quarta-feira, 31 de outubro de 2018

O Núcleo da Reforma Luterana


      Esta é a verdade que liberta. É Jesus, o salvador que proclama a salvação pela fé e pela graça de Deus. Aí está o núcleo da Reforma Luterana. A Palavra de Deus. Ela é a verdade. Ela é a autoridade sobre nossas vidas. Ela é a fonte de ensinamento cristão. É nela que conhecemos um Deus que salva por graça e fé em Cristo.

      O que é ser um cristão luterano? Esta reflexão é apropriada nestes 501 anos da Reforma Luterana. Martinho Lutero, em 31 de outubro de 1517, fixa 95 teses que propõem um debate sobre práticas e éticas que estariam longe da verdade. Não de uma verdade subjetiva, definida de acordo com os propósitos e objetivos de cada um, mas da verdade que molda e define nossas vidas.
“E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” (João 8.32).
      Então, o que é ser um cristão luterano? O núcleo desta resposta é o mesmo núcleo da Reforma Luterana: o reconhecimento de que a Palavra de Deus é a verdade. E, por consequência, crer no que ela fala ao coração. Crer que o universo é criação de Deus. Crer que Jesus morreu e ressuscitou para perdão e salvação. Crer que o Espírito Santo é Deus que transforma vidas. Ser cristão luterano é erguer a bandeira da Bíblia como verdade viva de Deus, principalmente em uma sociedade repleta de verdades subjetivas.
      Então #ficaadica: ser cristão luterano é crer na Palavra e colocá-la como autoridade máxima sobre nossas vidas! É nela que conhecemos um Deus que ama o pecador, o perdoa e o transforma. É tempo de celebrar o aniversário da Reforma Luterana e exaltar a Palavra de nosso Deus. Como o próprio Martinho Lutero disse:
“Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias”.
      Este Deus de amor quer falar ao seu coração. Leia a sua Bíblia, vá à sua igreja cristã!

Pastor Bruno A. K. Serves
Congregação Evangélica Luterana Cristo
Candelária-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...