sábado, 27 de novembro de 2010

A noite está terminando

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês! (2Co 13.13).

Sl 122 / Is 2.1-5 / Rm 13.8-14 / Mt 24.36-44

A noite está terminando

Queridos irmãos em Jesus.

Glória a Deus nas maiores alturas do céu! E paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem!

E que a paz do Senhor esteja com todos vocês. Amém.

Hoje, lemos, entre os outros textos, Romanos 13, onde Paulo faz uma série de recomendações aos cristãos que viviam em Roma por volta do ano 100 depois de Cristo.

Naqueles dias, muitos cristãos estavam em dúvida sobre como viver a vida depois de ter sido convertido. Precisavam de orientação para saber agir frente aos fatos da vida. O apóstolo, instruído pelo Espírito Santo ensina a eles e hoje também ensina a cada um de nós.

Com toda humildade de um servo de Cristo, mas também com toda a autoridade que Deus confere aos seus pastores Paulo adverte aos cristãos de como deve ser a vida deles.

Por todo o livro aos Romanos, o apóstolo falou de tudo o que Jesus Cristo fez. De como ele foi fiel e venceu a morte. De como ele suportou todos os sofrimentos para salvar as pessoas da condenação eterna. Lembrou também que, sem Jesus, nossa vida e nossa fé seriam inúteis. É a obra de Jesus Cristo que nos dá a esperança da vida eterna.

Romanos nos lembra também que todas as pessoas são culpadas e nenhum ser humano tem desculpas diante de Deus. Precisa reconhecer e, arrependido, ir a Jesus para receber o perdão.

Paulo conhecia textos como os do Salmo 51.5: “De fato, tenho sido mau desde que nasci; tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido.”

Sabendo que somos pecadores, precisamos cada vez mais olhar para Jesus Cristo, pois só dele depende a nossa salvação. E não há outro meio. Só Jesus Cristo salva. E ele vem novamente neste Advento, nos lembrar que veio salvar a todas as pessoas, pois todas as pessoas que creem em Jesus serão salvas.

Com a certeza da salvação em mente, o apóstolo diz a nós: “Vocês precisam fazer todas essas coisas porque sabem em que tempo nós estamos vivendo; chegou a hora de vocês acordarem, pois o momento de sermos salvos está mais perto agora do que quando começamos a crer.” (Rm 13.11).

Procurem viver como cristãos! A cada dia de sua vida. Como se fosse a última oportunidade, pois pode ser mesmo.

É isto que Paulo alerta. Não deixem para fazer o que é certo amanhã, porque amanhã pode ser muito tarde.

Estamos vivendo os tempos do fim. E cada vez mais eu tenho certeza disto. Mesmo que não fossem os últimos dias deste mundo, ainda podem ser os últimos dias de nossa vida aqui neste pedaço de chão.

Deus nos fala: “A noite está terminando, e o dia vem chegando. Por isso paremos de fazer o que pertence à escuridão e peguemos as armas espirituais pra lutar na luz.”

A noite está terminando.

raiar do sol na cruzImaginem alguém que passa a noite inteira cuidando de alguém outro num hospital. Aquela pessoa precisa ser atendida a todos os momentos, pois pode ser que morra repentinamente. Aí precisamos ficar com os olhos bem abertos, acompanhando a pessoa doente, os aparelhos, as reações, os conselhos dos médicos e enfermeiros...

Além do cansaço físico, existe toda a angústia de saber que a vida da outra pessoa depende da nossa atenção. Que se nós cochilarmos pode ser que a pessoa morra. Isso traz cansaço mental.

Imaginem fazer isso por uma semana inteira. Ou por um mês inteiro. No fim, a pessoa que cuida estará desmaiando de cansaço.

Agora imaginem esta situação pela vida inteira. Sempre preocupado com o que vai acontecer se eu cochilar. É neste estresse que o cristão vive. Sabendo que a qualquer momento o senhor vem, precisamos vigiar sempre.

Qual a melhor notícia para alguém que precisa cuidar de um doente? É saber que ele melhorou e pode voltar pra casa.

Assim é a nossa vida. Precisamos vigiar sempre, especialmente sabendo que a noite está terminando.

