domingo, 8 de janeiro de 2012

Sermão 06/01/2012–Epifania

Texto Base: Mt 2.1-12

Salmo do Dia: Salmo 72.1-11(12-15)
Antigo Testamento: Isaías 60.1-6
Epístola: Efésios 3.1-12
Evangelho do Dia: Mateus 2.1-12

Siga firme a Estrela

Queridos irmãos em Jesus Cristo.
Hoje comemoramos a Epifania.
Na Epifania comemoramos a visita dos Magos a Jesus Cristo. E mais do que lembrar que alguns estranhos foram visitar Jesus, é o momento de lembrar que Jesus Cristo veio ao mundo para salvar todas as pessoas. Você, eu, nosso vizinho, aquele cara chato que vive nos incomodando. Enfim, Cristo para Todos.
A visita dos Magos representa a manifestação de Jesus a todas as pessoas. É este o sentido de Epifania, data comemorada pelos cristãos a cada 6 de janeiro.
Aliás, nós moramos na América Latina e desconhecemos a importância deste dia em grande parte do continente. Dia 6 de janeiro, Epifania, ou dia de Reis, em boa parte dos países latinos é o dia de trocar presentes. E não o Natal, pois foi na visita dos Magos, que Jesus recebeu presentes. Os magos foram visitá-lo e, com os presentes, reconhecendo sua autoridade, seu poder e o cumprimento da promessa feita na Sagrada Escritura.
Infelizmente, muitos judeus, o povo de Jesus, não o receberam quando ele veio. Mas seria um equívoco dizer que todos os judeus rejeitaram Jesus, pois outros judeus foram ver Jesus, ainda menino. Temos registrada a visita dos pastores. O canto de Simeão e de Ana, entre tantos que creram na promessa realizada.
Porém os primeiros não judeus a prestar culto a Jesus foram os Magos. Mas eles não foram os únicos, nem os últimos.
A fé em Jesus Cristo, que causava escândalo a tantos judeus, também alcançou muitos fora do “povo escolhido”. Alcançou a você e a mim, que hoje estamos nesta casa de Deus. E que não somos judeus.
Na história de Jesus, nós seríamos mais parecidos com os judeus que o rejeitaram, ou os magos que o buscaram? Onde você se encaixa?
Os magos leram a história. Certamente conheciam as Sagradas Escrituras e a promessa do Messias. Confiaram na promessa a ponto de se deslocarem de sua terra atrás de uma promessa. É a mesma promessa que faz os cristãos saírem da sua casa para ir à igreja. A promessa de que Jesus salvará os que lhe são fiéis.
Quando não sabiam mais aonde ir, perguntaram, segundo a promessa da Bíblia: “onde está o menino que nasceu para ser o rei dos judeus?”
A fofoca chegou a Herodes. Ele não queria outros para ameaçar sua majestade, mas não podia arrumar encrenca com pessoas importantes, por isso, se fez de humilde pra saber onde estaria Jesus e armava planos pra matar seu futuro concorrente.
Quando perguntou aos sacerdotes, onde deveria Nascer Jesus, ouviu deles: “Você, Belém, da terra de Judá, de modo nenhum é a menor entre as principais cidades de Judá, pois de você sairá o líder que guiará o meu povo de Israel.”
Isto preocupou ainda mais Herodes que chamou os magos e quis garantir que, se tal rei tivesse, de fato, nascido, eles informariam. E ele poderia seguir com seu plano de matança.
Os magos foram e acharam Jesus. Ainda confiantes na promessa do Messias, ofereceram os presentes: ouro, incenso e mirra.
Diz a tradição que seus nomes eram: Belchior, Gaspar e Baltazar, mas é apenas uma tradição. Também não se tem certeza se eram de fato 3, mas isso nem é importante. O importante é que foram, crendo na promessa, seguindo a estrela e acharam o menino Rei ainda bem pequeno. Depois de verem a promessa cumprida, partiram alegres.
Deus não deixou que eles voltassem pra falar com Herodes.
Talvez o mais interessante na história dos Magos foi o fato de eles se deslocaram por longo caminho, cerca de 1000 quilômetros, sem avião, ou mesmo um ônibus, atrás de uma promessa. Seguindo uma estrela que os levou a Jesus Cristo. Eles tiveram fé, enquanto os judeus sábios, sequer se lembraram da estrela prometida...
E você segue a fé que tem em seu coração? Ou já está tão acostumado a ser cristão-luterano, que nem lembra que você está nesta igreja hoje, porque acredita na vida eterna?
O maior exemplo dos magos é a confiança na promessa. E quanto a você?
Deus te chamou para ser fiel a Jesus em todos os momentos. Bons e ruins. Fáceis e difíceis.
Deus te chamou da escuridão e te deu a luz de Cristo.
Te lavou pelo Santo Batismo e te tornou herdeiro da vida eterna.
O Pai te deu fé. Além disto, ele quer você sempre junto, para manter a fé, por meio de Palavra e Sacramentos. Ele te chama para estar na sua Casa, onde você é fortalecido e confortado. Onde Deus te mostra, que apesar dos problemas, ele está com você todos os dias. Como prometeu, por meio de seu Filho Jesus Cristo.
Quando o caminho parecer confuso, faça como os magos, siga firme as promessas de Jesus Cristo. Siga até o fim. Na Dúvida, pergunte à Palavra de Deus, por meio de estudo continuado da Bíblia.
Das dúvidas e tristezas, Jesus eliminará os sofrimentos e encherá seu coração da alegria verdadeira. Aquela alegria que espera sempre em Deus. Aquela alegria de quem sabe que confia no único Deus verdadeiro. Aquele que promete e cumpre. Aquele que dá perdão, vida eterna e Salvação.
Creia no Senhor Jesus e você será salvo. Amém.

E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Amém. (Fp 4.7)
Rev. Jarbas Hoffimann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...