domingo, 10 de janeiro de 2010

O povo de Deus, confia em Deus

Is 43.1-7

1º Domingo após a Epifania – Batismo de Jesus

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês! (2Co 13.13).

Batismo 2A Paz do Senhor Jesus esteja com todos vocês. Amém.

Queridos irmãos em Cristo.

Vejam que lindas e reconfortantes estas palavras:

1Mas agora, povo de Israel, o Senhor Deus que o criou diz: “Não tenha medo, pois eu o salvarei; eu o chamei pelo seu nome, e você é meu.”

Este primeiro versículo resume a boa notícia do Evangelho, porque ele mostra como Deus age por seu povo: Ele criou o povo, chamou o povo para ser seu e também salvará o povo.

A ação criadora e salvadora é de Deus. Do povo se espera que confie em Deus. Mas o que significa confiar em Deus?

Isaías nos ajuda a entender esta confiança:

Is 41.10: “Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu  Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão.”

Is 41.14: O Senhor diz ao seu povo: “Você é pequeno e fraquinho, mas não tenha medo, pois eu, o Santo Deus de Israel, sou o seu Salvador e o protegerei.”

43.5: “Não tenha medo, pois eu estou com você.”

44.2: “Eu, o Senhor, sou o seu Criador e o tenho ajudado desde o dia em que você nasceu. Israel, meu servo, não fique com medo, pois eu o amo e o escolhi para ser meu.”

51.7: “Escutem, vocês que sabem o que é direito, que têm a minha lei no seu coração! Não fiquem com medo quando forem ofendidos, não se aborreçam quando os outros zombarem de vocês.”

Então nós temos dois aspectos: o povo é de Deus e o povo confia em Deus. Na verdade, poderíamos dizer assim: o povo de Deus confia em Deus. E Deus nunca nos deu motivos para desconfiar dele, pois ele é sempre justo.

Queridos irmãos, hoje a igreja cristã lembra o Batismo de Jesus Cristo e, com isto, lembra também o batismo de cada um de nós.

Quando fomos batizados, fomos acrescentados ao Santo Povo de Deus. E tornados herdeiros da vida eterna. Assim, todas as promessas feitas ao povo de Israel são tornadas nossas também.

Do mesmo modo como Israel foi chamado a confiar em Deus, nós também somos chamados à confiança em Deus em todos os momentos de nossa vida. Porque os problemas virão...

Serão dificuldades de saúde, desentendimentos no lar, abandono pelos amigos, e tantas outras coisas ruins... E como viver sem Deus ao lado?

Algumas pessoas pensam que se tiverem dinheiro, saúde, lar sem nenhuma discussão e coisas semelhantes, serão felizes para sempre. Mas não serão. Podem até ter felicidade aqui, mas a felicidade eterna depende da presença de Deus em nossas vidas.

É claro que dinheiro ajuda, saúde é importante e discussões no lar não deveriam existir. Mas isto tudo fica em segundo plano, porque em primeiro lugar na nossa vida está o Senhor. E quando este primeiro lugar está ocupado pelo Pai, não precisamos temer nada; o Senhor nos defenderá de todas as maldades que intentarem contra nós. O Senhor guiará nossos passos e iluminará nossos caminhos. De nada adiantaria ter todos os problemas da vida resolvidos, sem ter os pecados perdoados por Jesus.

E é isso justamente que faz o Batismo: ele nos coloca pra dentro da família da fé. Nos sela como propriedade de Deus, porque o Salvador Jesus, com sua morte na cruz, nos comprou para sermos do Pai de Amor.

Sobre o batismo há algumas considerações práticas a serem lembradas:

BATISMOExistem seitas que dizem que as crianças não precisam ser batizadas, pois não têm pecado. Ora, se crianças não tivessem pecado, não morreriam, pois a morte é consequência do pecado.
Além disso, o Senhor mandou batizar todas as pessoas e, entre todas as pessoas, é claro que estão também as crianças.
Outros dizem que se deve batizar apenas adultos, pois Jesus foi batizado adulto. Este é o engano mais fácil de desvendar.
Jesus nem precisava do batismo. Nós não somos batizados porque Jesus foi batizado. E nosso batismo não é o batismo que Jesus Cristo recebeu de João Batista. O nosso batismo é o batismo ordenado por Jesus. Porque aquele que ele recebeu era sinal de arrependimento e não sacramento. Mas o batismo que Jesus ordenou é sacramento, que perdoa pecados e compartilha os méritos de Jesus Cristo.

