domingo, 27 de janeiro de 2019

Testemunhar na própria família

Lc 4.16-30
3º Domingo após a Epifania

[Em áudio]

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês! (2Co 13.13).

     Queridos irmãos e irmãs em Jesus Cristo.
     Imaginem a cena:
     Jesus vai à igreja dele, uma Sinagoga. Lá ele escolhe um texto e lê:
     “O Senhor me deu o seu Espírito. Ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres e me enviou para anunciar a liberdade aos presos, dar vista aos cegos, libertar os que estão sendo oprimidos e anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo.”
     Jesus estava na igreja dele e se levantou para fazer a leitura do texto do profeta Isaías. Este texto que acabamos de ler. Ele sabia que todos os judeus esperavam o Messias. Então ele dá a notícia que deve-ria trazer grande alegria àqueles que estavam na Sinagoga:
“— Hoje se cumpriu o trecho das Escrituras Sagradas que vocês acabam de ouvir.”
     Os judeus da sinagoga tentaram desviar as palavras de Jesus, lembrando que ele era apenas o filho de José, mas Jesus continuou dando mostras de que era o Filho de Deus. E de que conhecia muito bem a Palavra de Deus. Isso deixou aqueles homens com tanta raiva, que o texto bíblico nos conta que tentaram matar Jesus, atirando-o do alto de um monte. Mas Jesus passou pelo meio da multidão e foi embora.
     No meio deste texto Jesus lembra: ‘nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra” (Lc 4.24). Mas mesmo sabendo disto Jesus disse quem ele era e o que ele viera fazer.
     Jesus veio para salvar as pessoas de seus peca-dos. Veio para dar a vida eterna. Enquanto ele esteve na terra, ele mesmo anunciou isto aberta e clara-mente. Quando ele subiu aos céus esta missão ficou para cada um de seus seguidores: você e eu.
     Se nós não falarmos, as pedras vão falar... Porque a mensagem de Jesus Cristo será levada adiante.
     Você quer salvar a si mesmo? Creia no Senhor Jesus...
     Você quer salvar sua mãe? Fale de Jesus a ela...
     E seu pai, seu tio e outros parentes? Fale de Jesus a eles...
     Os amigos do trabalho vão pro céu? Talvez estejam precisando que você lhes fale a respeito de J-sus Cristo e de como é bom poder não ter medo da morte eterna.
     A missão é de Deus, mas nós a colocamos em prática como fiéis discípulos. Muitas vezes nossos próprios parentes não vão querer nos dar ouvidos... Tal-vez pensem: “Quem é você pra me dizer qualquer coisa?” Outras vezes nos dirão: “Não vem me falar desse negócio de igreja...” Porém se não falarmos, pode ser que tais pessoas jamais tenham a oportunidade de ouvir falar de Jesus.
     Alguns preguiçosos poderão dizer: “Eles sabem ler e também sabem onde é a igreja, quando quiserem que venham...”
     Isto pode até ser verdade, mas muitas vezes as pessoas precisam de alguém que os leve pela mão. Com carinho e amor. Assim como faz o pai ou a mãe no primeiro dia de escola do filho... Ficam ali, juntos, talvez até na própria sala, até o momento em que o filho começa a se habituar ao ambiente...
     Assim deveríamos fazer com os que estão afasta-dos de Deus. Se eles são nossos amigos, porque não passar na casa deles antes do culto e os trazer pra igreja? Por que não? Isto demonstra preocupação e amor e, mais tarde, essas pessoas saberão re-conhecer isso, mesmo que no momento não gostem muito. Lembrem que elas estarão lutando contra Satanás que as quer fora da igreja e esta é uma luta árdua e diária.
     Faça a sua parte na missão... Faça tudo que puder pra trazer as pessoas pra Jesus, pois isso vai deter-minar o futuro eterno delas: céu ou inferno.
     Ore pelas pessoas que quer trazer pra Jesus...
     Peça que Deus lhe dê oportunidades para testemunhar...
     Convide para a Igreja porque em algum momento a pessoa vem e ouve a Palavra de Deus aqui também, aí o Espírito Santo está trabalhando para mantê-la na verdadeira fé .
     O Sacrifício de Jesus foi para dar a vida eterna a todos. Esta notícia é maravilhosa... Compartilhe com todos... Assim, mais e mais pessoas poderão ser salvas.
     Isso é Epifania, é o amor de Jesus chegando a to-dos...
     Que Jesus nos dê forças para testemunhar. Amém.

E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Amém. (Fp 4.7)

Rev. Jarbas Hoffimann

Congregação Castelo Forte
Nova Venécia, ES
Igreja Evangélica Luterana do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...