quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

O Culto Luterano - manual litúrgico 13

Este manual encontra-se completo aquiMas está disponibilizado também nas postagens, com o marcador "manual da comissão de culto". Há outras duas publicações no blog (mais antigas) devem aparecer na busca também, mas estas aqui estão atualizadas.




MATERIAL DA DISCIPLINA DE LITÚRGICA DA EST-ICSP
Prof. Rev.Raul Blum.


O CULTO NO ANTIGO TESTAMENTO


 

NO PRINCÍPIO MANIFESTAÇÕES ESPORÁDICAS:


·         Adão e Eva, comunhão perfeita antes da queda;
·         Caim e Abel trazem ofertas do seu trabalho ao Senhor (Gn 4.1-7);
·         Noé levanta um altar e queima animais em holocausto (Gn 8.20-22);
·         Abraão oferece um carneiro (Gn 22.1-12);
·         Jacó edifica uma coluna em Betel (Gn 28.18-22);
·         José vive uma vida temente a Deus (Gn 39);

 


INSTITUI-SE O CULTO:

·         A Páscoa (Êx 12.1-28);
·         Livro de Levítico: Manual do Culto Israelita

 


OS SACRIFÍCIOS NO LIVRO DE LEVÍTICO


·         Sacrifícios – centro do culto no tabernáculo. Elemento mais importante: sangue.

Holocausto (Capítulo 1)
·         (‘olah – hebraico) “fazer subir”.
·         (olokáutoma – grego)

·         Seqüência do ritual do Holocausto de gado:
1o – Apresentação da vítima (v. 3);
2o – Imposição da mão do ofertante sobre a vítima (v. 4);
3o – Morte da vítima (v. 5);
4o – Aspersão do sangue (v. 5);
5o – Ato de esfolar o animal (v. 6);
6o – Ato de partir o animal em seus pedaços (v. 6);
7o – Preparo do altar (v. 7);
8o – Ato de queimar o holocausto (vv. 8-9).

·         Significado do holocausto: a própria vida do ofertante é inteiramente consagrada a Deus
·         Como Deus recebia o holocausto: vv. 9, 13, 17.

Oferta de Manjares (Capítulo 2)
·         (corban minhah) – dádiva, presente, tributo, uma oferta a Deus, um sacrifício; Sentido literal: “oferta de presente”.
·         Única oferta sem derramamento de sangue.
·         Variedades:
a)       Oferta de manjares de farinha (v. 1);
b)      Oferta de manjarres de bolos (vv. 4, 5, 7);
c)       Oferta de manjares de espigas verdes (v. 14).
·         Elementos a acrescentar à oferta de manjares: azeite, incenso e sal (vv. 1 e 13).
·         Elementos proibidos: fermento e mel (v. 11).
·         Vinho como libação (Êx 29.40; Nm 15.5ss).
·         Alimento para os sacerdotes (vv. 3, 10).

Sacrifícios pacíficos (Capítulo 3; 7.11-18)
(shelami) – “pacífico”.
·         Três motivos para a oferta:
a)       Ações de graça (7.12);
b)      Voto (7.16);
c)       Oferta voluntária (7.16).
·         Ocasiões para a oferta:
a)       Qualquer tempo (19.5);
b)      Prescrito para a festa das primícias (23.19).
·         Significado da oferta pacífica:
a)       Ação de graças (7.12; 22.29);
b)      Comunhão com Deus e com o próximo (7.14-16; 7.31-36).

Sacrifícios pelos pecados

·         São ofertas obrigatórias por causa do pecado. O indivíduo é culpado – deve trazer sua oferta.
·         Significado da oferta pelo pecado:
a)       Exigência de vida limpa e reta (5.1-5; 6.4-7);
b)      Necessidade de expiação (4. 35);
c)       Mal cometido contra o próximo é ofensa ao Senhor (6. 2).

Pecados sem perdão

·         Trata-se de uma atitude atrevida contra o Senhor e sua palavra.
·         Exemplos:
-          Lv 17.3-4: oferecer sacrifícios a outros deuses;
-          Lv 17.10: comer sangue;
-          Lv 18.23: abominações sexuais;
-          Lv 20.5: sacrifícios humanos a Moloque;
-          Lv 20.9: amaldiçoar pai ou mãe;
-          Lv 20,10-12: adultério;
-          Lv 20.13: homossexualismo, etc;
-          Lv 23.28-30: não guardar o dia da expiação;
-          Lv 24.10.16: blasfêmia;
-          Lv 24.17: homicídio.

