sábado, 17 de novembro de 2018

Fim do mundo: Tomem cuidado



No texto de Mc 13.1-13 Jesus começa a dar as dicas sobre coisas que acontecerão antes do fim do mundo.
Jesus e os discípulos estão nas proximidades do Templo. Então, diante da grandiosidade do templo em Jerusalém, os discípulos se admiram, como quem se admira de si mesmo e de sua capacidade de construir grandes coisas.
Jesus parte daí para começar a explicar o que aconteceria antes do fim dos tempos. O texto bíblico, nos dois primeiros versículos diz:
1Quando Jesus estava saindo do pátio do Templo, um discípulo disse:
— Mestre, veja que pedras e edifícios impressionantes!
2Jesus respondeu:
— Você está vendo estes enormes edifícios? Pois aqui não ficará uma pedra em cima da outra; tudo será destruído!

Jesus inicia sua fala sobre a queda de Jerusalém e do fim do mundo prevendo a destruição do templo. E com isso nós lembramos que o que torna digno o templo não é a sua beleza ou aparência, mas a Palavra de Deus ali pregada.
Por mais bonito que seja o templo, se ali não é pregada a Palavra de Deus, aquilo não passa de uma construção humana. Nada mais. E como tal, será destruída algum dia.
É bom lembrar também que o Templo era uma espécie de “embaixada” do céu na terra. O que o torna obsoleto com o nascimento de Jesus, que veio ser nosso templo definitivo.
Em Jesus Cristo, a plenitude da divindade habita corporalmente entre nós. Como lembra Cl 2.9: Pois em Cristo, como ser humano, está presente toda a natureza de Deus.
Não precisamos mais recorrer a um único templo, pois onde a Palavra de Deus é pregada clara e puramente, ali é, de fato, um lugar onde Deus habita.

Depois disso, Jesus e os discípulos seguem para o Monte das Oliveiras. E Jesus continua explicando sobre as coisas do fim.
Este texto também foi registrado por Mateus (24.3-14) e Lucas (21.7-19).
3Jesus estava sentado no monte das Oliveiras, olhando para o Templo, quando Pedro, Tiago, João e André lhe perguntaram em particular:
4— Conte para nós quando é que isso vai acontecer. Que sinal haverá para mostrar quando é que todas essas coisas vão começar?
5Então Jesus começou a ensiná-los. Ele disse:
Tomem cuidado para que ninguém engane vocês. 6Porque muitos vão aparecer fingindo ser eu e dizendo: “Eu sou o Messias!” E enganarão muitas pessoas. 7Não tenham medo quando ouvirem o barulho de batalhas ou notícias de guerras. Tudo isso vai acontecer, mas ainda não será o fim. 8Uma nação vai guerrear contra outra, e um país atacará outro. Em vários lugares haverá tremores de terra e falta de alimentos. Essas coisas serão como as primeiras dores de parto.
9 — Vocês precisam ter cuidado porque serão presos e levados aos tribunais e serão chicoteados nas sinagogas. Por serem meus seguidores, vocês serão levados aos governadores e reis para serem julgados e falarão a eles sobre o evangelho. 10Pois, antes de chegar o fim, o evangelho precisa ser anunciado a todos os povos. 11Quando prenderem e entregarem vocês às autoridades, não fiquem preocupados, antes da hora, com o que irão dizer. Quando chegar o momento, digam o que Deus lhes der para dizer. Porque as palavras que disserem não serão de vocês mesmos, mas virão do Espírito Santo. 12Muitos entregarão os seus próprios irmãos para serem mortos, e os pais entregarão os filhos. E os filhos ficarão contra os pais e os matarão. 13Todos odiarão vocês por serem meus seguidores, mas quem ficar firme até o fim será salvo.