Nosso batismo não vem em lugar do batismo de João Batista. Nosso batismo vem em lugar da circuncisão, que Jesus recebeu no oitavo dia de vida. Ainda muito pequenino.

E, se disserem a vocês: “a Bíblia não manda claramente batizar crianças”, digam: “mas também não proíbe batizar as crianças e, além disso, manda batizar todas as pessoas”.

Para encerrar a questão, Lutero disse o seguinte:

Lutero - estátua “Agora aqui ocorre uma questão com que o diabo, através de suas seitas, confunde o mundo, a saber, a questão do batismo infantil: se os infantes também creem, ou se é acertado batizá-los. Quanto a isso dizemos, brevemente: quem é simples desista da questão e a remeta aos doutos. Se, porém, queres dar uma resposta, então replica assim: Que o batismo infantil agrada a Cristo, prova-o suficientemente sua própria obra. A muitos dentre os que assim foram batizados, Deus os santificou e lhes deu o Espírito Santo. E ainda no dia de hoje muitos há nos quais se percebe que têm o Espírito Santo, tanto à vista de sua doutrina, como por causa de sua vida. Assim também a nós outros foi dada pela graça de Deus a capacidade de podermos deveras interpretar a Escritura e conhecer a Cristo, o que não pode suceder sem o Espírito Santo. Agora, se Deus não aceitasse o batismo infantil, a nenhum deles daria o Espírito Santo, nem qualquer parte dele. Em suma, durante todo esse tempo, até o dia de hoje, homem nenhum no mundo poderia ter sido cristão.”

Diz ainda Lutero no seu Catecismo maior: “a coisa mais importante não é se aquele que é batizado crê ou não. Porque isso não invalida o batismo. Tudo depende, isto sim, da palavra e do mandamento de Deus.”

Fora a polêmica que os seres humanos criados, existe a graça do Batismo deixado por Deus. E que bom que podemos compartilhar esta graça com os nossos filhos.

Queridos irmãos, quando fomos batizados, fomos tornados povo de Deus.

O povo de Deus confia no seu Senhor e sabe que se Deus prometeu nos dar, pelo batismo, os méritos de Cristo, podemos ter certeza que, pelo batismo, nós fomos tornados herdeiros da vida eterna e por isso, com toda confiança, podemos chegar perto do Pai.

O Senhor nos criou, nos comprou e nos dá a Salvação. Bendito seja o nome do Senhor. Amém.

E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Amém. (Fp 4.7)

rosto pjh 
Pastor Jarbas Hoffimann

Nova Iguaçu-RJ

Glórias Somente a Deus

sábado, 2 de janeiro de 2010

Jesus nos ensina a estar na casa de Deus

Lc 2.40-52
1º Domingo após o Natal

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês! (2Co 13.13).

O Menino Jesus no Templo A Paz do Senhor Jesus esteja com todos vocês. Amém.

Queridos irmãos em Cristo.

Mais um ano terminou e outro começou. Faz muito tempo desde que este mundo foi criado. Faz muito tempo desde que Jesus veio salvar o mundo pecador. E hoje, pela graça de Deus, ainda estamos vivos, para adorar a Deus e viver nossas vidas. Vidas que ele nos deu.

Nestes tempos parece que o homem está cada vez mais longe de Deus. E parece que o fim dos tempos está cada vez mais distante. Mas, ao contrário, a cada dia estamos mais próximos do fim deste mundo, mais próximos da volta de Jesus.

Dois mil anos se passaram desde que Jesus veio salvar os pecadores arrependidos. E ele não demora a vir novamente. Jesus está voltando para julgar o mundo. E que bom será se nós formos encontrados fiéis. Fiéis como o menino Jesus nos ensina no texto de Lucas.

jesus no templo   Quando sua mãe e seu pai o procuravam por todas as partes, talvez pensassem que Jesus estivesse perdido, que tivesse se desviado do seu caminho. Talvez pensassem que nunca mais iriam vê-lo. Mas ao procurarem no templo o encontram. E Jesus lhes pergunta: “Por que vocês estavam me procurando? Não sabiam que eu devia estar na casa do meu Pai?” (Lc 2.49)