 

O CULTO DIÁRIO


·         Deus prometera habitar o tabernáculo (Êx 25.8; 29.45,46) – Sua presença, então, é ali celebrada continuamente.


Holocausto diário

·         Cada manhã e cada tarde era oferecido um cordeiro no altar de bronze (Êx 29.38,39; Nm 28.3,4). Era o holocausto pela nação toda – expressão da consagração e celebração contínua do povo de Deus.
·         sangue derramado antes do holocausto era a expiação dos pecados da nação.

As ofertas de manjares diários

·         Era a gratidão a Deus pelo sustento dado ao povo (Nm 28.2,5).

As libações diárias

·         Acompanhavam o cordeiro e a oferta de manjares (Êx 29.40; Nm 28.7-8).

O incenso diário

·         Oferecido no altar que ficava no lugar santo (Êx 30.7-8);
·         incenso é símbolo de oração (Sl 141.2).

 

A lâmpada acesa continuamente

·         Lembrança da presença contínua do Senhor (Lv 24.2).

 


O CULTO SEMANAL


·         sábado era o dia de descanso do povo judeu. Deveriam cessar as atividades rotineiras.

Ofertas diárias duplicadas
·         Dois cordeiros pela manhã e dois pela tarde;
·         A oferta de manjares e sua libação também eram duplicadas (Nm 28.9,10).

Os pães da proposição
·         Eram colocados na mesa à direita de quem entrasse no tabernáculo, junto com o incenso;
·         Arão e seus filhos os comiam cada sábado, repunham os pães e queimavam o incenso no altar (Êx 25.30; Lv 24.5-9).

O CALENDÁRIO LITÚRGICO ANUAL


As festas de lua nova
·         Realizadas nos princípios dos meses;
·         Sacrifícios especiais e o toque de trombetas (Nm 28.11-15; 10.10).

As festividades anuais
A PÁSCOA – 1O MÊS
·         Estabelecida por Deus ainda no Egito (Êx 12.1-2,7,23-27; Lv 23.5);
·         Os pães asmos: seguia-se imediatamente à Páscoa com 7 dias de duração (Lv 23.6-8).

A FESTA DAS SEMANAS
·         Também chamada de “primícias” e posteriormente pentecostes (Êx 34.22; Nm 28.26; At 2.1);
·         Ofertas especiais eram feitas (Lv 23.15-21). Era uma oportunidade de agradecimento pelas primícias com ofertas especiais.
A FESTA DOS TABERNÁCULOS – 7O MÊS
·         toque das trombetas: Nm 29.1ss – 1o dia;
·         dia da expiação: Lv 23.26-32 – 10o dia;
·         A Festa dos Tabernáculos: Lv 23.33-36 – 15o dia. Habitavam em tendas por 7 dias para lembrar os dias no deserto: Lv 23.42-43.


OS ATOS INDIVIDUAIS DE CULTO


Expiação individual
·         Pecado contra a Lei precisaria purificação: Lv 4.2-4; 4.22ss; 4.27ss; 5.1ss etc.

Purificações cerimoniais
·         Contato com algo impuro. Ex.: a) A mulher após o parto (Lv 12.6); b) Cura da lepra (Lv 14.6ss); c) Os casos de fluxo (Lv 15).

Holocaustos individuais
·         Ação de graças e consagração pessoal: Nm 29.39;
·         Purificações individuais: Lv 12.6; Nm 6.11-14; Lv 14.13,19;
·         Consagração dos levitas e dos sacerdotes: Nm 8.12; Lv 9.2,12,14.

Oferta de manjares
·         Acompanhava normalmente os sacrifícios.

Sacrifícios pacíficos
·         Solenidades de louvor ao Senhor; comunhão entre o ofertante e Deus;
·         Parte era queimada e parte era comida pela família do ofertante e pelos sacerdotes: Lv 7.11ss, 31ss

Os dízimos
·         Faziam parte das ofertas ao Senhor: Lv 27.30-33.

Os votos
·         Demonstração de seu desejo de consagração total a Deus: Lv 27.



CRISTO, O CUMPRIMENTO DO CULTO DO AT


·         No AT, sacrifício constante de animais – Em Cristo temos o sacrifício perfeito Hb 9.13-14;
·         No AT celebrava-se a Páscoa como libertação de Israel dos egípcios – Em Cristo temos a libertação da escravidão do pecado para uma nova vida: 2Co 5.14-17;
·         No AT o Pentecostes celebrava a colheita – No NT o Pentecostes celebra a colheita para a Igreja do Senhor;
·         No AT o incenso era símbolo de oração – Cristo é aquele que intercede continuamente a Deus por nós.


