sábado, 23 de abril de 2011

Hoje é dia de esperança

1º Domingo de Páscoa

 

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês! (2Co 13.13).

Sl 16 / Jr 31.1-6 / Cl 3.1-4 / Mt 28.1-10

Hoje é dia de esperança

A Paz do Senhor esteja com vocês. Amém.

Hoje é dia de Páscoa. Hoje é dia de esperança.

A Ressurreição de Jesus vem renovar nossa esperança para o dia-a-dia da nossa própria ressurreição.

Nosso Salvador ressuscitou e, com isso, garante que todos os que creem nele também serão ressuscitados no último dia deste mundo.

Vocês têm esta esperança?

Por que é que vocês vêm à Casa de Deus, se não pela esperança que têm de um dia ver Cristo face a face?

Olhando para os textos bíblicos de hoje, podemos sentir a esperança fluindo nas palavras daqueles que testemunharam a ressurreição. No Evangelho, as mulheres procuravam um cadáver, mas encontraram um túmulo vazio.

Laughing JesusNa epístola sentimos a esperança de Paulo escrevendo aos colossenses para ensinar como viver em Cristo.

Até mesmo nos dois textos do Antigo Testamento, há esperança em Cristo...

Em Jeremias, Deus diz: “Está chegando o tempo em que os vigias gritarão nas montanhas de Efraim: ‘Venham! Vamos subir até Sião, onde está o Senhor, nosso Deus!’” (Jr 31.6). E no Salmo 16, versículo 5: “Tu, ó Senhor Deus, és tudo o que tenho. O meu futuro está nas tuas mãos”.

São palavras de esperança. Palavras daquele que confia no Senhor em todo o tempo. Mas não uma esperança fútil, como alerta o apóstolo Paulo aos Coríntios: Se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo.” (1Co 15.19).

Como disse o Pr. Roberto no culto de Quinta-Feira:

Esperar em Cristo apenas pra curar as dores do dia-a-dia, é esperar muito pouco. Mas hoje muitos querem apenas esse cristo:

- que resolve seus problemas financeiros...

- que resolve seus problemas amorosos...

- que pode curar suas doenças físicas...

- e que ainda cobra uma oferta especial para fazer seus milagres...

- ou vende uma garrafinha de água abençoada...

- ou que vende uma chave dourada ou uma medalha com água do rio Jordão...

Esse cristo, como muitos outros falsos cristos, está morto.

Coitadas das pessoas que buscam esse cristo, porque são os mais infelizes dos seres humanos. Eles creem num Cristo que não existe. E colocam todas as suas esperanças em quem não lhes pode defender. Pois o verdadeiro Jesus Cristo é muito mais que esse falso cristo. O nosso Salvador nos dá esperança plena, para esta vida e para a vida eterna.

Você tem esta esperança? Eu tenho. E todo aquele que crê em Jesus também a terá a esperança da salvação.

No texto de Colossenses, o apóstolo lembra o motivo da esperança: Vocês foram ressuscitados com Cristo.” (v.1).

E daí? O que fazer com esta esperança?

Paulo responde: Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus. Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra.” (vv.1-2).

Nós já lemos o texto que relembra o que aconteceu naquele primeiro domingo da verdadeira Páscoa. Agora vamos ouvir novamente. Feche seus olhos e se veja naquele caminho, junto com as mulheres, que vão visitar o túmulo do Salvador.

Vamos relembrar como isto aconteceu (áudio foi usado quando foi proferido o sermão, mas aqui, leia o texto).

Aquelas mulheres não tinham mais esperança. Sua esperança jazia naquele túmulo frio. Mas Jesus, contrariando toda lógica, cumpre sua promessa e ressuscita.

Assim é o nosso Senhor, ele contraria a lógica para nos dar a Salvação.

Contrariando a lógica...

... Deus que se torna homem;

... Deus que não pode morrer, se dá à morte por nós;

... Aqueles que merecem castigo – pela fé – são tornados justos e inocentes diante de Deus;

Assim Deus sempre continua contrariando a lógica humana e nos enchendo de esperança para esta vida e para a vida eterna.

21Porque, assim como por meio de um homem veio a morte, assim também por meio de um homem veio a ressurreição. 22Assim como, por estarem unidos com Adão, todos morrem, assim também, por estarem unidos com Cristo, todos ressuscitarão.” (Rm 1Co 15.21-22).

Por causa de Adão todos ficam doentes... Sofrem... Morrem...

Mas há uma solução:

por causa de Jesus todos são restaurados... Vivificados... E recebem a Vida eterna.

Enquanto vivemos esta vida, o importante é estar unido a Cristo. Participando de seu Corpo e Sangue. Aprendendo de sua Palavra. Para que nossa esperança esteja cada vez mais firme. E a exemplo daqueles que viram o Mestre ressuscitado, nós também vamos contar esta boa notícia para todos. E assim a esperança em Cristo vai se propagar cada vez mais. E a vida de Cristo tornará nossa vida mais alegre e plena.

Onde está Jesus? Não está no túmulo. Cristo vive e reina eternamente, se você crê em Jesus, você também tem a vida eterna. E ele está onde dois ou três se reúnem em seu nome, por isso o Senhor está aqui conosco também.

Ponham a confiança e a esperança de vocês em Cristo. E no último momento das suas vidas, não precisa ter medo do que tem do outro lado. Ali, todos que cremos e esperamos em Jesus, veremos o Salvador, que nos acolherá com braços de um pai amoroso.

Cristo vive, nós também viveremos. Aleluia. Amém.

E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Amém. (Fp 4.7)

Pastor Jarbas Hoffimann – Nova Venécia-ES

Soli Deo Gloria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...