terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Feliz Natal com "S"



      Na semana passada um simples jardineiro de Jaciara, no Mato Grosso, fez algo que chamou a atenção. Cheio de bom coração e boa vontade, quis deixar uma mensagem de Feliz Natal no gramado à beira da avenida da cidade. Mas, revelando provavelmente sua baixa escolaridade, trocou a letra Z pela letra S e escreveu “Felis Natal”.
      Ao perceber o erro, o jardineiro logo apagou a mensagem no gramado. Mas, como estamos na era do mundo digital, diversas pessoas registraram o erro e a mensagem que era para animar a população acabou sendo motivo de piada nas redes sociais. Porém a prefeitura de Jaciara defendeu o seu jardineiro, reconhecendo o seu belo trabalho e a sua ótima intenção no ocorrido.
      Este jardineiro de vida simples me fez lembrar da simplicidade do primeiro natal. Aquele que foi esperado por toda a humanidade nasceu em um local cheirando a bicho, enquanto que outras famílias repousavam em suas confortáveis casas e pousadas. E como não lembrar dos pastores de ovelhas de Belém, vidas também tão simples, que foram convidados por anjos a visitar o menino Jesus? O Natal é para todos. Desde as vidas simples, como o jardineiro de Jaciara e os pastores de Belém, até pessoas ricas e de destaque, como os magos do oriente que vieram adorar a Jesus com suas riquezas. Jesus nasceu para todos. Jesus foi morto e ressuscitado por todos, independentemente da sua posição social ou da sua escolaridade.
      Mas o episódio do jardineiro que errou a grafia do feliz, trocando z pelo s, me faz lembrar que o Natal pode ser feliz mesmo quando há erros, não de português, mas na vida. Podemos ter um feliz Natal mesmo com tantos erros, pecados e culpas. O Natal pode ser feliz também para aqueles que lutam contra uma depressão, que estão na fila de uma cirurgia ou que lutam em uma quimioterapia. O Natal também pode ser feliz para aqueles que choraram durante o ano. O Natal pode ser feliz mesmo nas casas onde haverá um lugar vazio à mesa e também no coração.
      Sim, podemos ter um feliz Natal. Isto porque ele não está condicionado a presentes, sensações de bem-estar, mesa farta ou escolaridade. O Natal é feliz porque está condicionado à graça de Deus, ao que o menino Jesus veio fazer entre nós: “Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mateus 1.21). Natal não é focar nos penduricalhos, mas focar na salvação que o menino Jesus trouxe a todos.
      Então fica a dica: Jesus nos prepara um feliz Natal. Ele nos garante isto. Prepare e celebre o Natal do perdão, da bondade e da misericórdia de Deus. O Natal de Jesus é para todos!

Pastor Bruno A. Krüger Serves
Congregação Evangélica Luterana Cristo, Candelária-RS
Igreja Evangélica Luterana do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...