O
ANO LITÚRGICO
INTRODUÇÃO
·
Divisão do tempo pela igreja – determinado pelos
acontecimentos principais da vida e obra de Jesus;
·
Divisão do tempo no AT – instituído por Deus o 7o
dia deveria ser santificado. As Luas Novas marcavam o início do mês. Páscoa,
Pentecostes e Tabernáculos anualmente deveriam ser observados;
·
Divisão do tempo no NT – surgiu dentro da
liberdade cristã, inspirada no AT.
ORIGEM E DESENVOLVIMENTO
·
Ponto de partida: Domingo e a
Páscoa;
·
Passos
seguintes:
Ascensão e Pentecostes como extensão e Semana Santa e Quaresma como preparo da
Páscoa;
·
Três primeiros
séculos:
Parece que era só este o Ano da Igreja acrescido ainda de alguns dias de
Mártires.
·
Surgimento do
Natal:
A partir da 2a metade do século IV;
·
Epifania e
Advento:
Surgiram naturalmente como prolongamento e preparo.
·
Complementação
do Ano Litúrgico: Foi questão de detalhes; o principal já estava organizado;
·
Note-se:
a) Festas de origem judaicas: nossas
festas móveis;
a) Festas de origem
cristã: festas fixas.
·
Período
Medieval:
Saturação do calendário com comemorações de santos e festas como o Corpus Christi;
·
Reforma: Esquema geral
mantido com eliminação dos dias de santos posteriores à Igreja Antiga.
Permanecem apenas os dias baseados num fato evangélico.
ESTRUTURA DO
ANO LITÚRGICO
A.
Domingos
e Festas Maiores
Três
Períodos ou tempos
1º. O tempo do Natal: Celebra os eventos em
torno da vinda de Cristo – as profecias, seu nascimento, a Epifania, seu
Batismo e transfiguração;
2º. O tempo da
Páscoa:
Celebra os eventos em torno da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Engloba
as épocas de Quaresma, Semana Santa, Páscoa, Ascenção e Pentecostes;
3º. O tempo da
Igreja:
Celebra o ministério e os ensinos de Cristo. É a época após Pentecostes. Inicia
com o Domingo da Santíssima Trindade e termina com o domingo do cumprimento.
B. As Festas
Menores
·
Celebram outros eventos na vida de Cristo;
·
Celebram os dias de santos e eventos na História
da Igreja;
C. As ocasiões
·
Celebram dias especiais na vida particular da
congregação (dedicação, aniversários);
·
Outros eventos como Festas Missionárias, Festas
de Colheita, Dia de Súplica e oração, Ação de Graças.
FINALIDADE DO ANO DA IGREJA
1o)
Ajudar-nos a ouvir “todo o desígnio de Deus” (At 20.27) e “o ensino de todas as
coisas que Jesus ordenou” (Mt 28.20).
·
Anualmente uma “visão completa” da Bíblia nos é
oferecida com a observância do Ano da Igreja.
2o)
Ajudar-nos a consagrar o nosso tempo a Deus.
·
Assuntos sociais e seculares submetem-se ao
assunto bíblico do dia em questão.
3o)
Tornar atual os atos poderosos de Deus em nossa própria vida.
·
Deus está conosco hoje assim como esteve com o
mundo nos tempos bíblicos – isto o Ano da Igreja nos ajuda a entender cada ano.
AS CORES LITÚRGICAS
Branco
·
Significação: Pureza, santidade, perfeição, glória,
alegria, paz, luz;
·
Simbolismo: Deus, eternidade, Cristo glorificado,
anjos, luz de Deus;
·
Uso: - Festas do Senhor – Natal, Epifania, Páscoa,
Ascensão;
-
Festa da Santíssima Trindade;
-
Festas da Mãe do Senhor;
-
Dias de Confessores e Santos não mártires;
-
Dia de São Miguel e todos os anjos;
-
Quinta-feira Santa;
-
Dia de Todos os Santos;
-
Dias de Finados;
-
Dia de Ação de Graças.
Vermelho
·
Significação: Fogo, sangue, martírio, amor, fervor,
vitória.
·
Simbolismo: Fogo do Espírito Santo, sangue de Cristo
e dos mártires, a vitória do ensino cristão.
·
Uso: -
Pentecostes;
- Dias de mártires;
- Dia da Santa Cruz;
- Festa da Reforma;
- Dedicações e aniversários de uma igreja ou
congregação;
- Nas instalações e ordenações de pastores;
- Nos concílios e convenções da igreja.
Verde
·
Significação: Crescimento, nutrimento (cor
predominante da natureza).
·
Simbolismo: Crescimento e expansão da igreja
(quantitativa e qualitativamente).
·
Uso: -
Época após epifania (exceto 1o e último domingo);
-
Época após pentecostes (exceto 1o
domingo).
Roxo ou violeta
·
Significação: Preparação, reverência, realeza.
·
Simbolismo: Penitência, reverência diante de Cristo.
·
Uso: -
Quaresma;
-
Alternativa para o Advento;
-
Dia de súplica e oração.
Preto
·
Significação: Luto, cinzas, humilhação.
·
Simbolismo: Pesar pela morte de Cristo, pesar pelos
pecados.
·
Uso: -
Sexta-feira Santa;
-
Alternativa para Quarta-feira de Cinza.
Azul
·
Significação: Esperança.
·
Simbolismo: Céu e esperança cristã.
·
Uso: - Advento (cor preferencial para este
período).
Dourado
·
Significação: Coroação.
·
Simbolismo: Coroação de Cristo, vitória de Cristo
sobre os poderes do mal e da morte.
·
Uso: - Alternativa para o dia de Páscoa.
Escarlate
·
Significação: Sangue.
·
Simbolismo: Sangue de Cristo (antigamente associado
à Paixão de Cristo).
·
Uso: - Alternativa para a Semana Santa.
PROPÓSITO DAS
CORES LITÚRGICAS
“Ensinar-nos pelos olhos”
O ALTAR E SEUS
ORNAMENTOS
Altar
·
Centro do culto da igreja;
·
No AT prescrito por Deus (Êx 27.1-8; 30.1-10);
·
No NT usado pelos cristãos especialmente para a
celebração da Santa Ceia.
Simbolismo
do Altar
·
Presença de Deus na sua Igreja.
Significado
do Altar
·
Sacrifício de Cristo pela redenção do mundo;
dos cristãos em agradecimento pelas bênçãos
recebidas
·
Mesa para Santa Ceia.
O
Crucifixo do Altar
É o ornamento
mais importante do altar:
·
Enfatiza a humanação de Cristo e seu sacrifício
perdoador;
·
Enfatiza a presença real de Cristo na Santa Ceia
(As velas não deveriam ser mais altas que
o crucifixo)
As
velas do Altar
Duas velas são colocadas na parte posterior do
Altar de ambos os lados do crucifixo.
Simbolismo:
·
Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem é a
luz do mundo;
·
Cristo sacrificou-se por nós (a vela consome-se
para dar luz);
·
Nós devemos sacrificar-nos em servir a Deus e aos
homens.
Atril
ou Estante do Missal
·
Pequeno apoio para o livro da liturgia, ou para a
Bíblia.
Os
paramentos
·
Altar, púlpito e ambão são revestidos com
paramentos conforme as cores do Ano da Igreja;
·
Com os paramentos somos “ensinados pelos olhos” –
lembrando-nos do espírito da época ou do dia em questão.
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