domingo, 28 de junho de 2009

não tenha medo; tenha fé!

4º Domingo após Pentecostes

Que a graça do Senhor Jesus Cristo,
o amor de Deus e a presença do
Espírito Santo estejam com
todos vocês! (2Co 13.13).

Texto Bíblico:

Marcos 5.21-43


Mensagem:


Não tenha medo; tenha fé!


Queridos irmãos em Cristo.

Na última quinta-feira uma notícia surpreendeu o mundo: morreu Michael Jackson. Não chegou a chocar, mas surpreendeu. Afinal, nesta época em que as pessoas vivem até perto dos 100 anos, viver apenas 50 é viver pouco. Ainda mais para alguém que poderia recorrer aos mais caros e modernos tratamentos de saúde...

Mas aquela surpresa inicial foi passando, conforme éramos lembrados de todo o histórico de saúde frágil e vida conturbada do maior ídolo pop de todos os tempos. Foram muitos escândalos, muitos tratamentos de saúde obscuro, muitas drogas para acabar com as dores. Inclusive, uma destas drogas, o Demerol, derivado do ópio, pode ser a provável causa da morte do cantor. Era um narcótico fortíssimo, usado para acalmar as dores. Vários noticiários lembraram que o cantor era viciado em analgésicos.

A morte de Michael Jackson surpreendeu, mas a morte é sempre surpreendente. Seja ela ao nascer ou com idade avançada. Pior ainda é para um pai, ter que sepultar seu filho. Por isso se coloquem no lugar de Jairo. Lembrem também de todo mal que os chefes dos judeus causaram a Jesus. Pois bem, Jairo era o "chefe da sinagoga" (5.22), que era alguém encarregado do bom andamento do culto público.

Quando Jairo vê que sua filha está por morrer, ele vai procurar Jesus. Nada mais interessa, pois a vida de sua filha estava em risco. Perto de Jesus, Jairo "se joga aos pés de Jesus, pedindo com muita insistência: — A minha filha está morrendo! Venha comigo e ponha as mãos sobre ela pra que sare e viva!" (5.22-23).

Mas antes de conseguirem ir, Jesus é parado por uma mulher que sofria havia 12 anos. Olhando para a mulher, Jesus lembra:

—Minha filha, você sarou porque teve fé. Vá em paz; você está livre do seu sofrimento. (5.34).

Este acontecimento não alegrou apenas àquela mulher. Certamente Jairo teve a confirmação de que buscou ajuda no lugar certo. Mas a alegria vira tristeza novamente: "chegaram alguns empregados da casa de Jairo e disseram: —Seu Jairo, a menina morreu. Não aborreça mais o Mestre." (5.35).

Esta frase é muito parecida com outro texto bíblico...

Marta, irmã de Lázaro disse a Jesus: "Se o senhor estivesse aqui, meu irmão não teria morrido." (Jo 11.21).

Mas Jairo tinha feito a coisa certa. Ele recorreu à fonte da nossa esperança: Jesus Cristo. Aquele que é a ressurreição e a vida.

Jesus olha para Jairo e diz:

"Não tenha medo; tenha fé!" (5.36)

Para chegar até Jesus, Jairo despiu-se de tudo que o impedia de chegar perto do Mestre:

1) Colocou de lado os seus preconceitos;

2) Deixou de lado sua vaidade de chefe.

3) Sujeitou-se a outra pessoa, quando se ajoelhou diante de Jesus.

4) Reconheceu em Jesus a única esperança e foi atrás dele.


Assim como a morte vem sem avisos, também acontecem muitas coisas ruins em nossas vidas. Não é por acaso que os vendedores de milagres estão lotando templos de um deus inesistente. Um deus edir, valdomiro, ou qualquer outro destes mercadores de promessas falsas e carniceiros do sofrimento alheio.

Os problemas e dificuldades sempre existirão enquanto este mundo existor. Mas para os filhos de Deus Jesus diz: "Não tenha medo; tenha fé!" (5.36).

Faça como o profeta Jeremias, que no capítulo principal de suas Lamentações diz: "o amor do Senhor Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim." (Lm 3.22).

É este mesmo Deus que olha por você todos os dias. Que vê o sofrimento pelo qual você está passando, mas que prometeu e vai te salvar.

O inimigo quer que você pare de crer. Quer que você abandone Jesus, mas "Não tenha medo; tenha fé!"

A melhor tradução para esta frase, na verdade, seria: "Pare de ter medo e continue crendo." Ou seja, continue no caminho do Senhor. É um caminho sempre bom no final.

Jairo continuou crendo e viu sua filha viva novamente. Mas as nossas esperanças em Jesus não são apenas para esta vida. São para esta vida e também para a vida eterna.

Quando os problemas vierem "pare de ter medo e continue crendo em Jesus". Continue lendo a Palavra do Senhor. Continue participando dos Sacramentos. Assim é que Deus nos tira o medo e aumenta a fé.

É assim que o Senhor nos mostra que o amanhã pode e será melhor. Pois a nossa esperança está firmada no Senhor da Vida. Ele vive e nós também viveremos. Por isso, não tenha medo; tenha fé em Jesus Cristo. Amém.


E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Amém. (Fp 4.7)

Pastor Jarbas Hoffimann – Nova Iguaçu-RJ

Glórias Somente a Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...