quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

O Culto Luterano - manual litúrgico 14

Este manual encontra-se completo aquiMas está disponibilizado também nas postagens, com o marcador "manual da comissão de culto". Há outras duas publicações no blog (mais antigas) devem aparecer na busca também, mas estas aqui estão atualizadas.



O ANO LITÚRGICO


INTRODUÇÃO


·         Divisão do tempo pela igreja – determinado pelos acontecimentos principais da vida e obra de Jesus;
·         Divisão do tempo no AT – instituído por Deus o 7o dia deveria ser santificado. As Luas Novas marcavam o início do mês. Páscoa, Pentecostes e Tabernáculos anualmente deveriam ser observados;
·         Divisão do tempo no NT – surgiu dentro da liberdade cristã, inspirada no AT.

ORIGEM E DESENVOLVIMENTO

·         Ponto de partida: Domingo e a Páscoa;
·         Passos seguintes: Ascensão e Pentecostes como extensão e Semana Santa e Quaresma como preparo da Páscoa;
·         Três primeiros séculos: Parece que era só este o Ano da Igreja acrescido ainda de alguns dias de Mártires.

·         Surgimento do Natal: A partir da 2a metade do século IV;
·         Epifania e Advento: Surgiram naturalmente como prolongamento e preparo.

·         Complementação do Ano Litúrgico: Foi questão de detalhes; o principal já estava organizado;

·         Note-se:
 a) Festas de origem judaicas: nossas festas móveis;
a)       Festas de origem cristã: festas fixas.

·         Período Medieval: Saturação do calendário com comemorações de santos e festas como o Corpus Christi;

·         Reforma: Esquema geral mantido com eliminação dos dias de santos posteriores à Igreja Antiga. Permanecem apenas os dias baseados num fato evangélico.


ESTRUTURA DO ANO LITÚRGICO


A.     Domingos e Festas Maiores


Três Períodos ou tempos
1º.     O tempo do Natal: Celebra os eventos em torno da vinda de Cristo – as profecias, seu nascimento, a Epifania, seu Batismo e transfiguração;
2º.    O tempo da Páscoa: Celebra os eventos em torno da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Engloba as épocas de Quaresma, Semana Santa, Páscoa, Ascenção e Pentecostes;
3º.    O tempo da Igreja: Celebra o ministério e os ensinos de Cristo. É a época após Pentecostes. Inicia com o Domingo da Santíssima Trindade e termina com o domingo do cumprimento.

B. As Festas Menores

·         Celebram outros eventos na vida de Cristo;
·         Celebram os dias de santos e eventos na História da Igreja;

C. As ocasiões

·         Celebram dias especiais na vida particular da congregação (dedicação, aniversários);
·         Outros eventos como Festas Missionárias, Festas de Colheita, Dia de Súplica e oração, Ação de Graças.

FINALIDADE DO ANO DA IGREJA

1o) Ajudar-nos a ouvir “todo o desígnio de Deus” (At 20.27) e “o ensino de todas as coisas que Jesus ordenou” (Mt 28.20).
·         Anualmente uma “visão completa” da Bíblia nos é oferecida com a observância do Ano da Igreja.

2o) Ajudar-nos a consagrar o nosso tempo a Deus.
·         Assuntos sociais e seculares submetem-se ao assunto bíblico do dia em questão.

3o) Tornar atual os atos poderosos de Deus em nossa própria vida.
·         Deus está conosco hoje assim como esteve com o mundo nos tempos bíblicos – isto o Ano da Igreja nos ajuda a entender cada ano.



AS CORES LITÚRGICAS


Branco

·         Significação: Pureza, santidade, perfeição, glória, alegria, paz, luz;
·         Simbolismo: Deus, eternidade, Cristo glorificado, anjos, luz de Deus;
·         Uso:           - Festas do Senhor – Natal, Epifania, Páscoa, Ascensão;
-          Festa da Santíssima Trindade;
-          Festas da Mãe do Senhor;
-          Dias de Confessores e Santos não mártires;
-          Dia de São Miguel e todos os anjos;
-          Quinta-feira Santa;
-          Dia de Todos os Santos;
-          Dias de Finados;
-          Dia de Ação de Graças.

Vermelho

·         Significação: Fogo, sangue, martírio, amor, fervor, vitória.
·         Simbolismo: Fogo do Espírito Santo, sangue de Cristo e dos mártires, a vitória do ensino cristão.
·         Uso:          - Pentecostes;
- Dias de mártires;
- Dia da Santa Cruz;
- Festa da Reforma;
- Dedicações e aniversários de uma igreja ou congregação;
- Nas instalações e ordenações de pastores;
- Nos concílios e convenções da igreja.

Verde

·         Significação: Crescimento, nutrimento (cor predominante da natureza).
·         Simbolismo: Crescimento e expansão da igreja (quantitativa e qualitativamente).
·         Uso:          - Época após epifania (exceto 1o e último domingo);
-          Época após pentecostes (exceto 1o domingo).

Roxo ou violeta

·         Significação: Preparação, reverência, realeza.
·         Simbolismo: Penitência, reverência diante de Cristo.
·         Uso:          - Quaresma;
-          Alternativa para o Advento;
-          Dia de súplica e oração.

Preto

·         Significação: Luto, cinzas, humilhação.
·         Simbolismo: Pesar pela morte de Cristo, pesar pelos pecados.
·         Uso:          - Sexta-feira Santa;
-          Alternativa para Quarta-feira de Cinza.

Azul

·         Significação: Esperança.
·         Simbolismo: Céu e esperança cristã.
·         Uso: - Advento (cor preferencial para este período).

Dourado

·         Significação: Coroação.
·         Simbolismo: Coroação de Cristo, vitória de Cristo sobre os poderes do mal e da morte.
·         Uso: - Alternativa para o dia de Páscoa.

Escarlate

·         Significação: Sangue.
·         Simbolismo: Sangue de Cristo (antigamente associado à Paixão de Cristo).
·         Uso: - Alternativa para a Semana Santa.
PROPÓSITO DAS CORES LITÚRGICAS

“Ensinar-nos pelos olhos”

O ALTAR E SEUS ORNAMENTOS
Altar
·         Centro do culto da igreja;
·         No AT prescrito por Deus (Êx 27.1-8; 30.1-10);
·         No NT usado pelos cristãos especialmente para a celebração da Santa Ceia.

Simbolismo do Altar
·         Presença de Deus na sua Igreja.



Significado do Altar
·         Sacrifício de Cristo pela redenção do mundo;
 dos cristãos em agradecimento pelas bênçãos recebidas
·         Mesa para Santa Ceia.

O Crucifixo do Altar
É o ornamento mais importante do altar:
·         Enfatiza a humanação de Cristo e seu sacrifício perdoador;
·         Enfatiza a presença real de Cristo na Santa Ceia (As velas não deveriam ser mais altas que o crucifixo)

As velas do Altar
Duas velas são colocadas na parte posterior do Altar de ambos os lados do crucifixo.

Simbolismo:
·         Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem é a luz do mundo;
·         Cristo sacrificou-se por nós (a vela consome-se para dar luz);
·         Nós devemos sacrificar-nos em servir a Deus e aos homens.

Atril ou Estante do Missal
·         Pequeno apoio para o livro da liturgia, ou para a Bíblia.

Os paramentos
·         Altar, púlpito e ambão são revestidos com paramentos conforme as cores do Ano da Igreja;
·         Com os paramentos somos “ensinados pelos olhos” – lembrando-nos do espírito da época ou do dia em questão.


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