sábado, 29 de dezembro de 2018

Ainda dá tempo de ter o bom Natal

      Precisamos confessar que às vezes não conseguimos apreciar os encantos natalinos. A agenda lotada de confraternizações, amigos secretos e preparativos para o próprio Natal nos fazem acelerar o passo e o relógio. E, neste embalo frenético, a vida vai passando. Neste embalo, a vida e mais um Natal podem acabar escorrendo entre nossos dedos. E quem sabe um dia poderemos nos queixar de que a vida não foi vivida, o Natal não foi encantado, os filhos não foram vistos crescendo e que nos arrependemos amargamente de não ter curtido os pais, os amigos, os irmãos.
      Ainda dá tempo. É possível agarrar o Natal e vive-lo. É possível apreciá-lo. E, para isto, quem sabe seja necessário tirar o foco dos atropelos e fazer um check-in lá na estrebaria de Belém. E, com a vida que Deus nos deu, juntar-nos a Maria, José, pastores e aos animais daquele momento histórico. Afinal, no nascimento de Jesus, Deus veio a nós. Sim, Deus se fez homem, se fez carne, se fez um de nós. Veio ao mundo experimentar a nossa vida, viver a nossa vida, cuidar de nossa vida. Jesus é Deus que não deixou e jamais deixará nossas vidas escorrerem entre seus dedos, mas é Deus que tem em suas mãos todo o nosso viver, com nossas angústias, aflições e medos. Assim testemunha a Palavra de Deus: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (João 1.14).
      O bom Natal está pronto. E não pode ser comprado. Não há dinheiro no mundo que pague por ele. Ele é precioso. O bom Natal é Jesus. É Deus conosco. É o menino vindo para restaurar nossa existência, com sua morte e ressurreição, provando ser Deus verdadeiro que oferece perdão, vida e salvação. Não pode ser comprado... É dado por graça. Unicamente pela fé! É possível experimentar este bom Natal. Com um Papai-Noel gordo, cheio de presentes, ou com um Papai-Noel magrinho que apenas presenteia com simples balinhas. O bom Natal é possível porque é o Natal de Jesus, é o Natal da salvação.
      Não deixe mais um Natal ser sufocado pela agenda e pelo relógio. Desacelere, respire. Creia no Senhor Jesus e seja transformado pela mensagem de amor, paz e reconciliação que o menino nos trouxe e ainda continua trazendo. O bom Natal transforma vidas. O bom Natal ensina a perdoar. O bom Natal reconcilia. Aliás, este ano que está indo para seu final foi marcado por polaridades e extremidades. As diferenças entre ideologias, opiniões políticas e votos causaram verdadeiras ebulições entre famílias e amigos. Por isto, é tempo de viver o bom Natal. É tempo de perdoar e reconciliar-se.
      Então fica a dica: celebre o Natal de Jesus com sua família. No pouco ou no muito, nos sorrisos ou nas lágrimas, nas esperanças ou nas depressões, lá está ele, o menino Jesus. Ainda dá tempo de preparar o bom Natal do Salvador. Aliás, ele já está pronto, basta apreciá-lo.

Pastor Bruno A. Krüger Serves
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Candelária, RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...