Jesus está nos ensinando como é bom poder estarO Menino Jesus no Templo1 junto a Deus, especialmente no fim de mais um ano e início de outro. Assim como diz o Salmo 111.1 “Aleluia! Na reunião do povo eu louvarei a Deus, o Senhor, com todo o meu coração, junto com os que lhe obedecem.” E em Jeremias: 31.10 está escrito: “Nações, escutem o que eu, o Senhor, estou dizendo e anunciem as minhas palavras nas ilhas e terras distantes. Eu espalhei o povo de Israel, mas vou ajuntá-lo de novo e guardá-lo como um pastor guarda o seu rebanho.”
Que bom é poder estar na casa do Senhor neste primeiro domingo do ano. Que bom poder escutar que Deus quer salvar-nos deste mundo pecador. Que bom que Deus nos quer junto a Ele e nos dá oportunidades de ouvir a sua Palavra e receber sua Santa Ceia e o perdão dos pecados. Hoje temos mais uma oportunidade de estar na casa de Deus. Terminando um ano e começando outro.

Muitas pessoas que começaram o ano 2009 não tiveram oportunidade de terminá-lo. Será que nós todos chegaremos ao final de 2010? Quem sabe? Por isso é tão bom que nós estejamos na casa de nosso Pai, nos preparando para o fim que se aproxima. Rendendo graças a Deus de todo o nosso coração e anunciando em todos os lugares que Deus reunirá seu povo uma vez por todas, no céu.

Quero contar a vocês um fato que aconteceu no meu estágio.

jesus e os doutoresLogo que cheguei ao Paraguai fui fazer uma visita a um senhor que estava doente. O tempo foi passando e a cada visita sentíamos que aquele homem piorava. Uma semana antes de falecer, aquele senhor disse: Eu ainda não vi nenhum culto com o estagiário novo. Eu queria ir à igreja e ver um culto.
Naquele ano, esse senhor não pôde ver nenhum culto. Nem com o estagiário novo e nem com o pastor. E essa pessoa nunca mais verá um culto nesta terra. Apesar de querer, essa pessoa não pôde ir a igreja naquele ano.
E nós, que somos perfeitos. Temos todas as oportunidades do mundo de estar na presença de Deus. Mas deixamos que o diabo, o mundo e a nossa carne nos vençam. Quando tem culto, muitas vezes pensamos duas ou três vezes para vir à igreja. Se o céu ameaçar chuva já é um bom motivo para ficar em casa. Mas quantas pessoas vão a uma festa até debaixo de chuva? O trânsito é outro motivo que pode nos afastar dos compromissos de Deus.

E o diabo vai usar tudo para nos afastar do Senhor.

Se perdemos a oportunidade de ir à casa de Deus, pode ser que nunca mais tenhamos essa oportunidade. Se perdemos oportunidades de ler a Palavra de Deus, pode ser que nunca mais possamos lê-la. Não sabemos o que vai acontecer no próximo segundo. Por isso precisamos tanto estar preparados para esperar a Deus. E assim como convinha a Jesus, também nós necessitamos estar na casa e na presença do Deus verdadeiro.

Pois só estando em contato com Deus poderemos guardar os seus ensinamentos. Assim como Maria fez, como nos diz Lc 2.51: “E a sua mãe guardava tudo isso no coração.”. Maria guardava em seu coração todas as coisas que Jesus fazia e ensinava. Maria sabia que “Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Ele dá compreensão aos que obedecem aos seus mandamentos. Que o Senhor seja louvado para sempre!” (Sl 111.10). E a mãe de Jesus também confiava na promessa de Deus dada pelo profeta Jeremias: (Jr 31.13) “Então as moças, os moços e os velhos vão dançar e se alegrar. Eu os animarei e mudarei o seu choro em alegria e a sua tristeza em prazer.”

E todas estas promessas estão de pé até hoje. Deus mudará todo o sofrimento deste mundo em júbilo eterno. Alegrará eternamente o coração dos seus filhos fiéis. Porque (Sl 111.7) “Ele é fiel e justo em tudo o que faz; todos os seus mandamentos merecem confiança.” Suas obras vão durar (Sl 111.8) ...para todo o sempre. E como ele prometeu, ele (Sl 111.9): “pôs o seu povo em liberdade e fez com ele uma aliança eterna. Ele é santo e poderoso.” E esta promessa do Salmo 111 foi cumprida em Jesus Cristo.

