terça-feira, 28 de junho de 2011

call center divino

Ouvi falar de um tal de "call center". Não sabia o que era. Quando descobri do que se tratava constatei que eu já conhecia, mas não sabia que se chamava assim: "call center". Procurando uma definição, li que é um sistema telefônico computadorizado que permite atendimento de múltiplas entradas a partir de um único número. Numa linguagem popular é aquele serviço telefônico que muitos se aborrecem de usar. Você liga e escuta uma voz gravada, fria e inatingível. Quando então consegue falar com uma atendente, você tem a impressão de que tudo continua frio e previsível. Uma voz melosa e falsa do outro lado repetindo frases como: "um momento senhor", "desculpe senhor", "sua ligação é importante para nós"!

Ouvi a expressão "call center" porque foi divulgada pela mídia a aprovação do decreto 6523, que criou regulamentações para tornar o serviço mais eficiente ou menos chato. A verdade é que este tal serviço é chato porque é demorado, artificial e muitas vezes ineficiente.

E se comparássemos a "oração" com uma "ligação telefônica". E se comparássemos o atendimento de Deus com um "call center", será que haveria pontos comuns? Uma comparação possível é a possibilidade de atender uma infinidade de ligações através de um mesmo número. Não sei como este sistema pode ser tão eficiente, mas de fato, Deus recebe e escuta todas orações, mesmo sendo bilhões a orar ao mesmo tempo. Porém, não existe nenhuma regulamentação quanto ao tempo de sermos atendidos. Deus é quem controla quando e como vai nos atender. O interessante é que é sempre do melhor jeito e sempre no tempo certo! Por isso que dizemos "amém" com tanta segurança.

Ao contrário dos "call centeres", na oração, não temos uma resposta artificial e fingida. Bem pelo contrário! Deus oferece eficientíssimo serviço através de sua forte, sincera e poderosa Palavra: a Bíblia. Por isso, seguindo a idéia dos números telefônicos, deixarei alguns para você eventualmente ligar:

Quando você estiver triste, ligue João 14.

Quando pessoas falarem de você, ligue Salmo 27.

Quando você estiver nervoso, ligue Salmo 51.

Ansioso e preocupado? Ligue Filipenses 4.6-7 ou Mt 6.19,34.

Quando você estiver em perigo, ligue Salmo 91.

Quando Deus parecer distante, ligue Salmo 63.

Quando sua fé precisar ser ativada, ligue Hebreus 11.

Está sentindo medo ou solidão? Ligue Salmo 23.

Quando você for áspero e crítico, ligue 1º Coríntios Co 13.

Para saber o segredo da felicidade, ligue Colossenses 3.12-17.

Quando se sentir abandonado, ligue Romanos 8.31-39.

Para encontrar descanso, ligue Mateus 11.25-30.

O "Call Center" Divino é realmente excelente! Além disso, não há outra regulamentação além da fé!

Pastor Ismar Lambrecht Pinz
Congregação Cristo Redentor
Bairro Três Vendas – Pelotas-RS.
Artigo escrito para jornais (03/12/2008)