domingo, 5 de junho de 2016

Não chore!!!

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês! (2Co 13.13).

Queridos irmãos e irmãs em Jesus Cristo.
Você já se sentiu apenas com vontade de chorar? Mas chorar de desespero, de desânimo, de falta de perspectiva...
Os textos bíblicos apresentam situações onde isso acontece a duas mulheres. E, numa delas, Jesus diz: “Não chore!”
Esta é a frase o Salvador disse a uma mãe que estava acompanhando o sepultamento de seu único filho.
O pior é que esta mãe ainda era uma viúva, numa sociedade que deixava as viúvas de lado. Ninguém se preocupava com elas. A não ser os filhos. E aquela mulher estava sozinha agora.
Junto com o filho, a viúva de Naim estava sepultando todas as suas esperanças para o futuro. Ninguém mais olharia por ela. Dali em diante ela estaria sozinha, porque não tinha mais seu marido e, agora, não tinha mais o único filho. A situação não poderia ser mais desesperadora.
Então Jesus chega perto da mulher e diz: “Não chore!”...
No texto do 1Rs acontece algo parecido: a viúva de Sarepta, que tinha ajudado o profeta Elias no período da seca, também tinha apenas um filho. E agora o filho dela morre inesperadamente jogando por terra todas as suas esperanças.
Ela faz o que qualquer um costuma fazer quando está desorientado. Ela vai ao profeta e diz:
“Homem de Deus, o que o senhor tem contra mim? Será que o senhor veio aqui para fazer com que Deus lembrasse dos meus pecados e assim provocar a morte do meu filho?” (1Rs 17.18).
Quantas vezes já fizemos assim! A gente olha nossa vida e pergunta: meu Deus, por quê? E é isso que a mulher faz ao falar com o profeta de Deus.
Elias pegou o rapazinho dos braços da mãe e o levou ao quarto. Ele orou a Deus:
“Ó Senhor, meu Deus, por que fizeste esta coisa tão terrível para esta viúva? Ela me hospedou, e agora tu mataste o filho dela!” ... “Ó Senhor, meu Deus, faze com que esta criança viva de novo!” (1Rs 17.20-21).
A criança ressuscitou e assim Deus restaurou as esperanças daquela viúva.
E no texto do Evangelho, Jesus está na cidade de Naim e as pessoas que estavam ali conheciam a história de Elias e a ressurreição do menino.
Jesus vê o enterro saindo e sente pena daquela mulher, que estava desesperada e se aproxima do cortejo fúnebre.
Primeiro Jesus consola a mulher: “Não chore!” (Lc 7.13). Mas como não chorar perdendo o único filho? A última esperança de não ficar desamparada no futuro? Além de perder o filho, aquela mulher estava perdendo as esperanças. E Jesus, sabendo disto diz: “Não chore!” (Lc 7.13).
Jesus toca o caixão e diz ao rapaz:
“Moço, eu ordeno a você: levante-se!” (Lc 7.14).
“O moço sentou-se no caixão e começou a falar, e Jesus o entregou à mãe.” (Lc 7.15).
As esperanças da mulher foram renovadas.
Nestas duas histórias muito parecidas há uma diferença fundamental. Há um profeta em cada história. Mas a diferença é que o profeta do Novo Testamento, além de profeta, é também o próprio Filho de Deus. E enquanto Elias precisa pedir que Deus ressuscite o rapaz, Jesus simplesmente olha pro caixão e diz: “Moço, eu ordeno a você: levante-se!”. Porque Jesus é o verdadeiro Deus. Porque Jesus é que pode curar e consolar.
É ele quem te diz: não chore! Mas às vezes a pergunta vêm à nossa cabeça: “como não chorar?” “Como não desesperar?” Frente a problemas na família, no emprego, na saúde e tantos outros...
Jesus diz: não chore!
E eu digo a vocês, em nome do Senhor Jesus: “não chore!” Encha seu coração de alegria... Porque até mesmo nas dificuldades o Senhor está contigo. Ele vem a você e te revigora.
Se a situação está desesperadora, faça como o salmista no Salmo 116:
Os laços da morte estavam me apertando, os horrores da sepultura tomaram conta de mim, e eu fiquei aflito e apavorado. Então clamei ao Senhor, pedindo: “Ó Senhor Deus, eu te peço: Salva-me da morte!” (Sl 116.3-4).
E Deus sempre responde, como respondeu ao salmista:
Deus me livrou da morte, fez parar as minhas lágrimas e não deixou que eu caísse na desgraça. Por isso, no mundo dos que estão vivos, viverei uma vida de obediência a ele.” (Sl 116.8-9).
Recorra ao Senhor Jesus, porque quando Jesus está próximo sempre há esperança.
Na dor, mesmo que sejam os horrores da morte, fale com Deus e mostre sua dor. Se faltar a saúde e as forças, peça forças a quem pode te dar: o Senhor. E procure andar com Deus todos os dias.
O Pai que te ama, se você estiver perto dele ele vai te atender, porque ele prometeu fazer isto.
Não chore! Creia no Senhor Jesus e você vencerá o mundo. Amém.


E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Amém. (Fp 4.7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...