domingo, 7 de novembro de 2010

O Senhor nos escolheu desde o início

2Ts 2.1-8,13-17
Antipenúltimo Domingo do Ano Eclesiástico

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês! (2Co 13.13).

Sl 148 / Êx 3.1-15 / 2Ts 2.1-8,13-17 / Lc 20.27-40

O Senhor nos escolheu desde o início

Que a Paz do Senhor esteja com vocês. Amém.

Queridos irmãos algumas coisas são certas em nossa vida:

Haverá tempos de tribulação.

Haverá sofrimento.

Haverá tristeza e morte, mas “Não se perturbem facilmente, nem fiquem assustados se alguém afirmar que o Dia do Senhor já chegou. Talvez alguém diga que nós tenhamos afirmado isso enquanto profetizávamos ou anunciávamos o evangelho ou que escrevemos isso em alguma carta.”. (v. 2).

O Dia do Senhor, como anunciado por Jesus, ainda não chegou. Mas chegará. E naquele dia muitos irão chorar e se lamentar, assim como se lamentaram os que ficaram fora da Arca, nos dias do dilúvio.

O que está acontecendo em 1Ts 2 é que Paulo está orientando os Tessalonicenses, pois entre eles havia pessoas que estavam declarando que o Dia do Senhor já tinha chegado. Embora ninguém tivesse visto, as pessoas começavam a dar ouvidos para essa “novidade”. E o apóstolo alerta que estavam usando de mentiras, para falar do Dia do Senhor. Estavam dizendo que os próprios apóstolos é que tinham falado.

Então o apóstolo orienta os Tessalonicenses a permanecerem nas verdades que anteriormente ouviram. Seja por meio dos apóstolos pessoalmente, ou por meio de suas cartas.

O apóstolo lembra a eles e lembra a nós que:

O Senhor nos escolheu desde o início. Ele nos chamou pelo Evangelho, nos santificou com seus dons e nos conserva na fé, por meio da sua Palavra e dos Santos Sacramentos.

Os inimigos querem nos afastar de Deus. Querem nos convencer de que o Senhor nos abandonou, mas isso não é verdade. O Senhor não abandona os seus e o Salvador Jesus afirma isso no fim do Evangelho de Mateus: “lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mt 28.20).

Por isso podemos consolar o nosso coração. Pois o Senhor está e estará conosco diariamente.

Os amigos nos abandonarão. Os empregos nós perderemos. A saúde irá embora, mas o Senhor estará conosco todos os dias.

Os pais ou os filhos vão morrer ou vão embora, pessoas nos darão as costas com traições e calúnias, mas o Senhor estará conosco sempre.

Eleições virão e passarão. Governos nos prometerão muitas coisas para se eleger, mas logo farão somente o que querem, mas o Senhor nos consolará e estará conosco todos os dias.

Por isso consolem o coração. Ou, como expressa a tradução da Bíblia que estamos acostumados: “encham o coração de vocês de ânimo e os tornem fortes” (v. 17).

Animem-se na certeza de que o Senhor está do nosso lado. Veja o que diz Isaías: “O Senhor diz ao seu povo: ‘Eu, eu mesmo, lhes dou forças. Então, por que vocês têm medo de pessoas, de seres mortais que não duram mais do que a palha?’”. (Is 51.12).
O Senhor nos escolheu desde o início:
“Pai, quero que, onde eu estiver, aqueles que me deste estejam comigo a fim de que vejam a minha natureza divina, que tu me deste; pois me amaste antes da criação do mundo.” (Jo 17.24).
Anime-se“Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa. Por causa do seu amor por nós.” (Ef 1.4). Não por mérito nosso, mas por causa de Jesus Cristo, fomos escolhidos na onisciência de Deus, antes da criação do mundo.
Então, em sofrimento, animem o coração. Porque se desanimarmos, vamos também desanimar da obra do Senhor. Vamos parar de testemunhar. Vamos parar de ler e meditar na Palavra do Senhor. Vamos parar de ofertar, de orar, de amar o próximo.
O Senhor nos escolheu desde o início, então confirme a fé que vocês têm, por meio das boas obras.
Tem tanta gente ao nosso redor...

O Senhor quer fazer de nós um povo dedicado a ele, a fim de que o mundo conheça Jesus e seja salvo. Portanto confirme a fé que vocês têm, trabalhando pela fé no Senhor.

Tem muitos jeitos de trabalhar para Cristo e ele mesmo nos ensinou: o Senhor curou doentes, alimentou famintos, consolou os abatidos e, acima de tudo, amou a todos, mesmo os que o odiaram... Mesmo aqueles que o mataram.

Se somos de Cristo, vamos confirmar nossa fé, seguindo nos seus passos e levando suas palavras com cada gesto de amor ao próximo.

Hoje faltam 3 semanas para o fim do ano da Igreja.

Então teremos novamente os belos hinos de Natal. A lembrança da promessa do Senhor Deus-Conosco. E teremos fim de ano é sempre momento de rever o que estava bom e procurar, como instrumentos na mão do Senhor, melhorar a cada dia.

Buscando forças naquele que nos chamou e nos escolheu desde o princípio: Jesus Cristo, pois é por meio dele que a nossa fé começa e é nele que nossa fé se confirma. É em Cristo e por Cristo que temos a vida eterna. Amém.

E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Amém. (Fp 4.7)

Pastor Jarbas Hoffimann – Nova Iguaçu-RJ

Soli Deo Gloria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...