segunda-feira, 5 de novembro de 2018

É hoje o dia...

      Duvido que você não tenha lido cantando o título desta postagem. Se não o fez, certamente é porque não conhece a música do Samba Enredo da União da Ilha do Governador, do Rio de Janeiro, de 1982. Fez tanto sucesso que foi lançada novamente em 1997. Foi gravada também por diversos sambistas de renome.
      Este samba nos lembra que "é hoje"...
      Existem dois dias nos quais você (e nem eu) não pode fazer nada. Um desses dias "é ontem" (deveria ser: "foi ontem"... Pretérito perfeito. Já passou. Não volta mais... Nem se o Flash viajar no tempo ou o Superman do Christopher Reeve (veja aqui a clássica cena, do filme de 1978) quiser salvar a namorada.
      O outro dia em que você (e nem eu) não pode fazer nada "é amanhã" (deveria ser: "será amanhã"). Pois o amanhã, quado chega, vira hoje... E é exatamente isto que nos interessa, não somente hoje, mas agora.
      Quanta coisa você prometeu fazer "a partir de amanhã"? Quase sempre fica para depois de amanhã. Aliás, até na forma de prometer a gente erra, pois costuma dizer: "amanhã eu vou começar uma dieta"... "amanhã eu vou começar a ler a Bíblia"... "amanhã vou dar mais atenção à minha família"... Se é amanhã, seria "eu irei". Se é "eu vou", é agora, ou pelo menos hoje.
      Daí, quando esse "amanhã" vira hoje as possibilidades de desistir são inúmeras. E conto uma experiência pessoal:
Ontem eu decidi: "amanhã vou andar de bicicleta e retomar meus exercícios". Além de me dar condicionamento físico, disposição para o trabalho, ainda me possibilita até trabalhar pedalando. Pois boa parte do meu trabalho é estudar e refletir sobre o estudado. Meditar sobre temas bíblicos e por aí vai. Isso não precisa ser feito dentro de um escritório. Bem, pelo menos a parte de meditar e refletir pode ser feita em caminhadas, observando o mundo ao nosso redor (até para contextualizar os estudos)...
E não é que hoje de manhã estava chovendo!!! Exatamente neste primeiro dia útil de horário de verão, quando seu corpo já quer naturalmente ficar na cama. Muitos "crentes" (eu também sou crente, uma vez que creio em Jesus Cristo, meu Salvador), costumam dizer: "eu tinha decidido 'ontem' que 'hoje' iria (o tempo verbal já mudou pra futuro do pretérito... E quando muda para este tempo verbal, normalmente vem uma desculpa) começar a pedalar, MAS o "inimigo" não deixa... Como assim? O diabo tá fazendo chover agora? Não. Não está. Sabendo disso, concluí: é hoje, ou minha preguiça vai vencer de novo. E fui. Voltei e decidi que também deveria escrever o artigo que pensei enquanto pedalava. Este que você está lendo.
      Quantas vezes você passou por experiências parecidas com esta? Quantas vezes, no final do ano, você prometeu de tudo...
      Mas não dá pra começar uma dieta entre o Natal e Ano Novo. Muito menos nas férias que se seguem e ainda menos nas festividades por causa do Carnaval, onde a "festa da carne" faz com que comamos e bebamos em excesso. Aliás, Carnaval é a festa dos excessos que muitos buscam amenizar jogando cinzas na cabeça na quarta-feira... Mas já pagando a próxima viagem de Carnaval...
      Permita-me incluir a Oração da Serenidade e o "Só por hoje", clássico auxílio para os que lidam com dependência de álcool e de drogas em geral:
SÓ POR HOJE - procurarei viver apenas o dia que passa, sem tentar resolver ao mesmo tempo todos os problemas da minha vida. Durante 24 horas apenas, poderei fazer alguma coisa que me encheria de pavor se eu pensasse que tinha de a fazer pelo resto da minha vida. 
SÓ POR HOJE - sentir-me-ei feliz. Farei verdadeira aquela frase de Abraham Lincoln: - "A maior parte das pessoas é tão feliz quanto resolve ser". 
SÓ POR HOJE - procurarei fortalecer a minha inteligência. Aprenderei alguma coisa de útil. Vou ler alguma coisa que exija esforço, pensamento e concentração. 
SÓ POR HOJE - procurarei adaptar-me aos fatos, em vez de procurar adaptar tudo o que existe aos meus próprios desejos. 
SÓ POR HOJE - exercitarei a minha alma de três maneiras: 1.Procurarei fazer um benefício a alguém, sem o contar a quem quer que seja. 2. Farei, pelo menos, duas coisas que hoje não me apetece fazer, só por exercício. 3. E se alguma coisa me magoar, não o revelarei a ninguém.
SÓ POR HOJE - procurarei mostrar melhor aparência: vestir-me-ei bem, falarei baixo, agirei delicadamente, não farei críticas e não tentarei corrigir, nem dar ordens a ninguém a não ser a mim mesmo. 
SÓ POR HOJE - estabelecerei um programa de ação. É possível que não o siga à risca, mas tentarei. Vou evitar duas pragas: a pressa e a indecisão. 
SÓ POR HOJE - dedicarei uma meia hora a mim mesmo para meditação e repouso. Durante essa meia hora vou procurar ter uma melhor perspectiva da minha vida. 
SÓ POR HOJE - não terei medo. Especialmente, não hei-de ter medo de apreciar a beleza e de acreditar que aquilo que eu der ao mundo, o mundo me devolverá.

      Além deste texto fantástico, há ainda a Oração da Serenidade. Veja:
Concedei-nos Senhor a SERENIDADE necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar. CORAGEM para modificar aquelas que podemos. SABEDORIA para distinguir umas das outras.
      Então, começando com Serenidade, faça HOJE o que você pretendia começar amanhã. Comece especialmente a ter uma relação mais íntima e continuada com Deus. Para isso, leia a Bíblia, ore, vá à Igreja.
      Se já tá tarde para o "projeto verão 2019", comece agora o "projeto verão 2020", que já vai te dar alegrias em 2019. Pode ter certeza. E nunca é tarde para a "intimidade" com Deus. Pra chamar de Pai. Aliás, tem um dia que é muito tarde para isso: ontem. E em algum momento sua vida já terá passado e se Jesus tiver ficado para ontem, ou esperado para amanhã, bem... Não deu tempo.
      Então leia a Bíblia: veja aqui planos de leitura. Estes aqui são bem legais também: link. Escolha o seu. Há vários. Até aqueles para ler toda a Bíblia em um ano. Mas não tenha pressa de terminar. Ela, a Palavra de Deus, quer ter estado em seu ontem, orientando seu hoje, para te levar ao amanhã da Vida Eterna. E quando este amanhã se tornar hoje, Jesus te receberá de braços abertos.

Rev. Jarbas Hoffimann

Congregação Castelo Forte
Nova Venécia, ES
Igreja Evangélica Luterana do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...