sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

O Senhor abençoe 2010

Nm 6.22-27

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês! (2Co 13.13).

Benção A Paz do Senhor Jesus esteja com todos vocês. Amém.

Queridos irmãos em Cristo.

Terminando o capítulo 6 de Números, o Senhor dá uma recomendação a Moisés. Ele ensina como os sacerdotes deveriam abençoar o povo.

Não poderia haver um texto melhor para iniciar um ano. Porque sem a bênção de Deus podemos até caminhar, mas não chegaremos bem a lugar algum.

As bênçãos do Senhor têm nos acompanhado por toda a nossa vida. E sempre temos o necessário para viver e muito mais. Se não formos ingratos, vamos reconhecer que o Senhor sempre têm nos abençoado e guardado durante toda a nossa vida. E por isso podemos agradecer pelo ano que terminou ontem.

E 2010 só será bem sucedido se as bênçãos do Senhor continuarem a nos acompanhar.

E para hoje, o texto do antigo testamento remonta ao dia em que o Senhor mandou os sacerdotes abençoarem o povo. E este texto foi tido como tão importante para a igreja que, até hoje, o sacerdote abençoa o povo no fim dos cultos.

Mas vejamos o texto mais de perto:

• O SENHOR te abençoe... (24)

A bênção vem de Deus e não de um ser humano qualquer. Mesmo que seja o ministro preparado chamado e ordenado. A bênção é um desejo da pura vontade de Deus para os seres humanos.

Abençoar significa não apenas que Deus nos enche de momentos alegres e felizes. Mas que o Senhor também estará presente nos sofrimentos e tribulações. Pois mesmo os sofrimentos podem ser bênçãos que nos provam e fortalecem a fé, para que cheguemos mais perto do Pai.

Quando ouvimos “O Senhor te abençoe”, precisamos lembrar que Deus nos concede bênçãos materiais, como saúde, comida, vestimenta, lar e muito mais, além disso nos dá bênçãos espirituais, como o perdão, a vida, a Palavra de Deus, a fé, a paz, a salvação...

Que o Senhor te abençoe no ano de 2010 que em toda a sua vida.

O SENHOR te abençoe e te guarde; (24)

As bênçãos de Deus são boas, mas o coração humano é mau. Por isso nos tornamos presas fáceis aos inimigos que nos cercam. Somos diariamente atacados por pessoas malvadas que querem a nossa ruína (são ladrões, vingança, mentira, inveja...). Ainda há calamidades, tentações do diabo, do mundo e da nossa própria carne. Há superstições, falsos deuses, feitiçarias e muito mais perigos nos rondando. Por isso Deus quer ser o nosso protetor e nos guardar.

No Salmo 121.(5-8) lemos: “O SENHOR guardará você; ele está sempre ao seu lado para protegê-lo. O sol não lhe fará mal de dia, nem a lua, de noite. O SENHOR guardará você de todo perigo; ele protegerá a sua vida. Ele o guardará quando você for e quando voltar, agora e sempre.”

Que o Senhor guarde você em 2010 e em toda a sua vida.

• o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti... (25)

Resplandecer é brilhar. O rosto de Deus brilha sobre a escuridão do pecado. O rosto de Deus brilhou prometendo o Salvador a Adão e Eva, brilhou quando o menino Jesus nasceu, quando o Salvador derramou seu sangue na cruz e quando ressuscitou no terceiro dia.

Hoje o rosto do Senhor continua a resplandecer sobre os seus. Mas nós nem sempre damos atenção ao rosto de Deus que resplandece sobre nós. Fazemos mau uso das bênçãos que o Senhor nos oferece, prejudicamos nossa vida com vícios, com falta de descanso e com tantas outras coisas... Nem sempre estamos próximos à Palavra e à Casa do Senhor, onde o rosto de Deus brilha de um modo especial.

Que em 2010 o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti.

o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; (25)

Misericórdia significa amar sem merecimento.

Nós não merecemos ser amados por Deus. Pelo contrário, por causa dos nossos pecados, merecemos somente a condenação eterna. Mas o Pai, mesmo assim, nos ama. Ele tem compaixão de nós. Ele nos chama ao arrependimento. Ele nos convida a chegarmos mais perto dele.

Peçamos sempre e continuamente, que Deus sempre derrame sua misericórdia sobre nós. Pois precisamos da sua misericórdia também em 2010.

• o SENHOR sobre ti levante o rosto... (26)

Deus nunca dorme. Ele nunca olha para os lados. Ele nos olha continuamente, com o seu rosto erguido, levantado e nos vê com toda a clareza.

Deus levanta o rosto sobre nós:

- para olhar para nós com carinho, atenção, interesse e amor;

- para tomar conhecimento das nossas ansiedades, angústias e aflições;

- para repartir conosco as alegrias que temos com as suas bênçãos.

Como disse o Salmo 121, o Senhor jamais dorme, nem cochila, ele cuida de nós sempre.

Então, que em 2010 o Senhor continue com o rosto levantado para ver você em todas as situações.

o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz. (26)

Vivemos em meio a um mundo de violência, discórdia, incompreensões e mortes. Vivemos num mundo que respira guerra. O mundo precisa de paz.

Muito se fala de paz. Há manifestações pela paz. Há cruzes brancas fincadas nas praias. Mas fala-se apenas daquela paz que o mundo pode oferecer: emprego, dinheiro, saúde, estar de bem com as pessoas, ser um bom cidadão; não haver guerra entre as nações...

Jesus disse: “Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá.” (Jo 14.27)

Ter paz completa significa ter comunhão com Deus e paz de consciência. Para isso é preciso reconhecer os pecados cometidos, é preciso confessar estes pecados a Deus, é preciso confiar na graça e no perdão que Cristo conquistou por nós na cruz.

Se isto acontecer, mesmo nas aflições, mesmo nos momentos de problemas, teremos paz completa. Porque Deus nos consolará e nos dará a paz.

Assim, queridos irmãos, cada vez que abrimos as mãos para receber a bênção, no fim de cada culto, lembremos de que Deus quer estar bem ao nosso lado. E assim, com a bênção do Senhor, poderemos caminhar seguros por todo o ano de 2010, se assim o Senhor permitir e, se não virmos 2010 chegar ao final, entraremos na glória eterna, onde desfrutaremos da bênção do Senhor por toda a eternidade.

O SENHOR te abençoe e te guarde;

o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;

o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

Amém.

E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Amém. (Fp 4.7)

Pastor Jarbas Hoffimann – Nova Iguaçu-RJ

Glórias Somente a Deus

Sermão inspirado num outro do Pastor Jonas Roberto Flor, de Portugual, para o ano de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...