sábado, 29 de setembro de 2018

A corrupção nossa de cada dia



      Quem lê apenas o versículo 1 de Tiago 5, pode achar que a falida Teologia da Libertação fosse verdadeira. Aquela mistura de política e religião, dizia que Deus tem preferência pelos pobres e odeia os ricos. Bobagem. Deus quer salvar a todos.
      O problema não são as riquezas, mas a forma como elas são adquiridas... E a Bíblia nos ajuda a entender mais um pouco. Vejam alguns versículos que falam da riqueza mal adquirida:
1Tm 6.9: “Porém os que querem ficar ricos caem em pecado, ao serem tentados, e ficam presos na armadilha de muitos desejos tolos, que fazem mal e levam as pessoas a se afundarem na desgraça e na destruição.”
Pv 11.28: “Aquele que confia nas suas riquezas cairá, porém os honestos prosperarão como as folhagens.”
      Não tem nenhum mal em querer progredir na vida. Querer enriquecer. O problema é confiar nas riquezas, pois como tudo neste mundo, elas passarão. E, sendo pobre ou rico, viver a gradecido a Deus por tudo que tem... E ofertando honesta e generosamente para que a obra do Senhor sempre continue.
      Mas nesta questão da riqueza, quando a pessoa honesta vê que o desonesto está indo bem, o que acontece?
      O salmista nos responde: (Sl 73.3) “Porém, quando vi que tudo ia bem para os orgulhosos e os maus, quase perdi a confiança em Deus porque fiquei com inveja deles.”
      Satanás usa a prosperidade dos maus para fazer com que os bons se percam. Lembrem-se que a inveja também surge no coração daquele que não confia plenamente em Deus.
      As riquezas acumuladas com a corrupção, são a maldade mais presente em nosso país, neste momento.
      A corrupção mata. Pois quando alguém desvia dinheiro de um hospital, pessoas deixam de ser atendidas... Quando alguém desvia dinheiro de obras de saneamento, pessoas adoecem com esgoto a céu aberto e falta da higiene mais básica.
      Se engana aquele que pensa que governo corrupto não quer fazer obras. É muito pelo contrário, quanto mais obras, mais oportunidade de desviar dinheiro. A gente conhece bem essa história... Deixe isso para o seu voto, no próximo domingo.
      O que quero lembrar é que apontar o dedo e dizer que “eles são corruptos”, ignorando nossas pequenas corrupções do dia-a-dia, também é errado. É hipocrisia e afasta de Deus.
      Me entendam bem. O fato de todo ser humano ser corrupto, não dá direito aos governantes de roubarem. Roubou, tem que ir pra cadeia mesmo. E cumprir a pena até o final.
      O que estou dizendo é que não podemos apontar para um lado e esquecer que nós mesmos temos que lutar diariamente contra a nossa própria corrupção. E esta luta não é fácil. Muitas vezes perderemos a luta contra a fofoca, a soberba, a luxúria... Se tentamos esconder nossas corrupções, quem sabe, apontando o dedo para outros corruptos, não teremos a oportunidade de receber o perdão. Pois onde não há arrependimento, não há perdão.
      Também não dá pra misturar lei civil e o evangelho.
      Vejo pessoas falando de perdão, quando aconteceu um crime. Se aconteceu um crime, o criminoso tem que ser punido.
      Por exemplo: Certa vez vi uma senhora que teve seu filho assassinado, mas que visitava o assassino mensalmente na cadeia. Levava presentes, orava com ele...
      Ao ser perguntada sobre isso, ela respondeu:
      — Meu filho eu já entreguei para o Senhor, mas com sua morte, ele me deu a oportunidade de salvar a vida deste rapaz também... (espero ter uma fé assim...)
      Porém, o rapaz, mesmo perdoado pela mãe de que ele assassinou, continuava preso, porque a pena civil precisa ser cumprida. Assim como o bandido na cruz, ao lado de Jesus, que está no céu, mas morreu naquela cruz, pagando sua pena.

      Deus governa este mundo...
      Não se desespere, seja qual for o resultado das próximas eleições. Deus continuará governando. Faça o seu melhor. Escolha conscientemente e vote. Respeite a decisão do seu irmão na fé... Mas acima de tudo, confie em Deus.
      Tiago pede, nos versículo 7 e 8: “Por isso, irmãos, tenham paciência até que o Senhor venha. Vejam como o lavrador espera com paciência que a sua terra dê colheitas preciosas. Ele espera pacientemente pelas chuvas do outono e da primavera. Vocês também precisam ter paciência. Não desanimem, pois o Senhor virá logo.” O Salmo de hoje fala algo semelhante...

      Paciência.
      Seu irmão pecou contra você e nem quer mais falar com você? Paciência e continue orando por ele.
      Você pecou contra seu irmão e ele está tão magoado que não quer te ouvir? Paciência. Se você se arrependeu, Deus já te perdoou... E continue orando para restabelecer a amizade.

      Uma coisa que deveria ser dita a nossos políticos e a nós todos é Tg 5.12: “Acima de tudo, meus irmãos, quando vocês prometerem alguma coisa, não jurem pelo céu, nem pela terra, nem por nada mais. Digam somente “sim”, quando for sim, e “não”, quando for não, para que Deus não os condene.”
      E é claro que Tiago está lembrando que as pessoas fazem promessas que nem sempre conseguem cumprir, por isso não jurar. Mas deveríamos fazer promessas e tentar cumprir. Pois prometer algo, já sabendo que não vai cumprir, também é parte da corrupção.
      Por fim, um lembrete de que juntos, o Senhor usa uns e outros, dentro da igreja, para nos proteger a todos (Tg 5.19-20): “Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade, e outro o fizer voltar para o bom caminho, lembrem disto: quem fizer um pecador voltar do seu mau caminho salvará da morte esse pecador e fará com que muitos pecados sejam perdoados.”
      Resumindo:

  • Riquezas não são más. A forma de adquirir é que pode ser.
  • Todos somos corruptos, mas precisamos sempre, com o auxílio do Senhor, ser melhores.
  • No sofrimento: paciência. O Senhor está conosco.
  • Prometeu (e prometam), cumpra! Seja de uma palavra só, honesto, verdadeiro...
  • Ajudemos uns aos outros a permanecer no caminho do Senhor. Vindo à igreja e ajudando o irmão a vir. Orando. Lendo a Palavra de Deus.

      Jesus Cristo, que deu a sua vida por nós, nos dá a certeza de que até mesmo a corrupção tem jeito. Porque tirou de nós a nossa corrupção e substituiu pela fé. Em Cristo, somos novas criaturas lutando diariamente contra a corrupção. Deus seja louvado e que nós ganhemos esta luta afinal e retenhamos a fé até o dia da vida eterna, quando Jesus vem nos buscar. Amém.

Rev. Jarbas Hoffimann
Pastor Luterano
Congregação Castelo Forte
Igreja Evangélica Luterana do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...