quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Culto Doméstico 08/2008 - Da IELB

Culto Doméstico – nº 08/2018 – Setembro/2018

1. Saudação e acolhimento (Pelo dirigente)

2. Invocação

Iniciamos este Culto Doméstico em nome do Pai, do Filho e do Espírito
Santo, um só Deus em três Pessoas. Amém.

3. Oração 

Amado Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
Deste a todos nós a vida e as condições necessários para vivermos. Agradecemos muito por estas maravilhosas dádivas. Lembramos também, de modo especial, a graciosa salvação em Jesus Cristo. Sem Jesus nós estaríamos perdidos e condenados eternamente. Mas, Ele sacrificou a sua vida por nós, garantindo o perdão, vida e salvação aos que creem nele. É a graça não merecida por nós. Reconciliados contigo por Jesus, estamos felizes e muito agradecidos. Te louvamos por esta obra de misericórdia e amor!
Pedimos que nos fortaleças sempre com os meios da graça, Palavra e Sacramentos. Queremos continuar firmes e batalhadores no teu Reino. Dá-nos sempre a assistência do teu Espírito Santo.
Abençoa o Culto Doméstico de hoje, por Jesus Cristo. Amém.

4. Hino: 513 (HL) – Estrofes 1-3

1. Divino Salvador, / contempla com favor / nosso país. /Dá-nos justiça e paz, /governo bom, capaz, / pátria em que nos apraz / viver feliz.

2. Olhamos para ti; / oh! Vem reinar / aqui, tu, Rei dos reis. / Dirige o pátrio lar, ensina a governar, / conforme o teu mandar, por justas leis.

3. A quem governa, ó Deus, / inspira desde os céus / o teu temor. / Ao povo vem unir, / disposto a te servir, e em nome teu agir / com fé e amor.

Reflexão:

Ler Salmo 133

(Nota: Estamos próximos às eleições públicas, estaduais e nacionais. Na mídia circulam muitas manifestações relacionadas às eleições. Algumas são muito agressivas, desrespeitosas e falsas. Os cristãos correm o risco de também se manifestarem de modo inconveniente e de desrespeito à opinião de irmãos de fé. Devido a isso, reedito uma reflexão que publiquei em 2016. Vamos refletir sobre este assunto. Esta reflexão é para a vida dos cristãos. Não apenas referente às eleições, mas para todo o relacionamento com os irmãos).

A Palavra de Deus fornece orientações aos seus filhos, visando a salvação e o bem-estar deles. Entre estas orientações encontramos o texto de hoje. Ele é uma exclamação afirmativa da importância da união e convívio fraterno e harmonioso dos filhos de Deus.

Surge uma pergunta preocupante: Como conviver com pessoas que têm opiniões e gostos muito diferentes da gente? Encrencar com eles, criar conflitos e afastar-se deles? Desprezá-los? Não e não! “Ah, mas eu não suporto as ideias, as posições, e as ... do fulano”, poderia alguém alegar.

O que dizer a uma pessoa que assim se manifesta?

1º - É claro que nunca devemos concordar com os pecados e os erros dos outros. Devemos condenar o pecado, mas amar o pecador. Devemos saber perdoar. É assim que Jesus Cristo age conosco. Ainda: Qual deve ser a nossa atitude se nos acharmos mais fortes e mais cristãos do que os outros? A resposta encontramos em Rm 15.1: “Nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos, e não agradar-nos a nós mesmos”. Que versículo! Pensemos sobre isto. É bom, reconhecer os próprios defeitos e pecados e não se achar melhor do que os outros. Lembremos a história do fariseu e do publicano, registrada em Lc 18.9-14 (Ler).

Vamos ler também o que está em 1 Co 9.22 (NTLH): “Quando estou entre os fracos na fé, eu me torno fraco também a fim de ganha-los para Cristo. Assim, eu me torno tudo para todos a fim de poder, de qualquer maneira possível, salvar alguns”.

A frase “me torno fraco” significa que não vou me exibir ou vangloriar diante dos fracos, mas vou deixar claro que eu também sou fraco e que dependo do amor, da misericórdia e do poder de Deus. Indo assim ao encontro dos outros, serei melhor aceito e com mais facilidade posso ajudá-los.

