segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Firmes. Como?

      No primeiro Domingo no Advento, a Igreja Cristã, que segue a tradição litúrgica, iniciou o Ano Novo da Igreja. Eles começam sempre no domingo mais próximo ao dia 30 de novembro.
      Para ver todos os recursos já preparados pela IELB (Igreja Evangélica Luterana do Brasil) par o período, como cartazes e outros materiais de uso da igreja e dos pastores, veja aqui.
      Já há um texto meu, escrito para o primeiro Domingo, mas aqui abaixo, para o segundo Domingo no Advento.

      Pensando neste tema que norteará o trabalho, a pregação do culto no Segundo Domingo no Advento aconteceu com os textos sugeridos, que são:
      Sl 66.1-12 | Ml 3.1-7b | Fp 1.2-11 | Lc 3.1-20

Firmes. Como?
  • Louvando.
    • Sl 66.1-2,8: Que todos os povos louvem a Deus com gritos de alegria! Cantem hinos de louvor a ele; ofereçam a ele louvores gloriosos. Que todas as nações louvem o nosso Deus! Que cantem hinos de louvor em voz alta!
  • Orando.
    • Sl 66.3-4: Digam isto a Deus: “Como são espantosas as coisas que fazes! O teu poder é tão grande, que os teus inimigos ficam com medo e se curvam diante de ti. O mundo inteiro te adora e canta louvores a ti; todos cantam hinos em tua honra.”
    • Fp 1.3-4: Sempre que penso em vocês, eu agradeço ao meu Deus. E, todas as vezes que oro em favor de vocês, oro com alegria.
  • Ofertando com sinceridade.
    • Ml 3.3-4: Ele se sentará para purificar os sacerdotes, os descendentes de Levi, como quem purifica e refina a prata e o ouro no fogo. Assim eles poderão oferecer a Deus os sacrifícios que ele exige. Então as ofertas trazidas pelo povo de Judá e pelos moradores de Jerusalém agradarão a Deus, como acontecia nos tempos passados.
    • Fp 1.7: Vocês estão sempre no meu coração. E é justo que eu me sinta assim a respeito de vocês, pois vocês têm participado comigo desse privilégio que Deus me deu. É isso o que vocês estão fazendo agora que estou na cadeia e foi o mesmo que fizeram quando eu estava livre para defender e anunciar com firmeza o evangelho.
  • Arrependidos dos pecados.
    • Lc 3.3: E João atravessou toda a região do rio Jordão, anunciando esta mensagem: Arrependam-se dos seus pecados e sejam batizados, que Deus perdoará vocês.
  • Fugindo do pecado.
    • Ml 3.5,7: O Senhor Todo-Poderoso diz ao seu povo: Eu virei julgá-los. E darei sem demora o meu testemunho contra todos os que não me respeitam, isto é, os feiticeiros, os adúlteros, os que juram falso, os que exploram os trabalhadores e os que negam os direitos das viúvas, dos órfãos e dos estrangeiros que vivem com vocês. ... Vocês são como os seus antepassados: abandonam as minhas leis e não as cumprem. Voltem para mim, e eu voltarei para vocês. Mas vocês perguntam: “Como é que vamos voltar?”
  • Confiando.
    • Sl 66.7: Pelo seu poder, ele governa para sempre, e os seus olhos vigiam as nações. Que ninguém se revolte contra Deus!
    • Fp 1.6: Pois eu estou certo de que Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que ele esteja completo no Dia de Cristo Jesus.
      • Confiando durante os sofrimentos.
        • Sl 66.10-12: Ó Deus, tu nos puseste à prova. Como a prata é provada pelo fogo, assim nos provaste. Tu nos deixaste cair numa armadilha e colocaste cargas pesadas nas nossas costas. Deixaste que os nossos inimigos nos pisassem. Passamos pelo fogo e pela água, mas agora nos trouxeste para um lugar seguro.
      • Porque o Senhor não muda.
        • Ml 3.6: O Senhor diz: Eu sou o Senhor e não mudo. É por isso que vocês, os descendentes de Jacó, não foram destruídos.
  • Testemunhando
    • Sl 66.5-6,9: Venham e vejam o que Deus tem feito, vejam com espanto as coisas que ele tem feito em favor das pessoas. Ele mudou o mar em terra seca, e os nossos antepassados atravessaram o rio a pé. Ali nos alegramos com o que ele fez. ... Ele nos tem mantido vivos e não nos tem deixado cair.
    • Lc 3.8: Façam coisas que mostrem que vocês se arrependeram dos seus pecados. E não digam uns aos outros: “Nós somos descendentes de Abraão.” Pois eu afirmo a vocês que até destas pedras Deus pode fazer descendentes de Abraão!
    • Fp 1.5: por causa da maneira como vocês me ajudaram no trabalho de anunciar o evangelho, desde o primeiro dia até hoje.
  • Trabalhando pelo próximo.
    • Lc 3.11,13-14: Quem tiver duas túnicas dê uma a quem não tem nenhuma, e quem tiver comida reparta com quem não tem. ... Não cobrem mais do que a lei manda! ... Não tomem dinheiro de ninguém, nem pela força nem por meio de acusações falsas. E se contentem com o salário que recebem.
  • Crescendo em fé e comunhão.
    • Fp 1.9-11: O que eu peço a Deus é que o amor de vocês cresça cada vez mais e que tenham sabedoria e um entendimento completo, a fim de que saibam escolher o melhor. Assim, no dia da vinda de Cristo, vocês estarão livres de toda impureza e de qualquer culpa. A vida de vocês estará cheia das boas qualidades que só Jesus Cristo pode produzir, para a glória e o louvor de Deus.
  • Firmes.
    • Ml 3.2: Mas quem poderá aguentar o dia em que ele vier? Quem ficará firme quando ele aparecer? Pois ele será como o fogo, para nos purificar; será como o sabão, para nos lavar.

Rev. Jarbas Hoffimann

Congregação Castelo Forte
Nova Venécia, ES
Igreja Evangélica Luterana do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...