quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Black Friday, Ação de Graças e Advento

      Mais um mês está caminhando para o seu final. E, quando desaceleramos nossas rotinas, percebemos que é mais um ano que está indo para o seu fim. O final do mês de novembro tem a peculiaridade de misturar diferentes sensações. Ao mesmo tempo em que somos bombardeados pelas promoções e apelos consumistas em ritmo de Black Friday, também somos convidados a ter um momento de paz e reflexão com o Dia de Ação de Graças. Enquanto continuamos nas correrias contra o relógio, o calendário e as tarefas, vamos percebendo que as ruas, vitrines e casas começam a receber enfeites de Advento e Natal. De novo! Mais uma vez!
      Permitam-me misturar ainda mais estas datas e sensações. Podemos fazer uma bela mistura de Black Friday, Dia de Ação de Graças e tempo de Advento. A Black Friday, ou “sexta-feira escura”, carrega consigo a ideia de grandes descontos e bons negócios. Porém é possível voltar para uma determinada sexta-feira escura, aliás, a mais escura e sombria de toda a história: a Sexta-Feira Santa. Foi naquela Black Friday que o sangue de Deus escorreu na cruz, sangue inocente derramado para o perdão dos pecadores. Em vez de descontos, aquela sexta-feira escura e sombria garantiu a quitação de toda a dívida, como diz a Palavra do Senhor:
“Ele acabou com essa conta, pregando-a na cruz” (Colossenses 2.14).
      Está consumado, está pago – gritou o salvador em sua cruz.

      A Palavra de Deus também dá a certeza de que “Deus ressuscitou Jesus, e todos nós somos testemunhas disto” (Atos 2.32). Jesus vive! Nosso Deus é Deus vivo, ressuscitado, presente, cuidador. O Dia de Ação de Graças nos faz louvar pela Black Friday da salvação, pela morte e ressurreição de Jesus. Demos graças ao Senhor pela sua mão presente em nossos dias, inclusive nos dias mais sombrios e escuros. Louvemos porque ele resgatou nossas histórias, nossos dias, nossa eternidade.
      E, por fim, marcados pela Black Friday da cruz e pelo Dia de Ação de Graças, podemos preparar um belo tempo de Advento para nossas famílias. Sim, mesmo que no coração ainda pesem preocupações, enfermidades, lutos e sofrimentos diversos. Afinal, os enfeites de Advento são uma doce lembrança para os olhos e o coração de que Deus veio a nós, em Jesus, para nos redimir e garantir a vida que nunca termina.
      Então fica a dica: Black Friday, Dia de Ação de Graças e o tempo de Advento. Eis aí uma bela mistura que pode nos apontar para a misericórdia de Deus. Desfrute de tudo o que Jesus conquistou por você.

Pastor Bruno A. Krüger Serves
Congregação Cristo, Candelária-RS
Igreja Evangélica Luterana do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...