domingo, 5 de abril de 2009

que diferença faz?

Domingo de Ramos - João 12.12-36a:

No dia seguinte, a grande multidão que tinha ido à Festa da Páscoa ouviu dizer que Jesus estava chegando a Jerusalém. Então eles pegaram ramos de palmeiras e saíram para se encontrar com ele, gritando:

– Hosana a Deus! Que Deus abençoe aquele que vem em nome do Senhor! Que Deus abençoe o Rei de Israel!

Jesus procurou um jumentinho e o montou, como dizem as Escrituras Sagradas:

"Povo de Jerusalém, não tenha medo! Veja! Aí vem o seu Rei, montado num jumentinho!"

Naquela ocasião os discípulos não entenderam isso. Mas, depois de Jesus ter voltado para a presença gloriosa de Deus, eles lembraram que isso estava escrito a respeito dele e também que era isso o que tinha acontecido.

A multidão que estava com Jesus quando ele havia chamado Lázaro para fora do túmulo e o tinha ressuscitado espalhou a notícia do que tinha acontecido. E o povo foi encontrar-se com Jesus, pois ficou sabendo que ele tinha feito esse milagre. Então os fariseus disseram uns aos outros:

– Não estamos conseguindo nada! Vejam! Todos estão indo com ele!

Entre o povo que tinha ido a Jerusalém para tomar parte na festa, estavam alguns não-judeus. Eles foram falar com Filipe, que era da cidade de Betsaida, na Galiléia, e pediram:

– Senhor, queremos ver Jesus.

Filipe foi dizer isso a André, e os dois foram falar com Jesus. Então ele respondeu:

– Chegou a hora de ser revelada a natureza divina do Filho do Homem. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se um grão de trigo não for jogado na terra e não morrer, ele continuará a ser apenas um grão. Mas, se morrer, dará muito trigo. Quem ama a sua vida não terá a vida verdadeira; mas quem não se apega à sua vida, neste mundo, ganhará para sempre a vida verdadeira. Quem quiser me servir siga-me; e, onde eu estiver, ali também estará esse meu servo. E o meu Pai honrará todos os que me servem.

Jesus continuou:

– Agora estou sentindo uma grande aflição. O que é que vou dizer? Será que vou dizer: Pai, livra-me desta hora de sofrimento? Não! Pois foi para passar por esta hora que eu vim. Pai, revela a tua presença gloriosa!

Então do céu veio uma voz, que dizia:

– Eu já a revelei e a revelarei de novo.

A multidão que estava ali ouviu a voz e dizia que era um trovão. Outros afirmavam que um anjo tinha falado com Jesus. Mas ele disse:

– Não foi por minha causa que veio esta voz, mas por causa de vocês. Chegou a hora de este mundo ser julgado, e aquele que manda nele será expulso. E, quando eu for levantado da terra, atrairei todas as pessoas para mim.

Ele dizia isso para indicar de que maneira ia morrer.

A multidão perguntou:

– A nossa Lei diz que o Messias vai viver para sempre. Como é que o senhor diz que o Filho do Homem precisa ser levantado da terra? Quem é esse Filho do Homem?

Jesus respondeu:

– A luz estará com vocês ainda um pouco mais. Vivam a sua vida enquanto vocês têm esta luz, para que a escuridão não caia de repente sobre vocês. Quem anda na escuridão não sabe para onde vai. Enquanto vocês têm a luz, creiam na luz para que possam viver na luz.


Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês! (2Co 13.13).

Que diferença faz?

O Brasil foi campeão mundial.

Esta é a notícia que queremos ter no final de uma Copa do Mundo. Então começam as festividades.

Ainda no estádio há uma festa. Eufóricos os jogadores não desgrudam da taça. No avião, várias horas depois, apesar de cansados, ninguém dorme. Há uma cantoria inigualável, é o canto de alegria.

Em solo nacional percebe-se que o avião está com uma das janelas aberta, onde, ao lado do piloto, tremula uma bandeira do Brasil.

Da pista os jogadores sobem num carro de bombeiros e por onde passam há festa, até que chegam ao presidente, que fez questão de cumprimentar um por um. Fazendo aquilo que cada um dos milhões de brasileiros gostaria de fazer: abraçar e agradecer pela alegria da vitória.

Agora transportando essa euforia para perto do ano 30, na cidade de Jerusalém, vamos ter uma noção de como foi a entrada de Jesus naquela cidade:

"eles pegaram ramos de palmeiras e saíram para se encontrar com ele, gritando: – Hosana a Deus! Que Deus abençoe aquele que vem em nome do Senhor! Que Deus abençoe o Rei de Israel!" (Jo 12.13).

Aquela gente estava vendo o que Zacarias prometeu:

"Alegre-se muito, povo de Sião! Moradores de Jerusalém, cantem de alegria, pois o seu rei está chegando. Ele vem triunfante e vitorioso; mas é humilde, e está montado num jumento, num jumentinho, filho de jumenta." (Zc 9.9).

Não vem de avião. Nem em carros de guerra, mas vem vitorioso. Pois aos olhos de muitos, tinha se mostrado vencedor sobre o maior temor humano: a morte.

Como descreve o mesmo capítulo de João, nos versículos 9 a 11: "Muitas pessoas ficaram sabendo que Jesus estava em Betânia. Então foram até lá não só por causa dele, mas também para ver Lázaro, o homem que Jesus tinha ressuscitado. Então os chefes dos sacerdotes resolveram matar Lázaro também; pois, por causa dele, muitos judeus estavam abandonando os seus líderes e crendo em Jesus."

O cortejo alegre daquele domingo, no fim daquela mesma semana, dá lugar ao cortejo fúnebre: "Uma grande multidão o seguia. Nela havia algumas mulheres que choravam e se lamentavam por causa dele." (Lc 23.27). Quando Jesus morreu, a Bíblia diz: "Todos os que estavam reunidos ali para assistir àquele espetáculo viram o que havia acontecido e voltaram para casa, batendo no peito em sinal de tristeza." (Lc 23.48).

Jesus morreu por mim, por você e por todas as pessoas. Para que em todos os momentos sejamos "acompanhados por Deus" e possamos superar tudo com a força que Cristo nos dá.

Mas que diferença faz isso?

Pergunta simples. Resposta complicada, pois as pessoas, e nós cristãos muitas vezes, parecem não ligar muito pro sacrifício salvador de Jesus.

Qual a diferença na sua vida?

Nenhuma?

Faz toda a diferença, pois enquanto o mundo anta no cortejo fúnebre, aquele que é de Cristo está no cortejo da vitória. Maior do que a entrada triunfal, temos a saída vitoriosa. Quando Jesus sai da sua cova mortuária e retoma sua vida.

Temos ainda a ida do Salvador aos céus, como ele mesmo disse, para preparar tudo para nós.

Ainda, muito maior será a comoção quando Jesus voltar pela última vez. Será muito mais triste para os condenados do que foi aquele cortejo de morte do Salvador. E será infinitamente mais alegre para os salvos, do que a notícia da ressurreição. Pois será o cortejo da vida eterna.

Isso faz sim diferença na vida da pessoa. E se não faz, tem alguma coisa errada com a fé.

A diferença é que em Cristo temos vida eterna.

Não tememos a morte eterna. E caminhamos rumo ao lar.

A diferença é uma vida consagrada ao Senhor, pois nossa vida é dele. Ele nos comprou para nos dar a vida eterna.

Isso sim é um motivo pra comemorar. Com Cristo vamos viver. Amém!


E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Amém. (Fp 4.7)

Pastor Jarbas Hoffimann – Nova Iguaçu-RJ

Soli Deo Gloria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...