Jesus, o nosso salvador, nos dá a vida eterna. Jesus foi feito nosso irmão para que pudéssemos receber os benefícios de filhos de Deus. Hb 2.14-15 lembra: “Os filhos, como ele os chama, são pessoas de carne e sangue. E por isso o próprio Jesus se tornou igual a eles, tomando parte na natureza humana deles. Ele fez isso para que, por meio da sua morte, pudesse destruir o Diabo, que tem poder sobre a morte. E também para libertar os que foram escravos toda a sua vida por causa do medo da morte.”. Por isso não tememos nem diabo nem morte. Porque Jesus os derrotou de uma vez por todas.

Jesus Cristo cumpriu sua tarefa até o fim. E hoje nos ajuda a vencer o diabo e o mundo Como nos lembra Hebreus 2.18: “Jesus pode ajudar os que são tentados, pois ele mesmo foi tentado e sofreu.”.

Enquanto estivermos guardando no coração a fé em Jesus, temos a vida eterna. Enquanto lembrarmos que “Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor.” (Sl 111.10) estaremos seguros no caminho para a vida eterna. E assim como Jesus mudou a morte em vida, ele mudará nossa peregrinação neste vale de lágrimas por uma vida eterna cheia de júbilo.

E no fim cantaremos como os anjos de Belém. Pois a grande alegria de ser salvos encherá nossos corações até nosso último dia nesta vida. Aguardando a vida eterna que está reservada para nós.

Que cada um de nós tenha um feliz ano novo. E uma feliz vida eterna.

Amém.

E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Amém. (Fp 4.7)

Pastor Jarbas Hoffimann – Nova Iguaçu-RJ

Glórias Somente a Deus

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

O Senhor abençoe 2010

Nm 6.22-27

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês! (2Co 13.13).

Benção A Paz do Senhor Jesus esteja com todos vocês. Amém.

Queridos irmãos em Cristo.

Terminando o capítulo 6 de Números, o Senhor dá uma recomendação a Moisés. Ele ensina como os sacerdotes deveriam abençoar o povo.

Não poderia haver um texto melhor para iniciar um ano. Porque sem a bênção de Deus podemos até caminhar, mas não chegaremos bem a lugar algum.

As bênçãos do Senhor têm nos acompanhado por toda a nossa vida. E sempre temos o necessário para viver e muito mais. Se não formos ingratos, vamos reconhecer que o Senhor sempre têm nos abençoado e guardado durante toda a nossa vida. E por isso podemos agradecer pelo ano que terminou ontem.

E 2010 só será bem sucedido se as bênçãos do Senhor continuarem a nos acompanhar.

E para hoje, o texto do antigo testamento remonta ao dia em que o Senhor mandou os sacerdotes abençoarem o povo. E este texto foi tido como tão importante para a igreja que, até hoje, o sacerdote abençoa o povo no fim dos cultos.

Mas vejamos o texto mais de perto:

• O SENHOR te abençoe... (24)

A bênção vem de Deus e não de um ser humano qualquer. Mesmo que seja o ministro preparado chamado e ordenado. A bênção é um desejo da pura vontade de Deus para os seres humanos.

Abençoar significa não apenas que Deus nos enche de momentos alegres e felizes. Mas que o Senhor também estará presente nos sofrimentos e tribulações. Pois mesmo os sofrimentos podem ser bênçãos que nos provam e fortalecem a fé, para que cheguemos mais perto do Pai.

Quando ouvimos “O Senhor te abençoe”, precisamos lembrar que Deus nos concede bênçãos materiais, como saúde, comida, vestimenta, lar e muito mais, além disso nos dá bênçãos espirituais, como o perdão, a vida, a Palavra de Deus, a fé, a paz, a salvação...

Que o Senhor te abençoe no ano de 2010 que em toda a sua vida.

O SENHOR te abençoe e te guarde; (24)

As bênçãos de Deus são boas, mas o coração humano é mau. Por isso nos tornamos presas fáceis aos inimigos que nos cercam. Somos diariamente atacados por pessoas malvadas que querem a nossa ruína (são ladrões, vingança, mentira, inveja...). Ainda há calamidades, tentações do diabo, do mundo e da nossa própria carne. Há superstições, falsos deuses, feitiçarias e muito mais perigos nos rondando. Por isso Deus quer ser o nosso protetor e nos guardar.