O dia já vem raiando e com ele, Jesus quer renovar as esperanças. E naquele último dia, quer levar todos à vida eterna. Por isso que Deus nos alerta: Vivam “decentemente, como pessoas que vivem na luz do dia. Nada de farras ou bebedeiras, nem imoralidade ou indecência, nem brigas ou ciúmes. Mas tenham as mesmas qualidades que o Senhor Jesus Cristo tem e não procurem satisfazer os maus desejos da natureza humana de vocês.” (Rm 13.13-14).

Procurem viver diariamente a fé em Jesus Cristo. E Deus estará com vocês sempre. Ele nunca abandonará aqueles que procuram a sua ajuda.

Veja que lindas as palavras do Salmo 50.15): “Se me chamarem no dia da aflição, eu os livrarei, e vocês me louvarão.” Vocês já tiveram dias de aflição... Foram libertados... Novos dias de aflição virão ainda pela vida de vocês, mas nunca desistam de seguir Jesus Cristo. Se com Deus a vida já não é fácil, imaginem se não tivéssemos a presença de Deus em nossas vidas...

E quando a noite desta vida estiver terminando, será um tempo de muita aflição. Por isso invoquem sempre o Senhor e ele os socorrerá. Ele os levará para a vida eterna, onde a presença de Deus nos alegrará por toda a eternidade.

Pois naquele dia eterno, todos os que creem em Jesus Cristo, estarão na vida eterna. Amém.

E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Amém. (Fp 4.7)

Pastor Jarbas Hoffimann – Nova Iguaçu-RJ

Soli Deo Gloria

sábado, 20 de novembro de 2010

Firmes e adiante

Ml 3.3-18

Último Domingo do Ano Eclesiástico.

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês! (2Co 13.13).


Sl 73 / Ml 3.3-18 / Cl 1.13-20 / Lc 23.27-43

Que a Paz do Senhor esteja com vocês. Amém.

Queridos irmãos...

O texto de Malaquias aponta para fraudes. Para tentativas do povo escolhido em enganar a Deus. Já no versículo 6 o Senhor afirma: “Eu sou o Senhor e não mudo. É por isso que vocês, os descendentes de Jacó, não foram destruídos.” Porque o Senhor tinha prometido que guardaria e manteria esse povo aos patriarcas. E, como ele não muda, suas promessas não mudam.

E no meio desse julgamento todo, no penúltimo capítulo, do último livro do Antigo Testamento, o Senhor, por meio de Malaquias diz:

13Vocês falaram mal de mim e ainda perguntam: “O que foi que falamos contra ti?” 14Vocês dizem: “Não vale a pena servir a Deus. Não adianta nada a gente fazer o que o Senhor Todo-Poderoso manda ou vestir roupas de luto para mostrar a ele que estamos arrependidos. 15É fácil notar que os orgulhosos são felizes, e a gente vê que tudo dá certo para os maus; quando põem o Senhor à prova, eles não são castigados.”

16Então os que temiam o Senhor falaram uns com os outros, e ele escutou com atenção o que estavam dizendo. E na presença dele foram escritos num livro os nomes dos que respeitavam a Deus e o adoravam. 17O Senhor Todo-Poderoso diz:

– Eles serão o meu povo. Quando chegar o dia que estou preparando, eles serão o meu próprio povo. Eu terei compaixão deles como um pai tem compaixão do filho que lhe obedece. 18E mais uma vez o meu povo verá a diferença entre o que acontece com as pessoas boas e com as más, entre os que me servem e os que não me obedecem.

Notaram bem a atualidade deste texto?

Hoje parece não haver diferença entre aqueles que seguem o Deus verdadeiro e aqueles que o ignoram...

A lei parece beneficiar uns poucos e parece estar contra os cidadãos de bem. Muitas vezes ouvimos:

– Todo mundo tá sendo desonesto e tá se dando bem... Eu vou ser também! Todo mundo dá um jeitinho pra se dar bem e não acontece nada com eles.

Às vezes a vontade é deixar de ser fiel e seguir aos infiéis.

Às vezes a vontade é deixar a fé verdadeira na qual eu fui instruído desde pequeno, pra seguir falsos profetas que prometem milagres e mansões. Ou prometem que você poderá falar com alguém querido que já morreu. Ou aquela benzedeira que cura tudo... Afinal, todo mundo faz...

Todo mundo não!

Aquele que crê em Deus e sabe a sua vontade, não seguirá estes servos de Satanás. Mesmo que eles sejam bem falantes, bonitos e bem vestidos. Mesmo que venham com a promessa de te dar o mundo. Afinal, o que adianta alguém ganhar o mundo inteiro e perder sua alma?