O CULTO NO NOVO TESTAMENTO

           
Há uma mudança radical do culto do AT para o NT: Em Cristo acabam-se os sacrifício do AT e abre-se um novo tempo centralizado no sacrifício de Cristo – Cl 2.16-17;
Jo 4.19-24; Mt 18.20; Lc 22.19; Hb 10.19-25.
            Não há liturgia definida no início: 1Co 14.26; Ef 5.19; Cl 3.16; AT 20.7.
            No entanto, podemos agrupar as citações de culto no NT para ver os elementos que havia:

OFÍCIO DA PALAVRA
·         Leituras da escritura: 1Tm 4.13; Cl 4.16.
·         Homilia: At 20.7.
·         Cânticos: Cl 3.16.
·         Orações: At 1.14; 2.42; 4.31.
·         Amém congregacional: 1Co 14.16.
·         Ofertas: 1Co 16.1,2.

OFÍCIO DA SANTA CEIA
·         Ação de graças (eucharistía): Lc 22.19; 1Co 11.24.
·         Memória (anámnesis): Lc 22.19; 1Co 11.24,25.
·         Volta de Cristo: 1Co 11.26.
·         Ósculo da paz: Rm 16.16.


A ADORAÇÃO CRISTÃ DO SÉCULO II ATÉ A REFORMA


O SEGUNDO SÉCULO


            A primeira ordem definida de adoração encontramos na Apologia de Justino Mártir destinada ao Imperador Antonius Pius (c. 150). O esboço é o seguinte:

Culto da Palavra (Sinagoga Cristã)
Leituras dos Profetas, e “memórias dos Apóstolos” (Evangelhos e Epístolas)
Um Sermão (instrução e admoestação)
Orações comuns (a congregação de pé, todos participando)

Culto da Ceia do Senhor (Cenáculo Contínuo)
Ósculo da paz
Ofertório (esmolas, pão e vinho)
Oração de Ação de Graças (“bastante extensa” e improvisada “de acordo com a
 capacidade da pessoa” e seguida por um “Amém” comum
Comunhão


O TERCEIRO SÉCULO
            Liturgia registrada por Hipólito (fal. c. 236) num documento conhecido como Tradição Apostólica.

Culto da Palavra
Lições
Sermão
Salmos (?)
Orações Intercessórias
Ósculo de Paz

Culto da Mesa

Ofertório – os elementos são levados à mesa
Oração Eucarística
Saudação (responsório entre líder e povo)
O Senhor seja convosco; e com o vosso espírito.
(Sursum corda) Levantai os vossos corações; nós os levantamos para o Senhor.
Demos graças ao Senhor; é bom e reto fazê-lo.
Agradecimento
História da Salvação (A encarnação; vida, morte e ressurreição de Jesus)
Palavras da Instituição (“Ele tomou o pão, e tendo dado graças, etc.”)
Memória (gr.: anámnesis) “Lembrando, portanto, a Sua morte e ressurreição,
 etc.”
Oblação (“Oferecemos a Ti o pão e o cálice, etc.”)
Invocação do Espírito Santo (gr.: epiclesis) “Te rogamos que envies o Teu Espírito Santo, etc.”
Doxologia à Trindade, com Amém congregacional.
A Comunhão
Oração de pós-comunhão pelo presbítero; Amém do povo.
Bênção do bispo e despedida.

Note-se que a ceia é uma oferta mas não é sugerida a idéia de transubstanciação.


O QUARTO SÉCULO


Culto da Palavra
Leituras Bíblicas (várias, do AT e do NT, especialmente Epístolas e Evangelhos)
Salmos, entremeando-se com as leituras acima (alguns cantados por cantores, alguns
 com responsos pela congregação)
Sermões (por vários “presbíteros”)
Dispensa dos não-comungantes (os que ainda não eram batizados) com uma litania e responso do povo (“Senhor, tem misericórdia)

Culto da Mesa
Orações dos Fiéis
Saudação e Responso (uma bênção trinitária, ou “O Senhor seja convosco”, etc.)
Ósculo de Paz
Ofertório
Lavagem das mãos do bispo e dos presbíteros
Oferta dos elementos e de esmolas
A mesa é “cercada” (para impedir a participação de pessoas indignas)
O bispo é vestido com “uma vestimenta esplêndida”; depois, ele faz o “sinal da cruz” na testa.

