quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Concílio no Espírito Santo - 6



O Tema e o Método da Teologia


1.      O Tema da Teologia (a justificação)
a.       A definição do objeto da teologia de Lutero é: O ser humano pecador e o Deus justificador. Nela os adjetivos pecador e justificador são decisivos, essenciais, determinantes. O ser humano é o acusado que é inocentado por Deus, que o acusa e justifica. Baseado na doutrina da justificação, Lutero formula as demais. E todas as questões, em conexão com este tema, passam a ser teológicas (Sl 51).
b.      O exemplo da roda da bicicleta. A doutrina da justificação está no centro. Dela advém as demais doutrinas.
2.      A Vita Passiva (a fé – o meio)
a.       Biel questiona “se a teologia seria prática ou teórica”. Lutero responde expondo o que é fundamental para seu conceito de teologia e a compreensão da fé. Rompe com o sistema aristotélico de diferenciar teoria e praxiscontemplatio e actio, e rejeita estas “para que não sejamos seduzidos pela vita activa com suas obras nem pela vita contemplativa com suas especulações”.
b.      A alternativa de Lutero é a vita passiva. Decisivo para esta é o fato de estar vinculada não à experiência que faço, mas à que sofro.
c.       Como obras humanas nada contribuem para a justiça do cristão, a fé é totalmente obra divina (Jo 1.3), pois o ser humano não a pode produzir, mas só receber/sofrer a ação de um outro: Deus, em Cristo e pelo Espírito Santo.
d.      A fé é obra divina em nós, que nos transforma e gera de novo a partir de Deus, que afoga o velho homem; ele faz de nós pessoas bem diferentes de coração, ânimo, senso e todas as forças (Dinâmica Lei e Evangelho – Dt 6.5)
e.       A justiça (passiva) da fé, porém acontece no momento em que são radicalmente destruídos o pensamento de auto-justificação, assim como a atividade justificadora, a moral, juntamente com a almejada unidade de ambos. A fé não é ciência nem atividade, nem metafísica, tampouco moral, nem vita activa, tampouco vita contemplativa, mas vita passiva.
3.      A Sabedoria da Experiência (sapientia experimentalis – o método).
a.       Para Lutero a teologia é antes sabedoria do que ciência; mas pondera a relação desta com o mundo vivencial; por isso, é sabedoria da experiência. Nisso difere de Aristóteles, que faz da teologia a suprema ciência puramente racional e sem qualquer aspecto histórico e empírico (experiência de vida) .
b.      A teologia tem temporalidade; é ciência da história e da experiência. Lutero diz: “A teologia é uma sabedoria infinita, porque nunca se poderá acabar de aprendê-la”.
c.       A teologia é uma arte que se aprende apenas da experiência que se adquire ao longo da vida.
d.      Por meio de exagero, Lutero declara que um teólogo não é formado pela compreensão, leitura e especulação, mas pelo viver, ou melhor, o morrer e ser condenado.
                                                                     i.      “Não aprendi a minha teologia toda de uma só vez, mas tive que buscá-la sempre de novo, indo cada vez mais fundo. Quem fez isso para mim foram as minhas tentações, pois ninguém consegue entender as Escrituras sem prática e tentações. Isto é o que falta aos entusiastas e às seitas. Eles não têm o crítico certo, o diabo, que é o melhor professor de teologia. Se não tivermos esse tipo de diabo, seremos apenas teólogos especulativos, que só ficam perambulando em seus próprios pensamentos e especulando com a própria razão se as coisas devem ser assim ou assado”.
                                                                   ii.      “Não devemos medir, julgar, entender nem interpretar a Sagrada Escritura segundo a nossa razão, mas refletir sobre ela diligentemente e buscá-la com a oração. Desse modo, as tentações e Satanás são também uma das causas porque aprendemos a entendê-la um pouco e de certo modo através da prática e da experiência; de outro modo e sem isso jamais se chega a entender algo dela, mesmo que a ouçamos e leiamos. Neste ponto o Espírito Santo deve ser o único mestre e preceptor a nos ensinar, e o discípulo ou aluno não se envergonhe de aprender desse preceptor. E mesmo que eu venha a cair em tentação, imediatamente lanço mão de um texto ou dito da Bíblia que me apresenta Jesus Cristo como aquele que morreu por mim, o que então me proporciona consolo” (Lutero).
e.       Lutero, portanto, não propõe um currículo, nem método acadêmico de estudo da teologia, ou de meditação. Mas “um modo correto de estudo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...