domingo, 27 de dezembro de 2009

Nasceu Jesus: há esperança

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês! (2Co 13.13).

presépio A Paz do Senhor Jesus esteja com todos vocês. Amém.

Queridos irmãos em Cristo, eu estava tentado, no bom sentido, a fazer vários levantamentos históricos e dados culturais de como era a vida no tempo que Jesus nasceu.

Mas cheguei à conclusão que já sabemos o suficiente sobre isso. E, aliás, não faz tanta diferença assim.

O que importa mesmo é o que o texto do evangelista Mateus nos diz. E o que lemos ali é a história do Nascimento de Jesus Cristo.

Talvez bem parecido com o que vimos hoje, representado aqui. Talvez bem diferente. O que importa? A notícia é a mesma.

A notícia que fez os pastores se alegrarem, com alegres hinos e danças. A notícia que fez magos saírem de terras distantes atrás de uma estrela. A notícia que passou despercebida às pessoas que corriam e se aglomeravam em Belém. A notícia que fez o mundo mais feliz: nasceu Jesus! Há esperança!

Ouçam o que diz o Evangelho de Mateus, capítulo 1, versículos 18 a 25:

18O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, a sua mãe, ia casar com José. Mas antes do casamento ela ficou grávida pelo Espírito Santo. 19José, com quem Maria ia casar, era um homem que sempre fazia o que era direito. Ele não queria difamar Maria e por isso resolveu desmanchar o contrato de casamento sem ninguém saber. 20Enquanto José estava pensando nisso, um anjo do Senhor apareceu a ele num sonho e disse:

– José, descendente de Davi, não tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois ela está grávida pelo Espírito Santo. 21Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles.

22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta:

23“A virgem ficará grávida

e terá um filho

que receberá o nome de Emanuel.”

(Emanuel quer dizer “Deus está conosco”.)

24Quando José acordou, fez o que o anjo do Senhor havia mandado e casou com Maria. 25Porém não teve relações com ela até que a criança nasceu. E José pôs no menino o nome de Jesus.

Não podia ser mais simples.

Não podia ser mais bonita.

A maior notícia do mundo, relatada em poucas linhas, no início do Evangelho de Mateus. A notícia que mudou o mundo e que quer mudar a vida de todos ainda hoje: Nasceu Jesus! Há esperança!

Você, como está neste fim de ano? Está triste? Está desiludido? Confiou em pessoas e se decepcionou?

Isso aconteceu com cada um de nós este ano. Para alguns foi mais difícil que para outros, mas todos sofremos uma ou várias dessas mazelas comuns ao seres humanos.

Agora você tem à sua frente, todo um ano novo. Como você quer que ele seja? Quer terminar triste? Quer terminar desiludido? Quer continuar com as pessoas te decepcionando e decepcionando as pessoas à sua volta? Porque nós também decepcionamos muita gente este ano e, muitas vezes, se quer percebemos. Mas fizemos...

Como você quer que o ano de 2009 termine?

Como você quer que 2010 comece, se Deus permitir?

Antes de responder a pergunta, mesmo que mentalmente, lembre da notícia de Mateus: Nasceu Jesus! Há esperança!

Agora, lembrando desta notícia, sabemos que sempre há esperança, quando estamos com Cristo. Mesmo que as pessoas nos decepcionem, mesmo que as portas se fechem, mesmo que os amigos nos virem as costas, mesmo que nossos planos sejam frustrados e à nossa frente esteja uma encruzilhada de dificuldades... Mesmo assim, Nasceu Jesus! Há esperança!

Mas ainda não é ano novo.

Estamos vivendo o período de Natal. E aí também é importante procurar terminar o ano de bem com todos à nossa volta. Se brigou com alguém, procure e dê a reconciliação. Se ofendeu, peça desculpas. Se foi ofendido, desculpe. Perdoe como você foi perdoado. Você verá que começará 2010 mais leve. Com a alma recarregada de amor. Porque amor se multiplica à medida que se divide com os outros. E esse é o espírito do Natal. É lembrar que Nasceu Jesus! Há esperança!

Amém.

E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Amém. (Fp 4.7)

Pastor Jarbas Hoffimann – Nova Iguaçu-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...