domingo, 29 de outubro de 2017

História de Lutero - 6 - No lar e escritos importantes

Lutero no Lar

A 13 de junho de 1525, Lutero casou com Catarina de Bora, uma antiga freira que abandonara o convento por reconhecer o erro da vida enclausurada. A cerimonia de casamento realizou-se no Mosteiro Negro de Wittenberg, há pouco transformado em residência para Lutero.
Deus abençoou este matrimônio com três meninos e três meninas. Lutero amava o lar, e sempre encontrava tempo para brincar com os filhos, tocar música e cantar com eles, e para lhes escrever bonitas cartas quando estava viajando. Interessava-se também pelo jardim e pelos demais problemas do lar.
Lutero recebia muitas visitas. Mesmo não sendo rico, era muito generoso. Sua bondade e liberalidade para com os outros, muitas vezes preocupava sua mulher, especialmente porque Lutero era extremamente hospitaleiro, dando, de bom grado, casa, comida, e até dinheiro aos necessitados.

Lutero escreve o Catecismo Menor e o Hinário

Reconhecendo que a fé cristã se baseia no conhecimento cristão, Lutero fundou e organizou escolas cristãs. Para facilitar aos pastores e professores a instrução cristã das crianças, Lutero escreveu o Catecismo Menor, em l529. Depois da Bíblia, o Catecismo é o livro mais usado na igreja. Lutero escreveu também um bom número de hinos maravilhosos. Em 1524 publicou o primeiro hinário evangélico, e animou outros escritores e compositores hábeis a escreverem bons hinos com bonitas melodias. Ajudou a escrever a Confissão de Augsburgo, publicada em 1530. Completou a tradução do Antigo Testamento em 1534. Embora não gozasse de boa saúde, estava sempre ativo, trabalhando, quer entre o povo, quer em seu gabinete de trabalho. Suas obras ocupam mais de 100 volumes. Continuou a trabalhar incansavelmente até a véspera de sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...