sexta-feira, 27 de outubro de 2017

História de Lutero - 3 - Sacerdote, professor e pregador

Lutero se torna sacerdote, professor e pregador

Na primavera de 1507, Lutero, com 23 anos de idade, tornou-se sacerdote. Era tão bem visto por seus superiores que o enviaram como professor para a Universidade de Erfurt e depois para a nova Universidade de Wittenberg. Dentro em pouco tornou-se famoso mestre da Bíblia. Os estudantes não perdiam suas aulas de religião.
Contudo teve de interromper suas preleções porque o seu superior, Dr. Staupitz, lhe pediu que fosse a Roma, onde vivia o papa. Lutero ficou muito contente. Partiu com um companheiro, viajando a pé. Foi uma longa e perigosa viagem. Quando finalmente avistaram Roma, Lutero se ajoelhou e exclamou:
Salve, santa cidade de Roma!
Ficou, porém, muito desapontado quando viu que o povo de Roma levava uma vida pecaminosa, incluindo também os padres.
Depois de cinco meses Lutero estava de volta, continuando a lecionar na Universidade de Wittenberg. Em 1512 recebeu o titulo de Doutor em Teologia, passando também a pregar na bonita catedral de Wittenberg. O povo nunca havia ouvido pregações tão belas e eloquentes. Era cada vez maior o número de pessoas que iam à igreja ouvir Lutero falar. Lutero advertia seus ouvintes a não procurarem se salvar pelas obras, mas somente pela fé em Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...