quinta-feira, 26 de outubro de 2017

História de Lutero - 2 - Lutero no Convento

Lutero no Convento

Certa ocasião um grande amigo de Lutero morreu subitamente. Lutero ficou tão abalado que disse a si mesmo:
Que será de mim na eternidade, quando eu morrer?
Noutra ocasião, ao voltar para Erfurt, de uma visita à casa paterna, foi colhido no caminho por uma tempestade. Atemorizado, fez uma promessa a Santa Ana, de que se saísse dali vivo, se tornaria um monge, e foi o que aconteceu. Retornando à Universidade, vendeu seus livros, despediu-se dos amigos e, não dando ouvidos a seus pedidos insistentes, entrou para o convento Agostiniano de Erfurt.
Então dizia:
Agora poderei viver de maneira mais agradável a Deus.
Seu quarto era uma cela pequena de dois ou três metros, em que havia uma mesa, uma cadeira, um colchão de palha e uma janela. Lutero continuou a estudar a Bíblia. Vestindo uma batina preta, cumpria todas as penitências religiosas que lhe eram impostas. Andava também pelas ruas da cidade com um saco às costas, como era costume na época, mendigando pão, manteiga, ovos e tudo que era necessário para o sustento do convento. Além disso tinha que cuidar da limpeza da capela e dos quartos, e bater o sino. No quarto, estudava religião e filosofia e orava aos santos, querendo merecer o céu por meio de suas boas obras. Mais do que nunca buscava a paz de espírito, mas não a podia encontrar. Pensava sempre:
Sou pecador, e Deus está zangado comigo.
Um dia descobriu uma coisa maravilhosa na Bíblia: Que a salvação é dom gratuito de Deus por intermédio de seu Filho Jesus Cristo, nosso Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...