Deste texto quero destacar apenas alguns aspectos hoje:
3. “Pedro, Tiago, João e André” perguntam a Jesus em particular. Os discípulos tinham dúvidas e se não perguntassem, ficariam em dúvida. Você tem dúvidas? Quem não tem? Pergunte: o pastor está aí para isso. A Palavra de Deus (se você a lê) te dará muitas respostas. Cristãos fiéis de nossa igreja também podem te orientar na fé.
Não fique na dúvida. Pergunte. Às vezes a resposta pode não ser a que você quer. Mas é a melhor resposta que você pode ter. Pois é melhor ser bem orientado, do que te passarem a mão na cabeça e te deixarem ir para o Inferno, simplesmente pra não discordar de você.
4. Que sinal haverá para mostrar quando é que todas essas coisas vão começar? Jesus mesmo tinha alertado que muitas vezes as pessoas pedem sinais (milagres) para crer em algo. Neste caso, os discípulos querem aprender a reconhecer quando o tempo se aproximasse. Interessante que Jesus começa dizendo:
5. Tomem cuidado para que ninguém engane vocês. Jesus sabia a quantidade de charlatões que apareceriam se dizendo seus discípulos. Gente fazendo milagre de tudo que é jeito. Revelando tudo que as pessoas querem ouvir... Dizendo ter uma linha direta com Deus e dizendo que falam em nome de Deus. Quanta gente é enganada nos dias de hoje, por pilantras se fazendo passar por pastores, bispos, diáconos e todos os nomes que quiserem chamar. O aviso de Jesus é “Tomem cuidado para que ninguém engane vocês.” Provem pela Bíblia. Provem pela Palavra de Deus. Mas para isso é preciso conhecer a Palavra. Leia. Reflita. Medite. Questione.
A fé não se baseia naquilo que se vê, mas “A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.” (Hb 11.1). A fé é dom (presente) do Espírito Santo em nossa vida e vem pela Pregação da Palavra de Deus. Mas muitos têm usado a Palavra de Deus para enganar... Com sinais externos. Com coisas que só têm valor neste mundo...
Então Jesus fala dos sinais:
6. muitos vão aparecer fingindo ser eu (enganarão muitos)
7. barulho de batalhas ou notícias de guerras.
8. tremores de terra e falta de alimentos.
9. Vocês precisam ter cuidado porque serão presos e levados aos tribunais e serão chicoteados nas sinagogas.
10. antes de chegar o fim, o evangelho precisa ser anunciado a todos os povos.

Destes sinais, que são constantes na história da humanidade, o único ainda não cumprido é o Evangelho pregado a todos. Notem que não é preciso que todos creiam. É preciso que o Evangelho seja anunciado.
Vejam o que Jesus disse quando enviou seus 72 discípulos: “10Porém, quando entrarem numa cidade e não forem bem-recebidos, vão pelas ruas, dizendo: 11“Até a poeira desta cidade que grudou nos nossos pés nós sacudimos contra vocês! Mas lembrem disto: o Reino de Deus chegou até vocês.” (Lc 10.10-11)

Quero apenas relembrar: “Tomem cuidado para que ninguém engane vocês.” (5).
Muitas são as promessas de tudo. Mas poucas igrejas têm falado em Jesus e na salvação eterna. Fujam de tudo que não aponta para a Salvação em Jesus Cristo.
Coisas deste mundo... Todas elas passarão. A fé em Jesus vai conosco até o Céu. Ele é o único caminho. Ele vem a nós em sua Palavra, na Santa Ceia, no Batismo.
O mundo vai acabar sim. Acredite você ou não. Vai acabar.
E nesse dia, aqueles que ainda estiverem vivos, se juntarão com todos que já tiverem partido, para juntos, por toda a eternidade, estarmos com Deus no céu.
Independente dos sinais que vejamos ou não...
Independente de tudo que possamos ver neste mundo...
O importante é, pela fé, estar com Jesus Cristo no nosso último dia.
Que o Senhor nos abençoe.
Creia em Cristo. Amém.

20181117CF-NV
JarbasHOFFIMANN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...