sábado, 3 de julho de 2010

Pra que serve a Lei?

6º Domingo após Pentecostes

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês! (2Co 13.13).

Sl 3; Is 65.1-9; Gl 3.23-4.7; Lc 8.26-39

A Paz do Senhor esteja com vocês. Amém.

Pra que serve a lei humana?

Serve pra tentar controlar os problemas do mundo. Prometendo cadeia, espera-se que as pessoas não roubem, matem, enfim, que não cometam qualquer crime.

Mas a lei funciona de verdade?

É só olhar ao redor para ver que não! Pelo menos, não como deveria funcionar.

Dia após dia vemos o ser humano se esforçando em burlar a lei. Todas as leis. A lei que diz que todos os comerciantes devem pagar impostos e fornecer nota fiscal, seja no “boteco” ou no grande supermercado.

Lei que diz que a corrupção será punida com cadeia. Mas que não impede nossos senadores de fazerem suas falcatruas. E nem as pessoas de aceitar presentinhos pra votar neste ou naquele candidato. Fora outras: parar no sinal vermelho, não estacionar sobre a calçada...

A Lei existe, e sua função é apontar o erro. Ela não impede que os problemas aconteçam.

Quanto aos crimes, algumas pessoas dizem: “deveria ter a pena de morte...” Será que resolveria? Eu acho que não. Assustaria, num primeiro momento, mas depois de nada adiantaria. Porque o bandido não pensa na punição... Ele pensa nos lucros. Se pensasse na punição ele não cometeria crimes. O bandido sempre acha que vai “se dar bem”. E pra muitos, um momento de luxúria ou riqueza, vale muito; mesmo que tenham que passar o resto da vida na cadeia.

Pra que serve a lei então?

Ela tem muita utilidade, pois aponta o erro. Massacra o culpado... Basta ver os noticiários sensacionalistas... Bandido quando é preso chora. Pelo menos a maioria deles.

Não chora porque esteja arrependido, chora porque foi pego pela Lei. Algo que ele achava que nunca iria acontecer. Ele não era tão esperto quanto pensava...

0230004_Tábuas da lei quebradasE a Lei de Deus também tem muita utilidade.
Diz nosso Catecismo Menor: “O exame da Lei de Deus nos convence de que somos pecadores perdidos e condenados.” (CM, pergunta 102).
Pecado é todo e qualquer desvio da Lei de Deus, seja por pensamentos, palavras ou ações.
Como a lei dos homens não impede a transgressão, a lei de Deus também não impede o pecado. A Lei de Deus mostra o pecado. Ela joga na cara da pessoa aquilo que ela fez de errado.
Pra citar um mandamento apenas: uma pessoa pega roubando, ouvirá com muita tristeza o 7º Mandamento: Não furtarás! E naquele momento cai a máscara.

Quero lembrar alguns exemplos:

Algumas igrejas ensinam que mulher não pode usar calças. Só saia. E se baseiam em texto bíblico do Antigo Testamento (Dt 22.5: “– As mulheres não podem usar roupa de homem, nem os homens usar roupa de mulher; o Senhor, nosso Deus, detesta as pessoas que fazem isso.” Isto é mais claro do que o sol do meio dia, mas será que esta lei se dirige a todos?

Não! Estas leis foram abolidas pelo próprio Jesus Cristo que nos deixou o evangelho. Quem quiser usar saia, que use, quem quiser usar calça, que faça. Porque não está na roupa o pecado. O pecado parte do coração humano. A vestimenta é uma questão cultural e de bom senso. Ninguém vai usar um biquíni pra ir à ao Fórum, falar com o juiz. Assim, qual a roupa adequada para um cristão usar? Você é quem deve saber. Não há lei na Bíblia para isto. Mas o cristão precisa ser exemplo de conduta honrada. E isso tem a ver com palavrões, xingamentos e roupas também.

A Bíblia também não legisla sobre a maquiagem ou o tamanho do cabelo.

A única lei que realmente ajuda são os 10 mandamentos. Não precisamos de novas leis.

Jesus veio trazer a libertação da lei, mas para que vivamos com responsabilidade. A Lei serve como parâmetro desejável. Aquele que não vive segundo à lei de Deus, será condenado. Mas o cristão não cumpre a lei pra ser salvo.

O apóstolo Paulo diz assim em Gl 3.23-29:

23Mas, antes que chegasse o tempo da fé, nós éramos prisioneiros da lei, até que fosse revelada a fé que devia vir. 24Assim, a lei ficou tomando conta de nós até que Cristo viesse para podermos ser aceitos por Deus por meio da fé. 25Agora que chegou o tempo da fé, não precisamos mais da lei para tomar conta de nós.

26Pois, por meio da fé em Cristo Jesus, todos vocês são filhos de Deus. 27Porque vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo. 28Desse modo não existe diferença entre judeus e não-judeus, entre escravos e pessoas livres, entre homens e mulheres: todos vocês são um só por estarem unidos com Cristo Jesus. 29E, já que vocês pertencem a Cristo, então são descendentes de Abraão e receberão aquilo que Deus prometeu.”

  Sabem aquela criança levada? Que fica testando seus pais pra ver até onde vai o limite? A Lei é mais ou menos assim: como se tivesse alguém vigiando pra dizer o que é certo e o que é errado. Então, quem acha que se precisa dessas leis, é como uma criança e ainda não cresceu na fé.

Os adultos na fé não precisam da lei, pois eles sabem quem é o senhor da vida deles. Jesus Cristo. Que olha pra você e diz: “você está livre, então viva com responsabilidade, não deixe que a lei te pegue novamente”.

É terrível ter uma consciência atormentada pela Lei.

Como muitos vivem:

Será que já fiz o suficiente pra ir pro céu? Será que já fiz o suficiente para que Deus me perdoe? Será que 10 pai nossos são suficientes? Será que ir à igreja uma vez por mês ta bom? E assim a vida vai passando cheia de incertezas e amarguras.

Com Jesus é diferente. Jesus diz: “não é por cumprir a lei que você é salvo. É por crer em mim.”

Mesmo para os adultos na fé a Lei ainda existe: cumprindo a lei, o cristão se torna exemplo aos outros. Ensina a vontade de Deus...

Mas a partir da fé, viveremos livres. Não vamos procurar saber quanto é o mínimo que “temos que fazer”. Nós vamos fazer o máximo para a honra e glória de Deus. Para o bem do próximo e para o bem da Igreja.

crucificação 1Esta é a liberdade que Jesus nos trouxe. Foi pra isso que Jesus nos chamou, não vamos inventar novas leis e nos jogar debaixo delas novamente. Viver livre é ótimo. Viver livremente a fé é melhor ainda.

A Lei é boa, porque mostra o pecado. Mas o Evangelho mostra e dá o Salvador Jesus de braços  abertos para nos receber. Creia no Senhor Jesus e você será salvo. Viva com Cristo e tudo te irá bem. Amém.

E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Amém. (Fp 4.7)

Pastor Jarbas Hoffimann – Nova Iguaçu-RJ

Soli Deo Gloria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...