segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Você que sofre, será curado


Procurarei as ovelhas perdidas, trarei de volta as que se desviaram, farei curativo nas machucadas e tratarei das doentes. (Ezequiel 34.16)

É muito bom ouvir esta parte do texto de Ezequiel 34. Mas talvez nem todos gostem de ouvir o restante: “Mas destruirei as que estão gordas e fortes, porque eu sou um pastor que faz o que é certo.”.
Estamos num texto de julgamento aos líderes (e outros) que abusavam do povo de Deus. Seus próprios irmãos da fé e concidadãos. Exploravam. E não se interessavam se os outros estivessem sofrendo. Afinal, quem está desesperado é sempre presa mais fácil para o ladrão e o corrupto.
Uma das formas mais fáceis de manipular pessoas é o medo. Medo da morte, medo de doenças, medo de perder sua casa, medo de não ter o que comer, medo de pandemias... Vários governos já descobriram isso e isso nem é novidade. Muitos falsos profetas sempre ameaçam com o castigo de Deus. E as mídias estão cheias deles. Ameaçando com o fim do mundo. Ameaçando com a ira de Deus se você não fizer isso ou aquilo e, claro, o mais importante, se você não der todo o seu tempo, seu dinheiro e sua vida a eles. Não a Deus, mas a essas ovelhas gordas.
Pedro ressalta isso quando diz: “vocês precisam saber que nos últimos dias vão aparecer homens dominados pelas suas próprias paixões.”. Nesse contexto surgem “igrejas afirmativas”, que querem ser afirmativas (afinal, afirmativa é bom, é legal, é moderno... Será?). Segundo essa ideia, as nossas igrejas, que pregam a verdadeira e única Palavra de Deus, seriam igrejas “negativas”, pois, por exemplo, os 10 mandamentos proíbem diversos comportamentos que levam à condenação.
Cada época traz seus falsos profetas. E todos sempre pareceram muito melhores do que os verdadeiros.
Os falsos, certamente no último dia dirão: “Senhor, quando foi que vimos o senhor com fome, ou com sede, ou como estrangeiro, ou sem roupa, ou doente, ou na cadeia e não o ajudamos?”.
Os falsos não assumem a sua culpa. Só lhes interessa a fama, os cliques, o dinheiro e o poder. Mudam de ensino conforme a moda. E a moda agora é a permissividade (que chamam de empatia) e a tolerância (que também é apenas permissividade sem contestação).
Não fique com medo se um falso profeta te machucou. Existem muitos verdadeiros ainda. E você, com suas dores e tristezas, vai ser curado aqui ainda, mas a cura definitiva receberá no abraço de Jesus, ao receber você no céu.

@pastorjarbas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...