No Salmo 121.(5-8) lemos: “O SENHOR guardará você; ele está sempre ao seu lado para protegê-lo. O sol não lhe fará mal de dia, nem a lua, de noite. O SENHOR guardará você de todo perigo; ele protegerá a sua vida. Ele o guardará quando você for e quando voltar, agora e sempre.”

Que o Senhor guarde você em 2010 e em toda a sua vida.

• o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti... (25)

Resplandecer é brilhar. O rosto de Deus brilha sobre a escuridão do pecado. O rosto de Deus brilhou prometendo o Salvador a Adão e Eva, brilhou quando o menino Jesus nasceu, quando o Salvador derramou seu sangue na cruz e quando ressuscitou no terceiro dia.

Hoje o rosto do Senhor continua a resplandecer sobre os seus. Mas nós nem sempre damos atenção ao rosto de Deus que resplandece sobre nós. Fazemos mau uso das bênçãos que o Senhor nos oferece, prejudicamos nossa vida com vícios, com falta de descanso e com tantas outras coisas... Nem sempre estamos próximos à Palavra e à Casa do Senhor, onde o rosto de Deus brilha de um modo especial.

Que em 2010 o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti.

o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; (25)

Misericórdia significa amar sem merecimento.

Nós não merecemos ser amados por Deus. Pelo contrário, por causa dos nossos pecados, merecemos somente a condenação eterna. Mas o Pai, mesmo assim, nos ama. Ele tem compaixão de nós. Ele nos chama ao arrependimento. Ele nos convida a chegarmos mais perto dele.

Peçamos sempre e continuamente, que Deus sempre derrame sua misericórdia sobre nós. Pois precisamos da sua misericórdia também em 2010.

• o SENHOR sobre ti levante o rosto... (26)

Deus nunca dorme. Ele nunca olha para os lados. Ele nos olha continuamente, com o seu rosto erguido, levantado e nos vê com toda a clareza.

Deus levanta o rosto sobre nós:

- para olhar para nós com carinho, atenção, interesse e amor;

- para tomar conhecimento das nossas ansiedades, angústias e aflições;

- para repartir conosco as alegrias que temos com as suas bênçãos.

Como disse o Salmo 121, o Senhor jamais dorme, nem cochila, ele cuida de nós sempre.

Então, que em 2010 o Senhor continue com o rosto levantado para ver você em todas as situações.

o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz. (26)

Vivemos em meio a um mundo de violência, discórdia, incompreensões e mortes. Vivemos num mundo que respira guerra. O mundo precisa de paz.

Muito se fala de paz. Há manifestações pela paz. Há cruzes brancas fincadas nas praias. Mas fala-se apenas daquela paz que o mundo pode oferecer: emprego, dinheiro, saúde, estar de bem com as pessoas, ser um bom cidadão; não haver guerra entre as nações...

Jesus disse: “Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá.” (Jo 14.27)

Ter paz completa significa ter comunhão com Deus e paz de consciência. Para isso é preciso reconhecer os pecados cometidos, é preciso confessar estes pecados a Deus, é preciso confiar na graça e no perdão que Cristo conquistou por nós na cruz.

Se isto acontecer, mesmo nas aflições, mesmo nos momentos de problemas, teremos paz completa. Porque Deus nos consolará e nos dará a paz.

Assim, queridos irmãos, cada vez que abrimos as mãos para receber a bênção, no fim de cada culto, lembremos de que Deus quer estar bem ao nosso lado. E assim, com a bênção do Senhor, poderemos caminhar seguros por todo o ano de 2010, se assim o Senhor permitir e, se não virmos 2010 chegar ao final, entraremos na glória eterna, onde desfrutaremos da bênção do Senhor por toda a eternidade.

O SENHOR te abençoe e te guarde;

o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;

o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

Amém.

E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Amém. (Fp 4.7)

Pastor Jarbas Hoffimann – Nova Iguaçu-RJ

Glórias Somente a Deus

Sermão inspirado num outro do Pastor Jonas Roberto Flor, de Portugual, para o ano de 2006.

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...