sábado, 28 de outubro de 2017

História de Lutero - 5 - Em Worms e no Cstelo de Wartburg

Lutero em Worms

Quando o papa Leão X, em Roma, ouviu falar do que acontecia na Alemanha, ficou furioso e ameaçou Lutero com a excomunhão, caso ele não se retratasse dentro de 60 dias. Lutero, porém, ficou firme em seu ponto de vista, pois tinha a certeza de que havia agido certo, para a glória de Deus. Em 1521 Lutero recebeu a comunicação de que devia comparecer à Dieta (assembleia) de Worms, para ser julgado. Estavam presentes à reunião as mais altas autoridades da Igreja e do país. Novamente Lutero foi intimado a se retratar. Lutero pediu que lhe provassem da Bíblia que ele estava errado. Ninguém pôde provar. Por isso Lutero se recusou a desmentir qualquer cousa do que havia dito ou escrito.

Lutero no Castelo de Wartburg

Lutero foi, então, declarado pessoa fora da lei. Quem o encontrasse, o podia matar, sem medo de sofrer castigo. Embora sua vida corresse grande perigo, Lutero não se intimidou e iniciou sua viagem de volta para Wittenberg. Ao atravessar uma floresta, um bando de homens mascarados o atacou. Fizeram-no prisioneiro e o levaram para um castelo, chamado Wartburg. À meia-noite, a pesada ponte foi baixada, e Lutero desapareceu atrás das enormes muralhas do castelo. Bem poucas pessoas sabiam onde Lutero se encontrava, mas eles souberem guardar segredo. Muitos pensavam que Lutero havia sido morto. O que o povo não sabia, era que seus amigos haviam simulado o rapto para o guardar em segurança contra seus inimigos.
Lutero, disfarçado de cavaleiro, permaneceu durante longo tempo no castelo de Wartburg. Aproveitou essa oportunidade para traduzir o Novo Testamento para a língua alemã, a fim de que todo o povo pudesse ler a palavra de Deus em sua própria língua, e assim compreender a vontade de Deus.
Poucos anos antes, Gutenberg havia aperfeiçoado a imprensa, descobrindo o sistema de letras móveis. Isso possibilitou que se imprimisse o Novo Testamento em muitos milhares de exemplares, podendo assim ser vendido ao povo por preço mais acessível. Antes desse tempo os livros eram escritos a mão. Uma Bíblia, assim escrita, custava uma pequena fortuna, e só os mais ricos a podiam comprar.
Após um ano de retiro forçado no castelo de Wartburg, Lutero voltou para Wittenberg e continuou a pregar na sua igreja. Realizou uma série de oito pregações vigorosas, mostrando os erros em que muitos haviam caído e explicando ao povo de que maneira convém viver para agradar a Deus. Advertiu-os a não fazerem uso da força em sua luta contra o papa e a igreja católica. Deviam combater o erro da igreja apenas com a palavra de Deus.
De Wittenberg Lutero viajou para muitas outras cidades, visitando comunidades e aconselhando o povo a usar a liberdade dada por Deus contra a tirania papal para um único fim: para se tornarem melhores cristãos.
Lutero vivia em constante perigo de ser preso e morto. E ainda que seus amigos temessem por sua vida, nada lhe aconteceu. O fato de Lutero ter ficado vivo naqueles dias, parece ser um verdadeiro milagre. Deus jamais o abandonou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...