Há também um prejuízo pessoal em guardar rancor e desprezo pelos outros e não perdoá-los. Em Mt 18 encontramos a parábola do credor incompassivo (que não teve compaixão). Este homem havia sido perdoado numa enorme dívida, mas não perdoou o seu companheiro que tinha uma pequeníssima dívida com ele. Então o senhor, que o havia perdoado, o chama de volta, retira o perdão e o condena. A parábola é concluída com este versículo (NTLH): “É isto que meu Pai, que está no céu, vai fazer com vocês se cada um não perdoar sinceramente o seu irmão”. 

Busquemos de Deus a capacidade para cumprir o que está escrito nos seguintes versículos:

Ef 4.32 (NTLH): “Sejam bons e atenciosos uns para os outros, e perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês”.  Estamos felizes com o perdão gratuito que Cristo nos dá? Sim! Então, assim como Cristo nos perdoa, perdoemos nós também.
Cl 3.12-13 (NTLH): “Vocês são o povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele. Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência. Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros”. 

2º - Quando se lida com ideias, gostos, estratégias diferentes (que nada tem a ver com assuntos doutrinários, vitais e éticos), devemos saber tolerar e conviver. Até, às vezes, abdicar de nosso gosto e opiniões para que haja paz, boa vontade e harmonia. Pois, os cristãos que amam de fato são aqueles que sabem ceder em favor dos outros irmãos. É isto que o apóstolo Paulo ensina em 1 Co 9.22.

3º - Também precisamos entender que muitas vezes nós somos os intransigentes e provocadores de desunião, e não sempre os outros. (Será que os “fracos” são sempre os outros?). Cada um precisa olhar para si mesmo e verificar a sua situação, os seus pecados, suas teimosias, suas intransigências e, então, em verdadeiro arrependimento buscar junto ao trono gracioso de Deus o perdão em Jesus Cristo e a força do Espírito Santo para aperfeiçoar a sua vida, tonando-se mais humilde, amoroso, compreensivo e fraterno. 

O arrependimento e a fé são condição necessária para que Deus nos perdoe. Ele acolhe a cada um de nós porque nos ama muito. Lembremo-nos sempre do texto áureo: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).

Queira Deus guardar-nos em sua graça e não permitir em nós um espírito farisaico e faccioso que só vê defeitos nos outros e os condena e se auto exalta como “o bom e perfeito”. 

Somos muito felizes com o perdão que Deus já nos deu gratuitamente. Vivamos, então, sempre em arrependimento e fé, e amemos os nossos irmãos, sejam eles considerados por nós fracos ou fortes.

Vivendo assim estaremos alcançando e promovendo o que o Salmo 133 propõem: a VIDA BONITA em UNIÃO COM OS IRMÃOS DE FÉ.

Os cristãos têm direito de ter opiniões diferentes sobre os assuntos políticos. Que estas diferenças de opiniões e posicionamentos políticos não perturbem a paz entre os irmãos e prejudiquem o trabalho harmonioso e produtivo no Reino de Deus.

                                                                                                    Martinho Sonntag

6. Hino: “Eu só confio no Senhor” (189 – LS)

1. Eu só confio no Senhor que não vai falhar. Eu só confio no Senhor, sigo a cantar. Se o sol chegar a escurecer e o céu toldar, eu só confio no Senhor que não vai falhar. Posso confiar, posso confiar que um lar no céu Cristo vai me dar, Se o sol chegar a escurecer e o céu toldar, eu só confio no senhor que não vai falhar.

2. Confiando no meu Senhor, eu não temo o mal. Confiando no meu Senhor, tenho paz real. Se o mal me vier tanto faz, nele confiarei. Pois a Jesus me entreguei, ele é meu Rei.  Agora sou feliz, agora sou feliz. Como sou feliz, como sou feliz. Se o mal me vier tanto faz, nele confiarei. Pois a Jesus me entreguei, ele é meu Rei.

7. Oração livre 

8. Pai Nosso – em conjunto.

9. Hino: 513 (HL) – Estrofes 4 e 5

4. À amada pátria vem / sustento e todo o bem / de ti, Senhor. / Aos pobres dá comer, / e a todos faz saber / de como é bom viver / em mútuo amor.

5. Sublime bênçãos dás, / amor, perdão e paz / e a salvação. / Que a Nova de tua cruz / rebrilhe em clara luz, e guiando a ti, Jesus, / toda a nação.

10. Bênção – conjunto.

O Senhor nos abençoe e nos guarde.
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre nós e tenha misericórdia de nós.
O Senhor, sobre nós, levante o seu rosto e nos dê a paz.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...