Oração Eucarística
Sursum corda (“Levantai os vossos corações”, etc.)
Prefácio: Agradecimento por toda a providência de Deus, começando com a criação.
Sanctus (“Santo, santo,santo, Senhor deus dos exércitos”, etc.)
Palavras da Instituição (Anámnesis e Oblação) “Que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão” etc. Inclui uma referência à volta de Jesus.
Epiclesis (“. . . envia sobre este sacrifício o teu Espírito Santo. . . para que ele possa revelar este pão como o corpo de Cristo e este cálice como o sangue de Cristo e que todos os que dele participamos possamos ser fortalecidos em piedade. “)
Oração de Intercessão (dez seções)
Oração Dominical (?) (Ele era comumente usada, tanto antes como depois dessa época.)
Doxologia e “Amém” do povo
“Pedidos de oração” dirigidos pelo diácono, e Oração do Bispo
Conclamação à Comunhão (“Coisas santas para um povo santo”, com um responso)
Gloria in excelsis (Lucas 2.14, e não a forma posterior, aumentada) Hosana e Benedictus (qui venit, Mt 21.9)

Comunhão, com o cântico do Salmo 34
(“Oh, provai e vede que o Senhor é bom.”)
Ação de graças e intercessão do Bispo “depois da comunhão, seguidas de oração e bênção.

Despedida.
Note-se que no século IV a liturgia cristã já está bem desenvolvida, não é mais espontânea, mas ainda é fortemente congregacional.


O SÉCULO XVI

Nota: partes cantadas assinaladas com asterisco (*)

Liturgia da Palavra
* Intróito
* Kyrie eleison (nove vezes)
Entrada dos ministros
Preparação particular do ministros (secretamente)
Invocação
Salmo 43, com Gloria Patri
Salmo 124.8
Confiteor e Miserator (entre ministros e celebrante)
Versículos e responsos dos salmos
Coletas (orações)
Bênção do incenso e incensamento do altar, etc.
* Gloria in excelsis Deo
 Saudação e coletas (orações) do dia
 Epístola, cantada por subdiácono, com responso
* Gradual
* Espaço ou Seqüência, durante o qual são feitas:
Orações e Preparação para a Saudação do Evangelho, anúncio do Evangelho,
 com responso
Evangelho recitado (tom baixo) com responso
 Evangelho (com luzes e incenso, cantado por diácono com responso)
 Pregador dirige-se ao púlpito
Intimações
Pedido de orações
Epístola e Evangelho são lidos (vernáculo)
Sermão (vernáculo)
* Credo (Credo de Nicéia)
 Saudação e convite à oração

Liturgia do Cenáculo

* Ofertório: Versículos dos salmos cantados enquanto o celebrante prossegue secretamente
 Oferta do pão, com coleta
 Água misturada com vinho, com coleta
 Oferta do vinho, com coleta
 Orações
 Bênção do incenso, e incensamento dos elementos, do altar, dos ministros
 O celebrante lava as mãos, enquanto recita o Lavabo, Salmo 25.6-12, com Gloria Patri
 Oblação, com ofertas
 Coleta (secreta)
 Saudação e Sursum Corda
 Oração de Consagração (O Cânon Romano)
* Sanctus (enquanto os celebrantes continuam com a oração, em secreto)
 Pedido de aceitação da oferta
 Começo de intercessões pela Igreja
 A memória dos vivos
 A memória e intercessão através dos santos
 Segundo pedido de aceitação
 Terceiro pedido de aceitação
 Palavras da Instituição, com elevação e Benedictus*
 Anamnesis e Oblação (Memória e oferta)
 Outros pedidos de aceitação
 Memória dos mortos
 A comunhão dos santos
 Doxologia
 Oração Dominical
 A Paz (partição e mistura dos elementos
* Agnus Dei
 Comunhão do celebrante, com coletas, etc.
 Comunhão do povo
* Hino de Comunhão (salmo)
 Saudação e orações pós-comunhão
 Saudação e despedida
 Bênção da Congregação
 Último Evangelho (João 1.1-14) e responso

Nota: na Missa do Século XVI a congregação praticamente não tinha participação ativa. A partir já do século IV o canto passou a ser confiado gradativamente a um coral litúrgico. O povo assistia passivamente à missa.


ADORAÇÃO NÃO EUCARÍSTICA DURANTE O PERÍODO MEDIEVAL


O Ofício

            Consistia em “Horas de Oração” observadas nos mosteiros, catedrais e igrejas universitárias. O ciclo completo destas “Horas de Oração” consistia de oito ofícios diários, nos quais se cantavam salmos, liam-se trechos bíblicos e faziam-se orações. Neste ofícios não se celebrava a Santa Ceia.