Portanto queridos irmãos...

Sigam firmes na fé em Jesus Cristo. Ele jamais os abandonou e jamais os abandonará. Olhem para trás e vejam quanta coisa Deus fez na vida de vocês e muito mais ele fará até o último dia.

Este é o último dia do ano da igreja. Semana que vem, se Deus permitir, começamos o período de Natal. São quatro semanas pra nos prepararmos para a vinda do Salvador.

Faça deste Advento um momento ímpar na sua vida.

Você vem pouco à Casa de Deus? Venha mais.

Você lê pouco a Bíblia? Leia mais.

Você oferta com mesquinharia? Oferte com generosidade, assim como Deus te abençoa.

Você só fala com Jesus nos momentos de aperto? Fale também para agradecer por mais um dia de vida, por mais um prato de comida e por tudo que ele tem te dado.

Você tratou mal as pessoas de sua família? Peça perdão e perdoe.

forgiveness1 Pode parecer que os maus vão se dar bem e as vezes isso é muito difícil de entender (como o caso do Salmo 73), mas no fim, apenas os que forem fiéis estarão com Jesus.
Eu quero estar no meio dos fiéis. E pela graça de Deus conseguirei... E você, pode dizer o mesmo?
Pode!
Não rejeite os Convites do Senhor, ele quer te dar a vida eterna.
A mensagem do último dia do ano da igreja é a mesma do Natal, que inicia o ano novo da igreja. E esta mensagem é: Jesus veio pra salvar a todos e todo aquele que nele crê será salvo.
Que o Senhor nos conduza em fé, até o fim. Amém.

E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Amém. (Fp 4.7)

Pastor Jarbas Hoffimann – Nova Iguaçu-RJ

Soli Deo Gloria

domingo, 14 de novembro de 2010

Agindo em Ação de Graças

2Ts 3.1-13
Penúltimo Domingo do Ano Eclesiástico
Culto de Ação de Graças


Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês! (2Co 13.13).

Sl 98 / Ml 4.1-6 / 2Ts 3.1-13 / Lc 21.5-36

Que a Paz do Senhor esteja com vocês. Amém.

Queridos irmãos...

Neste dia em que estamos lembrando o Dia de Ação de Graças, nós, então, vamos olhar com um pouco mais de atenção o texto de 2Ts 3.

Neste trecho o apóstolo Paulo já está concluindo sua carta ao Tessalonicenses e faz algo que para ele era bem comum: Ele pede e recomenda a oração.

Para Paulo, a oração de gratidão era muito importante. Muitas vezes ele repete isso. Alguns exemplos são Ef 5.4: “Não usem palavras indecentes, nem digam coisas tolas ou sujas, pois isso não convém a vocês. Pelo contrário, digam palavras de gratidão a Deus.”. E 2Co 2.14: “Mas dou graças a Deus porque, unidos com Cristo, somos sempre conduzidos por Deus como prisioneiros no desfile de vitória de Cristo. Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.”.

Além de muitos outros textos, como no início de suas cartas, muitas vezes o apóstolo diz que sempre dá graças a Deus pelas pessoas que creem no Senhor Jesus.

crianças orando Neste trecho de Tessalonicenses ele está encerrando uma carta e incentiva as pessoas que orem por ele: “Finalmente, irmãos, orem por nós para que a mensagem do Senhor continue a se espalhar rapidamente e seja bem aceita, como aconteceu entre vocês.” (2Ts 3.1). O pedido de oração não é simplesmente: “orem por nós”. É um pedido de oração com uma finalidade muito especial: “orem por nós para que a mensagem do Senhor continue a se espalhar rapidamente e seja bem aceita”. É um pedido por salvação. É um pedido para o bem de outros. E esta é uma das formas mais bonitas de dar Ação de Graças: agir pelo bem do próximo, mesmo que seja orar por ele.

Paulo pede também que os irmãos orem por seu livramento da maldade, assim como oramos e “Livra-nos do mal”.

E o incentivo à oração lembra que:

- O Senhor é fiel (v. 3).

- O Senhor nos mantém firmes e livra do Maligno (v. 4).

- O Senhor quer fazer compreender o tamanho do amor de Deus, para que eles continuem em Cristo.

Queridos irmãos...

