sábado, 6 de junho de 2009

Deus está no comando

TEXTO BÍBLICO

[1]Havia um fariseu chamado Nicodemos, que era líder dos judeus. [2]Uma noite ele foi visitar Jesus e disse:
– Rabi, nós sabemos que o senhor é um mestre que Deus enviou, pois ninguém pode fazer esses milagres se Deus não estiver com ele.
[3]Jesus respondeu:
– Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo.
[4]Nicodemos perguntou:
– Como é que um homem velho pode nascer de novo? Será que ele pode voltar para a barriga da sua mãe e nascer outra vez?
[5]Jesus disse:
– Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. [6]Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual. [7]Por isso não fique admirado porque eu disse que todos vocês precisam nascer de novo. [8]O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Espírito.
[9]– Como pode ser isso? – perguntou Nicodemos.
[10]Jesus respondeu:
– O senhor é professor do povo de Israel e não entende isso? [11]Pois eu afirmo ao senhor que isto é verdade: nós falamos daquilo que sabemos e contamos o que temos visto, mas vocês não querem aceitar a nossa mensagem. [12]Se vocês não crêem quando falo das coisas deste mundo, como vão crer se eu falar das coisas do céu? [13]Ninguém subiu ao céu, a não ser o Filho do Homem, que desceu do céu.
[14]– Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, [15]para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna. [16]Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. [17]Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo.

Versão da Bíblia:
Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)
www.sbb.org.br (Sociedade Bíblica do Brasil).


MENSAGEM

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês! (2Co 13.13).


Deus está no comando


Queridos irmãos em Cristo.

Segunda-feira, pela manhã, enquanto levava minha filha à escola, soube pelo rádio do acidente com o voo da Air France.

A primeira coisa que veio à minha mente foi o que deveriam estar pensando os parentes daquelas pessoas, naquele momento. Não tinha sequer uma hora que o voo deveria ter chegado ao destino. Eles começavam a perceber que o voo não chegou e jamais chegará ao seu destino.

Que triste para o pai que deixou seu filho no aeroporto. Para a mãe que se despediu deixando a filha que "morria de medo de voar" e que só não foi junto, porque não tinha dinheiro pra pagar a viagem.

Como se sentiram aquelas pessoas? Podemos, no máximo, supor. Pois só quem passa por situações assim, é capaz de sentir de verdade o que está acontecendo. Mas certamente foi e será ainda muito mais triste, ainda mais agora que começam a aparecer corpos. E ainda sabendo que talvez, a maioria das pessoas jamais tenha nem o direito de sepultar seus mortos. Vai sempre ficar o vazio, pois não há um túmulo. Não há um caixão. E fica sempre a tristeza da esperança frustrada.

Nestes momentos de acidente sempre tenta se entender a causa. E as pessoas começam a supor muita coisa. O certo é que algo estava errado. O avião deu mais 24 mensagens de erro em quatro minutos. Desde o primeiro defeito, até a queda.

Mas do que isso tudo adianta? Certamente para prevenir futuros erros e catástrofes. Para isso se faz os relatórios de erro. Para isso se gasta milhões pra recuperar uma caixa no fundo do oceano. Porque ela talvez contenha a resposta para as perguntas que o mundo inteiro está fazendo.

Então, queridos irmãos...

Se
há em nosso mundo relatórios que demonstram falhas em aviões, carros, estradas... E que apontam os reparos necessários, existe um relatório de erros que aponta para nós. Para a nossa vida: a Lei de Deus.

Olhando para a Lei de Deus temos que reconhecer que nossas vidas é cheia de falhas. Cheia de pecados. Que estes pecados nos trazem todo tipo de prejuízos e, pior do que isso, podem nos levar à condenação eterna.

O pecado prejudica nossos relacionamentos. E precisamos saber que o pecado existe. Nós somos pecadores e todas as pessoas com as quais convivemos também são pecadoras.

Por mais que amemos alguém, em momentos de turbulências nossa amizade pode encontrar um paredão de "cumulus nimbus". E se não estivermos muito bem firmados na Palavra de Deus, nossa vida pode balançar. Nossas amizades podem se estilhaçar em milhões de pedaços, depois nos restará buscar os corpos.

Nicodemos ouviu de Jesus:

"ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo." (Jo 3.3)

Talvez as pessoas queiram que sua vida ande no piloto automático. Deixando que os ventos as levem para onde o nariz aponta. Mas quem não nascer de novo não pode chegar ao Reino de Deus. Quem não está em Cristo ainda é velha criatura. Quem não tem Jesus, está sem rumo. Perdido...

Mas quem tem Jesus, tem um rumo. Tem um caminho. E não é qualquer caminho. É o Caminho, a Verdade e a Vida.

O avião da Air France estava saindo do alcance dos controladores de voo, quando caiu. Mas essa perda de contato nunca acontecerá com quem tem Jesus no comando. A torre de Jesus não perde o controle. Nós muitas vezes queremos fugir do seu controle. Sair da rota.

Queremos buscar caminhos alternativos. Aliás, por buscar caminhos alternativos aconteceu aquela colisão entre dois aviões, que matou mais de cem pessoas há pouco tempo.

Mas na viagem de nossa vida não precisamos nos guiar sozinhos. Temos o guia Jesus.

Pelo batismo nós já nascemos da água e do Espírito. Aquele Espírito Santo que o Senhor prometeu e enviou. Aquele mesmo espírito que nos fortalece na fé ao participarmos da Santa Ceia. É ele quem nos orienta. É Deus quem está no comando de nossas vidas.

E mesmo que por vezes pensemos caminhar sozinhos, não estamos sozinhos. Deus está nos guiando e quer continuar.

Deus não nos abandona quando pecamos. Deus não é como os inúteis equipamentos de segurança que manda mensagens pra dizer que algo está errado, mas não apontam uma solução.

Deus mostra o que está errado e mostra como resolver.

Você é pecador... E assim está condenado ao inferno.

Jesus Cristo é o Salvador. Creia nele e você será salvo.

Pronto.

Aí está Deus no comando.

Aí está o Espírito Santo agindo em nossas vidas.

E assim nos vemos cercados de amor por toda a trindade:

Deus Pai nos criou e sustenta.

Deus Filho nos perdoou na cruz.

Deus Espírito santo nos regenerou pela água e nos mantém na fé.

E quando nos sentimos fracos, o Senhor continua forte. Ele continua nos cercando de amor.

Todos podem nos abandonar, mas o Senhor nunca nos abandonará. O Espírito Consolador estará conosco todos os dias. Até aquele glorioso dia da volta de Jesus.


Muitas vezes nossa vida é tão triste quanto foi o último desastre de avião. Mas com o Senhor em nossa vida, não perderemos o rumo. Ao pecar, ele nos trará de volta. Ao sermos arredios, ele insistirá. Pois para o Senhor, cada um de nós é precioso. Cada um de nós é único, como a ovelha perdida.

Pela fé no Senhor, fomos tornados filhos de Deus e herdeiros da vida eterna. Nessa fé o Espírito Santo nos mantém. Amém.


E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Amém. (Fp 4.7)

Pastor Jarbas Hoffimann – Nova Iguaçu-RJ

Glórias Somente a Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...