Cultos de Pregação

            Desenvolveu-se uma forma de adoração, basicamente no vernáculo, a princípio inserido na missa, e, depois realizado como cerimônia separada. É conhecida como Prone e se assemelha à forma de adoração adotada por João Calvino, no século XVI. Eis o esboço da Prone.

Prone

Conclamação à Adoração (“In nomine Patri, etc.”)
Passagem do sermão em latim (para os intelectuais)
Votum alemão com “Amém” congregacional
Texto do sermão em alemão
Invocação do Espírito Santo
Sermão
Anúncios da paróquia
Oração da igreja
Oração Dominical e “Ave Maria”
Credo dos Apóstolos
Os Dez Mandamentos
Confissão Pública
Votum final

A ADORAÇÃO CRISTÃ NA REFORMA


Lutero elaborou duas missas: A Missa Latina e a Missa alemã. A Missa Latina é uma reforma da Missa Medieval tradicional. A Missa Alemã tem mudanças maiores e é mais simples. Eis o esboço da Missa Alemã:

A Missa Alemã de Lutero (Deutscher Messe, 1526)


Hino ou Salmo Alemão (Intróito)
Kyrie ( em grego)
Coleta (curta oração introdutória)
Epístola (cantada)
Hino Alemão (substituindo o Gradual e a Aleluia)
O Evangelho (cantado)
O Credo (conforme o hino alemão “Nós Cremos todos num só Deus” – HL 233)
Sermão
Oração Dominical (parafraseada)
Admoestação aos Comungantes à Mesa do Senhor
Palavras da Instituição
Comunhão, durante a qual podiam ser cantadas as formas alemãs do Sanctus (“No templo, a Isaías sucedeu” – HL 234), o Agnus Dei ou outros hinos alemães.
Coleta
Bênção Araônica


A Santa Eucaristia no Livro de Orações Comuns de 1662


Liturgia da Palavra
Oração Dominical (ministro sozinho)
Oração (coleta) pedindo pureza
Dez Mandamentos, e Kyries (em inglês)
Coletas (Orações)
Epístola
Evangelho
Credo (Nicéia)
Sermão

Liturgia do Cenáculo
Ofertório (Sentenças da Escritura; coletas; elementos preparados)
Intercessões
Exortação e Convite
Confissão e Absolvição Gerais: “Palavras Consoladoras”
Sursum corda (“Levantai os vossos corações”, etc.)
Oração de Consagração
Prefácio e Pontos: Sanctus; “Oração de Humilde Acesso”; Comemoração;
Palavras da Instituição
Comunhão
Oração Dominical
Oração de agradecimento pós-comunhão
Gloria in excelsis Deo
Paz e Bênção

Oração Matutina ou Vespertina (Livro de Orações de 1662)


(Hino)
Sentenças da Escritura: Exortação
Confissão de pecados e Absolvição: Oração Dominical
Salmos do Dia, cada um deles seguido por Gloria Patri
Leitura do Antigo Testamento
Cântico (por ex. Te Deum para as Matinas, Magnificat para as Vésperas)
Leitura do Novo Testamento
Cântico (por ex. Benedictus para as Matinas, Nunc Dimitis para as Vésperas)
Kyries; Oração Dominical; Sufrágios; Coletas
Antema
Oração de Agradecimento; Oração pedindo graça
(Hino)
(Sermão, seguido por atribuição de louvor)
(Coleta)
(Hino)
(Bênção)


Liturgia de Calvino em Genebra (1542)


Liturgia da Palavra
Sentença da Escritura: Salmo 124.8
Confissão de Pecados: Oração pedindo perdão
Salmo metrificado
Oração pedindo iluminação
Sermão

Liturgia do Cenáculo
Coleta
Intercessões
Oração Dominical, em longa paráfrase
Credo Apostólico (os elementos são preparados)
Palavras da Instituição
Exortação
Oração de Consagração
Comunhão (canta-se um salmo ou lêem-se passagens bíblicas)
Oração pós-comunhão
Bênção (Araônica)


Culto dos Anabatistas


            Nota: Conforme registro de um de seus grupos na Holanda em 1608.

Oração
Leitura da Escritura (um ou dois capítulos, com um comentário consecutivo a respeito do seu significado)
Oração
Sermão (uma hora, baseado em um texto)
Contribuições orais de outras pessoas presentes (tantas quantas desejassem)
Oração (feita pelo líder principal)
Oferta


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