segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará lá do céu. (Salmo 85.11)

Fidelidade. Muita gente nem sabe mais o que significa esta palavra. Porque a palavra é só palavra mesmo, mas carrega um significado que só é real na prática. 
Como exemplo, o homem que trai a sua esposa... Ele é chamado de infiel. E é mesmo. Covarde. Mau caráter. Infiel. Se fosse a esposa era a mesma coisa.
O homem que trai sua esposa, traiu primeiro a si mesmo. Pois o homem de bom caráter e princípios, não vai trair sua esposa, por mais bonita que seja a outra mulher. Por mais carinhosa, por mais... O traidor é, em essência, uma pessoa com falta de caráter e falta de respeito consigo mesmo. Pilantra.
Vivemos tempos de relativismos. O homem trai e diz que “é melhor do que o que tenho em casa”. A mulher trai e diz “ele não me dá a atenção que mereço”. O traidor é uma pessoa digna de pena. Pois encontra subterfúgios para relativizar sua maldade e falta de caráter e ainda costuma jogar a culpa na pessoa a quem devia fidelidade.
Trazendo para nossa relação com Deus, ele é fiel. Sempre. Absolutamente fiel. Ele não é “fiel a mim”. Ele é fiel a si mesmo e às suas promessas. Ele promete e não mente. Prometeu que cuidaria de seus filhos e está cuidando. Prometeu que perdoaria até mesmo o mau caráter que se arrepender, vejam só. E perdoa mesmo. Ainda diz: “vai e não traia mais (ou melhor: vá e não peques mais).
O salmista está olhando para o céu no Salmo 85. Por isso a “fidelidade das pessoas brotará da terra”. Em um mundo perfeito, não há traições. Não há maldade nem mal caráter. Em um mundo que está na perfeição de Deus, o que há é a alegria da vida eterna. E esta esperança é acentuada no período de Advento, pois olhamos para o céu, na esperança da segunda vinda de nosso Salvador fiel.
Isaías 40 também aponta para a perfeição do céu, com seus caminhos retos e perfeitos. Porque “A erva seca, a flor cai, mas a palavra do nosso Deus dura para sempre.”
E para quem está ansioso, o Senhor não está demorando. Ele não veio ainda por misericórdia, porque quer salvar a mais pessoas como lembra 2Pedro: “ele tem paciência com vocês porque não quer que ninguém seja destruído, mas quer que todos se arrependam dos seus pecados.”
Jesus é fiel. Se você o traiu, ele te busca. Volte pra Jesus. Não merecemos nem desamarrar suas sandálias. Mesmo assim, ele vem a nós com o seu perdão, conquistado na Cruz. E a salvação.

@pastorjarbas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...