sábado, 30 de outubro de 2010

Só…

Rm 3.19-28

Dia da Reforma Luterana

 

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês! (2Co 13.13).

Sl 46; Jr 31.31-34; Rm 3.19-28; Jo 8.31-36

Só...

Que a paz do Senhor esteja com vocês. Amém.

Queridos irmãos, a Reforma Luterana aconteceu 493 anos atrás. A partir de 1517. Na Alemanha.

Foi um acontecimento que desencadeou um processo de retomada da Palavra de Deus.

A Reforma baseou seus argumentos na Escritura Sagrada, tentando responder de onde o ser humano recebe salvação. Então, definiu três pilares sobre os quais repousa o ensinamento luterano até os dias de hoje.

Pilares são usados para construir uma casa, por exemplo. Se o pilar for fraco ou se não existir, não é possível construir a casa. Ou, se constrói, mas ela está fadada ao desastre.

No caso da Salvação, a casa a ser construída leva à vida eterna.

bíbliaUm destes 3 pilares é a Escritura Sagrada. A palavra de Deus.
Somente na Escritura Sagrada está registrado o que é necessário para a Salvação dos seres humanos. “Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.” (2Tm 3.16) E como Jesus diz em Jo 5.39: “Vocês estudam as Escrituras Sagradas porque pensam que vão encontrar nelas a vida eterna. E são elas mesmas que dão testemunho a meu favor.”
Não há necessidade de outros livros para a Salvação. As Escrituras Sagradas, divididas em Antigo e Novo Testamento, revelam nosso Deus Criador, Salvador e Santificador. Por isso nós luteranos afirmamos que só a Escritura salva.
O segundo pilar é a Graça de Deus.
Deus, em sua misericórdia, decidiu salvar o ser humano. Em sua graça ele enviou Jesus Cristo como Salvador. Em sua graça ele envia o Espírito Santo para consolar os cansados e abatidos. Também em sua graça ele traz à fé aqueles que creem nas Escrituras Sagradas e os torna filhos de Deus e herdeiros da vida eterna.

luz A Salvação não pode ser comprada. Ela vem pela graça de Deus como um presente maravilhoso. Pois não há o que alguém possa fazer para salvar a própria alma. Como nos alerta o Salvador Jesus: “O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira? Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida.” (Mt 16.26).
A Salvação é somente pela graça de Deus.
Por isso, dizemos que a Salvação é Somente pela Escritura, de onde vem a Palavra de Nosso Deus e onde também vem a revelação de sua graça. A Salvação é só pela Escritura e só pela Graça de Deus. Estes então são dois pilares: Somente a Escritura e Somente pela graça...
O terceiro e último pilar da Reforma Luterana é “Somente pela Fé”. Só pela fé chegaremos a Deus.

A Salvação foi revelada na Escritura, e concedida pela Graça de Deus, mas só a tem quem tem fé.

Hoje muitos falam de fé. Vestem a fé em camisetas. Mas que fé é esta? Qual é a fé necessária para a Salvação?

A fé que Salva é aquela que vem pelo Espírito Santo e se apega a Jesus Cristo, que se encarnou e foi feito homem. Nasceu. Cresceu. Ensinou. Sofreu. E morreu, mesmo sem jamais ter pecado. Jesus foi condenado pelo seu e pelo meu pecado. Que vergonha! Somos culpados da morte de Cristo, o Filho de Deus!

Na morte de Cristo, Satanás achou que tinha vencido, mas Deus transformou a aparente derrota na maior de todas as vitórias. Naquele exato momento cumpria-se Gn 3.15: o filho da mulher estava esmagando a cabeça da serpente, mesmo tendo sido ferido no calcanhar.

Cristo morreu por nós, aliás, Cristo deu-se à morte. Mas ressuscitou e subiu aos céus. E Reina até o dia em que voltará.

A volta do Salvador não demora mais. Os sinais denunciam esta iminência.

São furacões, tsunamis e terremotos. É aquecimento global, são chuvas espantosas e secas terríveis. A violência crescendo assustadoramente, o desamor nos cerca. Nós estamos cada dia mais amedrontados, mas o Salvador logo vem, tenha fé nele. E alimente esta fé vivendo em Cristo.

Essa é a fé. A verdadeira fé. A única fé que interessa.

Só a fé em Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo, salva.

Somente por Cristo podemos chegar diante de Deus e lhe pedir o que precisamos, agradecendo o que recebemos.

Quem quer ganhar a misericórdia de Deus por seus próprios esforços e obras, está cada vez mais afastado de Deus.

É como se dissesse:

Jesus! O que o Sr. fez não foi suficiente, eu vou ajudar o Sr. a me salvar.

SolaFide-01

Vocês já imaginaram como seria se tivéssemos que salvar a nós mesmos? Graças a Deus isto não é necessário. Contudo, muita gente anda por aí tentando ganhar o céu com suas boas obras e bom comportamento.

Tentam agradar a Deus com sua presença na igreja.

Tentam agradar a Deus com seu pagamento mensal.

Tentam agradar a Deus das maneiras mais infames. Quando, de fato, o único que Deus espera é a fé em Jesus Cristo. “[8] Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. [9] A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la.” (Ef 2.8-9).

Pela fé e não por aquilo que fazem é que vocês são salvos. O que precisava ser feito para salvar a humanidade já foi consumado na morte de Cristo e sua posterior ressurreição.

Mas Tiago alerta: “Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morte.” (Tg 2.17).

Este texto alerta que não trabalhamos para ser salvos. Muito mais do que isto, trabalhamos porque já somos salvos.

Trabalhamos alegres compartilhando a fé verdadeira com aqueles que estão perto de nós. Para que um dia estejamos no céu acompanhados pelo pai, a mãe, os irmãos, os filhos, os sobrinhos, os colegas de trabalho e tantos que precisam da palavra de Deus assim como cada um de nós.

Quando você se perguntar ou quando te perguntarem o que é necessário para a Salvação? Responda com toda a convicção: Só a Escritura Sagrada, Só a Graça de Deus e Só a Fé em Jesus Cristo.

E nunca se engane. Somente a fé em Cristo Salva.

Assim era para Abraão. Assim era para Lutero, assim é pra nós. Que Deus nos fortaleça a fé em Cristo. E, no fim, nos dê a Salvação. Amém.

E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Amém. (Fp 4.7)

Rev. Jarbas Hoffimann – Nova Iguaçu-RJ

Soli Deo Gloria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...