a. Isto implica em que se
concentre exclusivamente na palavra; a fale e repita; a leia e releia; a
compare com outros textos; a rumine para digeri-la; a esfregue qual erva
aromática ou terapêutica para obter seus resultados.
b. [...] se concentra nela, física, mental e emocionalmente
para que a mesma chegue a seu coração, interior, o cerne da sua existência. Ali
ele recebe o que Deus diz a ele e lhe dá em sua palavra. (Kleinig).
c. Implica também que a vida devocional pessoal depende do
envolvimento no culto público. Ela não é atividade mental, interna, mas, como o
culto, uma encenação ritual externa e nele inspirada (Kleinig).
d. Graff diz que meditação
em nossos tempos não é palavra fácil de lidar. Ela chega ao mercado como oferta
de solução [...] de problemas. Embora ainda tenha uma aura religiosa, a
meditação[...] não é mais considerada somente uma atividade religiosa.
e. Lembra ainda o alto
valor dado por Lutero à meditação na palavra de Deus. No Prefácio ele diz preferir
que todos os seus escritos permanecessem na obscuridade; e estar consciente do
exemplo que dá ao publicá-los, por poderem vir a tomar tempo que se deveria
dedicar à palavra de Deus. Mas o faz para que apontem para ela.
f.
E
afirma que nenhum escrito pode guiar a meditação tão bem como a Escritura, isto
é, como o próprio Deus o faz. Assim, como teólogos, devemos sentar-nos diante
dos pés dos profetas e apóstolos e ouvir o que eles têm a nos dizer. E não são
eles que devam nos ouvir.
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