sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Geração Z

Nesse fim de semana a Comunidade da Cruz está convocando os jovens e adultos para conversar sobre os jovens e o desafio de contar com a força dessa gente muito esperta e conhecedora de tudo o que acontece no mundo.
Particularmente me vejo desafiado a entender esse povo que parece ter nascido com o DNA do teclado do computador nos dedos. Imaginava-me bem conectado (veja só a expressão que achei) com o pensamento dos jovens e achava fácil trabalhar com eles. Mas estou mudando de ideia e não é só porque a diferença de idade se acentuou. Reconheço, estou com dificuldade para entender a cabeça da nova geração.
Não faz muito ouvi falar da geração X, aquela turma do bermudão e da camisa de flanela. Aí identificaram a geração Y, os consumistas das novidades eletrônicas. Agora chegaram ao Z e acabou o alfabeto.
A Geração Z é essa turma que gosta de zapear (daí o Z). Essa juventude muda de um canal para outro na televisão, vai da internet para o telefone, do telefone para o vídeo e retorna novamente à internet e também troca de uma visão de mundo para outra com a mesma rapidez. Sua maneira de pensar foi influenciada desde o berço pelo mundo complexo e veloz da tecnologia e seu conceito de mundo não tem fronteiras geográficas.
Zero Hora (Jornal do Rio Grande do Sul) de 10 de agosto deu algumas dicas para estabelecer o diálogo com essa geração. Eis algumas: 1) jamais subestime os adolescentes; 2) Evite imitar suas gírias para não parecer ridículo; 3) Abuse de recursos audiovisuais; 4) Abra janelas para a conversa; 5) Lembre-se que eles aprendem tudo ao mesmo tempo; 6) Seja um mediador; 7) Use a internet a seu favor.
O velho apóstolo João não falava em X, Y ou Z. Mas falava em Alfa e Ômega (primeira e última letras do Alfabeto grego) – Jesus, o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14.6). Ele é Salvador também da Geração Z. Por isso registrou: “Escrevo a vocês, jovens, porque são fortes. A mensagem de Deus vive em vocês e vocês já venceram o Maligno” (1Jo 2.14).
Que o nosso encontro possa render uma boa parceria. “Afinal, para que vivemos nós velhos senão para cuidar da juventude, ensinar e educá-la?” (Lutero).
Edgar Lemke
Comunidade Evangélica Luterana da Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...