sábado, 2 de janeiro de 2010

Jesus nos ensina a estar na casa de Deus

Lc 2.40-52
1º Domingo após o Natal

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês! (2Co 13.13).

O Menino Jesus no Templo A Paz do Senhor Jesus esteja com todos vocês. Amém.

Queridos irmãos em Cristo.

Mais um ano terminou e outro começou. Faz muito tempo desde que este mundo foi criado. Faz muito tempo desde que Jesus veio salvar o mundo pecador. E hoje, pela graça de Deus, ainda estamos vivos, para adorar a Deus e viver nossas vidas. Vidas que ele nos deu.

Nestes tempos parece que o homem está cada vez mais longe de Deus. E parece que o fim dos tempos está cada vez mais distante. Mas, ao contrário, a cada dia estamos mais próximos do fim deste mundo, mais próximos da volta de Jesus.

Dois mil anos se passaram desde que Jesus veio salvar os pecadores arrependidos. E ele não demora a vir novamente. Jesus está voltando para julgar o mundo. E que bom será se nós formos encontrados fiéis. Fiéis como o menino Jesus nos ensina no texto de Lucas.

jesus no templo   Quando sua mãe e seu pai o procuravam por todas as partes, talvez pensassem que Jesus estivesse perdido, que tivesse se desviado do seu caminho. Talvez pensassem que nunca mais iriam vê-lo. Mas ao procurarem no templo o encontram. E Jesus lhes pergunta: “Por que vocês estavam me procurando? Não sabiam que eu devia estar na casa do meu Pai?” (Lc 2.49)

Jesus está nos ensinando como é bom poder estarO Menino Jesus no Templo1 junto a Deus, especialmente no fim de mais um ano e início de outro. Assim como diz o Salmo 111.1 “Aleluia! Na reunião do povo eu louvarei a Deus, o Senhor, com todo o meu coração, junto com os que lhe obedecem.” E em Jeremias: 31.10 está escrito: “Nações, escutem o que eu, o Senhor, estou dizendo e anunciem as minhas palavras nas ilhas e terras distantes. Eu espalhei o povo de Israel, mas vou ajuntá-lo de novo e guardá-lo como um pastor guarda o seu rebanho.”
Que bom é poder estar na casa do Senhor neste primeiro domingo do ano. Que bom poder escutar que Deus quer salvar-nos deste mundo pecador. Que bom que Deus nos quer junto a Ele e nos dá oportunidades de ouvir a sua Palavra e receber sua Santa Ceia e o perdão dos pecados. Hoje temos mais uma oportunidade de estar na casa de Deus. Terminando um ano e começando outro.

Muitas pessoas que começaram o ano 2009 não tiveram oportunidade de terminá-lo. Será que nós todos chegaremos ao final de 2010? Quem sabe? Por isso é tão bom que nós estejamos na casa de nosso Pai, nos preparando para o fim que se aproxima. Rendendo graças a Deus de todo o nosso coração e anunciando em todos os lugares que Deus reunirá seu povo uma vez por todas, no céu.

Quero contar a vocês um fato que aconteceu no meu estágio.

jesus e os doutoresLogo que cheguei ao Paraguai fui fazer uma visita a um senhor que estava doente. O tempo foi passando e a cada visita sentíamos que aquele homem piorava. Uma semana antes de falecer, aquele senhor disse: Eu ainda não vi nenhum culto com o estagiário novo. Eu queria ir à igreja e ver um culto.
Naquele ano, esse senhor não pôde ver nenhum culto. Nem com o estagiário novo e nem com o pastor. E essa pessoa nunca mais verá um culto nesta terra. Apesar de querer, essa pessoa não pôde ir a igreja naquele ano.
E nós, que somos perfeitos. Temos todas as oportunidades do mundo de estar na presença de Deus. Mas deixamos que o diabo, o mundo e a nossa carne nos vençam. Quando tem culto, muitas vezes pensamos duas ou três vezes para vir à igreja. Se o céu ameaçar chuva já é um bom motivo para ficar em casa. Mas quantas pessoas vão a uma festa até debaixo de chuva? O trânsito é outro motivo que pode nos afastar dos compromissos de Deus.

E o diabo vai usar tudo para nos afastar do Senhor.

Se perdemos a oportunidade de ir à casa de Deus, pode ser que nunca mais tenhamos essa oportunidade. Se perdemos oportunidades de ler a Palavra de Deus, pode ser que nunca mais possamos lê-la. Não sabemos o que vai acontecer no próximo segundo. Por isso precisamos tanto estar preparados para esperar a Deus. E assim como convinha a Jesus, também nós necessitamos estar na casa e na presença do Deus verdadeiro.

Pois só estando em contato com Deus poderemos guardar os seus ensinamentos. Assim como Maria fez, como nos diz Lc 2.51: “E a sua mãe guardava tudo isso no coração.”. Maria guardava em seu coração todas as coisas que Jesus fazia e ensinava. Maria sabia que “Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Ele dá compreensão aos que obedecem aos seus mandamentos. Que o Senhor seja louvado para sempre!” (Sl 111.10). E a mãe de Jesus também confiava na promessa de Deus dada pelo profeta Jeremias: (Jr 31.13) “Então as moças, os moços e os velhos vão dançar e se alegrar. Eu os animarei e mudarei o seu choro em alegria e a sua tristeza em prazer.”

E todas estas promessas estão de pé até hoje. Deus mudará todo o sofrimento deste mundo em júbilo eterno. Alegrará eternamente o coração dos seus filhos fiéis. Porque (Sl 111.7) “Ele é fiel e justo em tudo o que faz; todos os seus mandamentos merecem confiança.” Suas obras vão durar (Sl 111.8) ...para todo o sempre. E como ele prometeu, ele (Sl 111.9): “pôs o seu povo em liberdade e fez com ele uma aliança eterna. Ele é santo e poderoso.” E esta promessa do Salmo 111 foi cumprida em Jesus Cristo.

Jesus, o nosso salvador, nos dá a vida eterna. Jesus foi feito nosso irmão para que pudéssemos receber os benefícios de filhos de Deus. Hb 2.14-15 lembra: “Os filhos, como ele os chama, são pessoas de carne e sangue. E por isso o próprio Jesus se tornou igual a eles, tomando parte na natureza humana deles. Ele fez isso para que, por meio da sua morte, pudesse destruir o Diabo, que tem poder sobre a morte. E também para libertar os que foram escravos toda a sua vida por causa do medo da morte.”. Por isso não tememos nem diabo nem morte. Porque Jesus os derrotou de uma vez por todas.

Jesus Cristo cumpriu sua tarefa até o fim. E hoje nos ajuda a vencer o diabo e o mundo Como nos lembra Hebreus 2.18: “Jesus pode ajudar os que são tentados, pois ele mesmo foi tentado e sofreu.”.

Enquanto estivermos guardando no coração a fé em Jesus, temos a vida eterna. Enquanto lembrarmos que “Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor.” (Sl 111.10) estaremos seguros no caminho para a vida eterna. E assim como Jesus mudou a morte em vida, ele mudará nossa peregrinação neste vale de lágrimas por uma vida eterna cheia de júbilo.

E no fim cantaremos como os anjos de Belém. Pois a grande alegria de ser salvos encherá nossos corações até nosso último dia nesta vida. Aguardando a vida eterna que está reservada para nós.

Que cada um de nós tenha um feliz ano novo. E uma feliz vida eterna.

Amém.

E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Amém. (Fp 4.7)

Pastor Jarbas Hoffimann – Nova Iguaçu-RJ

Glórias Somente a Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...