Ação de graças é agir com gratidão. É louvar ao Senhor, porque ele tem ouvido nossas orações. E, com toda confiança, podemos continuar pedindo e agradecendo.

É agir. E não fazer como os preguiçosos que havia em Tessalônica: “Estamos afirmando isso porque ouvimos dizer que há entre vocês algumas pessoas que vivem como os preguiçosos: não fazem nada e se metem na vida dos outros.” (v. 11). A estes o apóstolo diz para que trabalhem e ocupem suas mentes com coisas boas, em vez de ficar se metendo na vida alheia e criando discórdia. E diz muito seriamente: “Quem não quer trabalhar que não coma.” (2Ts 3.10).

Ação de graças não é apenas um dia, lembrar que os alimentos sobre nossa mesa, são dons de Deus, mas a cada dia, ao deitar e ao levantar, lembra que a própria vida é dom de Deus. Lembrar que a Salvação (a nova vida) é dom de Deus...

Mas como agir com gratidão?

Tem tanta coisa pra fazer...

E tudo se resume no amor a Deus e no amor ao próximo, demonstrado na prática.

Porque a gratidão não tem muita explicação.

Como agradecer aos meus pais por terem me gerado e cuidado de mim?

Como agradecer as noites mal dormidas e por terem aguentado muita chatice calados?

Como agradecer pelo esforço para fazer de mim uma boa pessoa e me tornar um bom cidadão, bom marido e bom pai?

Como agradecer por terem me levado a Jesus?

Outra perspectiva:

Como agradecer a quem doa os órgãos de seu filho que acaba de morrer tragicamente?

Como agradecer a um irmão que me doa o rim ou a medula?

E a perspectiva mais importante:

Como agradecer a Deus pela criação?

Como agradecer a Deus pela Salvação?

Como agradecer a Deus pelo cuidado e amparo?

Como agradecer pela comida e vestimenta, trabalho e tudo mais?

Então, se não dá pra explicar, pelo menos podemos agir graciosamente. Demonstrando amor a Deus e ao próximo. A fim de que todos possam também ter coisas boas nesta vida e, além disso, a salvação de suas almas.

Certamente é mais fácil dar graças quando tudo vai bem. Mesmo que muitos, ao se sentirem confortáveis, se esqueçam de Deus.

Jesus mostrando o caminho Difícil mesmo é agradecer a Deus em meio ao sofrimento. Agradecer porque, mesmo sofrendo, o Senhor não nos abandona, como não abandonou Jó, ou Paulo, ou Pedro ou qualquer cristão sobre a face da terra.

O coração grato enfeita o rosto.

Mas a gratidão a Deus não é algo que possa ser superficial. Ela é intrínseca. Ela faz parte da vida do cristão. Agradecemos pelo muito, ou pelo pouco. Somos gratos...

Ou, como diria Paulo: “Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco.” (Fp 4.12).

Que cada um de nós possa aprender este segredo. E que nossa vida seja uma constante ação de Graças ao Senhor que nos salva e responde bondosamente às nossas orações.

E como diz Paulo aos Tessalonicenses: “vocês, irmãos, não se cansem de fazer o bem.” (2Ts 3.13). Amém.

E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Amém. (Fp 4.7)

Pastor Jarbas Hoffimann – Nova Iguaçu-RJ

Soli Deo Gloria

domingo, 7 de novembro de 2010

O Senhor nos escolheu desde o início

2Ts 2.1-8,13-17
Antipenúltimo Domingo do Ano Eclesiástico

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês! (2Co 13.13).

Sl 148 / Êx 3.1-15 / 2Ts 2.1-8,13-17 / Lc 20.27-40

O Senhor nos escolheu desde o início

Que a Paz do Senhor esteja com vocês. Amém.

Queridos irmãos algumas coisas são certas em nossa vida:

Haverá tempos de tribulação.

Haverá sofrimento.

Haverá tristeza e morte, mas “Não se perturbem facilmente, nem fiquem assustados se alguém afirmar que o Dia do Senhor já chegou. Talvez alguém diga que nós tenhamos afirmado isso enquanto profetizávamos ou anunciávamos o evangelho ou que escrevemos isso em alguma carta.”. (v. 2).

O Dia do Senhor, como anunciado por Jesus, ainda não chegou. Mas chegará. E naquele dia muitos irão chorar e se lamentar, assim como se lamentaram os que ficaram fora da Arca, nos dias do dilúvio.

