossa cabeça estiver ocupada com coisas boas, o mal tentará entrar, mas não achará espaço.

Se nossa mente estiver cheia da Palavra de Deus, Deus governará nossa vida. E a boca fala do que está cheio o coração. Por isso, com a mente cheia da Palavra de Deus, nossos lábios pronunciarão palavras boas. Palavras amáveis. Palavras que querem levar Jesus Cristo às outras pessoas. Para encher de alegria e paz a vida delas, assim como a nossa vida se enche de alegria por causa de Jesus.

Isto é viver o Advento: é estar preparado para a volta de Jesus, seja quando for.

E tudo isso só faz sentido, porque o Senhor, no primeiro Advento, veio e nos deu a Salvação, pela fé.

Que Deus nos abençoe e guarde nesta fé e nesta esperança até o dia de comemorarmos o aniversário de Jesus junto com ele. Porque quem crê em Jesus está preparado para a vida eterna. Amém.

E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Amém. (Fp 4.7)

Pastor Jarbas Hoffimann – Nova Iguaçu-RJ

Soli Deo Gloria