sábado, 18 de julho de 2009

A dor passará

7º Domingo após pentecostes

Que a graça do Senhor Jesus Cristo,
o amor de Deus
e a presença do Espírito Santo
estejam com todos vocês! (2Co 13.13).

Texto Bíblico: Sl 23


Mensagem:

A dor passará

Queridos irmãos em Cristo Jesus Cristo.

Certamente muitos descrentes olharão o Salmo 23 e perguntarão: como olhar para nossa vida e dizer: "O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará?"


Pois bem, contrariando toda a nossa lógica simplista.

Contrariando todo o nosso imediatismo, Davi, que passou por poucas e boas, ergue suas palavras ao Senhor e diz: "O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará."

Talvez o Salmo 23 seja o texto bíblico mais lido e memorizado de todos os tempos. E não é simplesmente porque sua poesia é bonita.

O Salmo do Bom Pastor nos lembrar que as coisas podem ir mal, mas se o Senhor for o nosso Pastor, nada nos faltará. E com Davi, os cristãos se enchem de esperança e oram pedindo que nada nos falte.

A falta é algo que incomoda o ser humano. Pode ser falta de alimento, como as pessoas do evangelho de hoje. Pode ser falta de amigos verdadeiros. De um amor verdadeiro. De uma razão para viver...

Mas a principal falta que uma pessoa pode sofrer é a falta de Deus. Falta do pastor que lhe indique o caminho a seguir por este vale de lágrimas.

Você já pensou quantas vezes esteve andando perdido e sem rumo? Já parou para pensar como, às vezes, você andou no caminho errado por longo tempo? E o que é pior: sem alguém para lhe dizer do erro, você caminhava achando que era o caminho certo.

Como por exemplo, algo que aconteceu com alguns pilotos nos de caças. Eles pilotavam aviões muito velozes. O avião ia tão rápido que as paisagens se transformavam num amontoado de cores. E eles não tinham mais noção de onde estava o céu, ou onde estava o chão.

Então começaram a acontecer acidentes com tais aviões e ninguém entendia por que.

Mas o que acontecia era o seguinte: a certa altura do voo, depois de várias manobras, os equipamentos indicavam um caminho diferente da realidade. O avião estava voando de cabeça para baixo, mas os aparelhos indicavam que estaria em posição normal. Então os aparelhos indicavam que o piloto deveria fazer uma arrancada brusca para cima, mas como ele estava de cabeça para baixo, ele arrancava em direção ao solo.

Quantas vezes já andamos assim?

Achamos que estamos no caminho certo, mas afastados do Bom Pastor é impossível estar no caminho que leva à salvação.

Em nossa vida aparecerão muitos momentos decisivos e o que fazer naqueles momentos? O que fazer na encruzilhada de nossa vida? E serão muitas...

Aqueles momentos decisivos, normalmente serão cheios de incertezas, o que fazer então? Buscar ao Senhor! Buscar aquele que alimenta o corpo e a alma. Buscar aquele que não te abandonará.

Enquanto o Senhor for o seu pastor, nada lhe faltará. Pois se faltarem os amigos verdadeiros, Deus é o amigo mais fiel e verdadeiro. Ele não permitirá que você sofra para sempre. Ele lhe olhará e estenderá a mão para amparar, proteger e guiar.

E lembre: não é de qualquer pastor que o salmo fala, mas do Senhor que criou céus e terra e que criou você também. Ele quer guiar você por caminhos certos e lugares seguros e mesmo que mil caiam mortos ao seu lado, o Senhor protegerá você sempre. Mesmo que chegue a sua hora de partir, ainda assim, o Senhor te protegerá da morte eterna. E te dará a vida eterna. Reservada para todos os que confiam no Senhor Jesus. O nosso Pastor.


Nos dias tristes e decisivos de sua vida, lembre sempre que se o Senhor for o pastor que guia sua vida, nada lhe faltará. E você e sua família serão amparados em todos os momentos.

Foi o próprio Jesus que nos enviou o Espírito Consolador, que nos ampara, anima e enche de coragem para continuar vivendo neste mundo até o dia em que alegremente entraremos na glória eterna. Pois todo aquele que crê em Jesus será salvo.

Mas além da promessa inicial, o salmo segue com muita confiança em Deus.

Ele é uma canção fiel de alguém que nunca perdeu sua fé em Deus e que sempre pode ver o Senhor agir em sua vida.

Não é o salmo de alguém que nunca cometeu pecado, ou que nunca sofreu. Mas é o Salmo de alguém que, mesmo no pecado, pode sentir a misericórdia de Deus em perdoar e reconduzir ao bom caminho. Mesmo no sofrimento pode sentir a presença do Senhor.

Em nossa vida haverá muitos dias de sofrimento. E todos eles têm raiz no mesmo mal: o pecado. Por causa do pecado, todos nós sofremos e será assim até o fim dos dias. Tanto para os que seguem o Senhor, quanto para os que não querem saber de Deus.

A diferença está em como viveremos os dias maus.

Porque os cristãos, mesmo nos momentos difíceis, poderão ver as promessas de Deus se renovando com o sol, com a chuva que cai. Numa flor que brota, no sorriso de uma criança ou de um amigo...

Mas tudo isso será permeado por dias difíceis, que parecerão intermináveis, mas terminarão. Pois não estamos abandonados no vale de lágrimas e como um Pai se compadece de seus Filhos assim o Senhor é bondoso com aqueles que o temem.

Nos momentos tristes, vai doer mesmo. E tem que doer. Para percebermos que há algo errado que precisa de cuidado.

Os piores cânceres só se descobre quando já é tarde de mais, porque eles não doem. Não incomodam e quando dão algum sinal, já é tarde de mais para o tratamento.

Um dos sintomas da hanseníase é a perda de sensibilidade da pele. Assim, podemos nos queimar e não sentir. Não quer dizer que não nos queimaremos, muito pelo contrário, a queimadura pode ser terrível, justamente porque a doença impediu que se sentisse o braço queimando.

A dor virá, como um sinal difícil de que os dias são maus e que o mundo jaz no pecado. Mas a dor passará.

Para os cristãos, depois da dor, fica a certeza das promessas de Deus. De que o "Senhor é o meu Pastor e nada me faltará".

E nosso Deus ainda nos lembra: "Certamente a tua bondade e o teu amor ficarão comigo enquanto eu viver. E na tua casa, ó Senhor, morarei todos os dias da minha vida."

E na presença de Deus estamos seguros.

Na fé em Jesus, somos herdeiros da vida eterna. Amém.


E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Amém. (Fp 4.7)

Pastor Jarbas Hoffimann – Nova Iguaçu-RJ


Glórias Somente a Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...