O que está acontecendo em 1Ts 2 é que Paulo está orientando os Tessalonicenses, pois entre eles havia pessoas que estavam declarando que o Dia do Senhor já tinha chegado. Embora ninguém tivesse visto, as pessoas começavam a dar ouvidos para essa “novidade”. E o apóstolo alerta que estavam usando de mentiras, para falar do Dia do Senhor. Estavam dizendo que os próprios apóstolos é que tinham falado.

Então o apóstolo orienta os Tessalonicenses a permanecerem nas verdades que anteriormente ouviram. Seja por meio dos apóstolos pessoalmente, ou por meio de suas cartas.

O apóstolo lembra a eles e lembra a nós que:

O Senhor nos escolheu desde o início. Ele nos chamou pelo Evangelho, nos santificou com seus dons e nos conserva na fé, por meio da sua Palavra e dos Santos Sacramentos.

Os inimigos querem nos afastar de Deus. Querem nos convencer de que o Senhor nos abandonou, mas isso não é verdade. O Senhor não abandona os seus e o Salvador Jesus afirma isso no fim do Evangelho de Mateus: “lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mt 28.20).

Por isso podemos consolar o nosso coração. Pois o Senhor está e estará conosco diariamente.

Os amigos nos abandonarão. Os empregos nós perderemos. A saúde irá embora, mas o Senhor estará conosco todos os dias.

Os pais ou os filhos vão morrer ou vão embora, pessoas nos darão as costas com traições e calúnias, mas o Senhor estará conosco sempre.

Eleições virão e passarão. Governos nos prometerão muitas coisas para se eleger, mas logo farão somente o que querem, mas o Senhor nos consolará e estará conosco todos os dias.

Por isso consolem o coração. Ou, como expressa a tradução da Bíblia que estamos acostumados: “encham o coração de vocês de ânimo e os tornem fortes” (v. 17).

Animem-se na certeza de que o Senhor está do nosso lado. Veja o que diz Isaías: “O Senhor diz ao seu povo: ‘Eu, eu mesmo, lhes dou forças. Então, por que vocês têm medo de pessoas, de seres mortais que não duram mais do que a palha?’”. (Is 51.12).
O Senhor nos escolheu desde o início:
“Pai, quero que, onde eu estiver, aqueles que me deste estejam comigo a fim de que vejam a minha natureza divina, que tu me deste; pois me amaste antes da criação do mundo.” (Jo 17.24).
Anime-se“Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa. Por causa do seu amor por nós.” (Ef 1.4). Não por mérito nosso, mas por causa de Jesus Cristo, fomos escolhidos na onisciência de Deus, antes da criação do mundo.
Então, em sofrimento, animem o coração. Porque se desanimarmos, vamos também desanimar da obra do Senhor. Vamos parar de testemunhar. Vamos parar de ler e meditar na Palavra do Senhor. Vamos parar de ofertar, de orar, de amar o próximo.
O Senhor nos escolheu desde o início, então confirme a fé que vocês têm, por meio das boas obras.
Tem tanta gente ao nosso redor...

O Senhor quer fazer de nós um povo dedicado a ele, a fim de que o mundo conheça Jesus e seja salvo. Portanto confirme a fé que vocês têm, trabalhando pela fé no Senhor.

Tem muitos jeitos de trabalhar para Cristo e ele mesmo nos ensinou: o Senhor curou doentes, alimentou famintos, consolou os abatidos e, acima de tudo, amou a todos, mesmo os que o odiaram... Mesmo aqueles que o mataram.

Se somos de Cristo, vamos confirmar nossa fé, seguindo nos seus passos e levando suas palavras com cada gesto de amor ao próximo.

Hoje faltam 3 semanas para o fim do ano da Igreja.

Então teremos novamente os belos hinos de Natal. A lembrança da promessa do Senhor Deus-Conosco. E teremos fim de ano é sempre momento de rever o que estava bom e procurar, como instrumentos na mão do Senhor, melhorar a cada dia.

Buscando forças naquele que nos chamou e nos escolheu desde o princípio: Jesus Cristo, pois é por meio dele que a nossa fé começa e é nele que nossa fé se confirma. É em Cristo e por Cristo que temos a vida eterna. Amém.

E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Amém. (Fp 4.7)

Pastor Jarbas Hoffimann – Nova Iguaçu-RJ

Soli Deo Gloria

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...