segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Por que tenho que viver sofrendo?

Eu porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus. (Salmo 43.5)

Talvez hoje ou em muitas vezes na sua vida, você já tenha se feito as seguintes perguntas: “Por que tenho de viver sofrendo? ... Por que estou tão triste? Por que estou tão aflito?”
Este salmo é um dos textos bíblicos que capta a realidade da fé: tristeza em meio às provações, mas certeza do cuidado de Deus. Eu diria que esta é a “dinâmica da fé”: quando estamos passando por sofrimento é normal estar tristes. E não tem algo errado nisso. Estar triste na provação não é falta de fé. Buscar a Deus com perguntas, também não é falta de fé.
No momento do Sofrimento Deus não nos abandona. Vejam como ele levantou Miquéias quando os sacerdotes, falsos profetas e líderes enganavam o povo por dinheiro: “Escutem, líderes e autoridades de Israel! Vocês odeiam o que é bom e torcem a justiça. Vocês estão construindo Jerusalém, a cidade santa, sobre um alicerce de injustiças e de crimes de sangue. As autoridades de Jerusalém aceitam dinheiro para torcer a justiça, os sacerdotes cobram para ensinar a Lei, e os profetas exigem pagamento para adivinhar o futuro. Mas mesmo assim eles afirmam que recebem ajuda de Deus. Eles dizem: “Nenhum mal vai acontecer porque o Senhor está do nosso lado.” ”.
Era um bando de mentirosos, que não mais falava em nome de Deus. E o povo sofria em suas mãos. Não muito diferente de casos divulgados de pessoas que sofrem nas mãos de falsos profetas e autoridades corruptas.
Notem a diferença do ensino de Paulo: “O que Deus quer de vocês é isto: que sejam completamente dedicados a ele e que fiquem livres da imoralidade. Que cada um saiba viver com a sua esposa de um modo que agrade a Deus” . Paulo ensina a viver dignamente, respeitando o próximo e começando pelo próximo mais próximo, que é a esposa. Mas quantas vezes dentro do lar é que vêm os sofrimentos: “Porque eu tenho de viver sofrendo?”
Se você é esposa e está causando sofrimento, pare. Se você é marido e está causando sofrimento, pare. O mesmo vale para pais e filhos. Lar é um lugar de viver a paz. Então não espere que os outros tragam a paz, comece por você. Seja paciente. Como o Salmista, diga: “Eu porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus.”.
Deus seja louvado em sua casa. Amém.

@pastorjarbas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...